As imagens retratam duas fases do Período Republicano Brasileiro - a República Militar (1964 a 1985), na qual foi instituído um regime autoritário e de repressão à participação política - e a Nova República (1985 até dias atuais), na qual o direito de participação política foi ampliado para todos os cidadãos.
A) Examine as imagens e identifique situações de livre participação política e de repressão à participação política. Registre suas conclusões.
B) Justifique suas respostas.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto.
Ciência da Natureza e Meio Ambiente
Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45
Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor.
As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais.
“É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...]
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especies-
podem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Física | F. Circuitos Elétricos
Um estudante, precisando instalar um computador, um monitor e uma lâmpada em seu quarto, verificou que precisaria fazer a instalação de duas tomadas e um interruptor na rede elétrica. Decidiu esboçar com antecedência o esquema elétrico.
O circuito deve ser tal que as tomadas e a lâmpada devem estar submetidas à tensão nominal da rede elétrica e a lâmpada deve poder ser ligada ou desligada por um interruptor sem afetar os outros dispositivos - pensou.
Símbolos adotados:
Qual dos circuitos esboçados atende às exigências?
- Biologia | 07. Taxonomia
(UFRGS) A árvore filogenética abaixo foi construída a partir das informações contidas na tabela que a sucede.
Com base nos dados apresentados, é correto afirmar que os números I, II e III, na figura, correspondem, respectivamente, a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Estados Unidos e Canadá são vizinhos e possuem inúmeras semelhanças. Uma delas é a facilidade com que se encontra, em ambos os países, placas bilíngues, como as que estão logo abaixo:
No entanto, há uma diferença entre as motivações que fazem com que existam placas bilíngues nos dois países. Escolha a alternativa que melhor expressa essa diferença.
- Matemática | 1.03 Frações
O Pantanal é um dos mais valiosos patrimônios naturais do Brasil. É a maior área úmida continental do planeta — com aproximadamente 210 mil km2, sendo 140 mil km2 em território brasileiro, cobrindo parte dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. As chuvas fortes são comuns nessa região. O equilíbrio desse ecossistema depende, basicamente, do fluxo de entrada e saída de enchentes. As cheias chegam a cobrir até 2/3 da área pantaneira.
Disponível em: http://www.wwf.org.br. Acesso em: 23 abr. 2010 (adaptado).
Durante o período chuvoso, a área alagada pelas enchentes pode chegar a um valor aproximado de: