Tendo em vista os conflitos entre D. Pedro e os membros da Assembleia Constituinte, avalie a atitude de D. Pedro I ao fechar a Assembleia Constituinte e outorgar a nova Constituição.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS) A partir da publicação de “A Origem das Espécies”, Darwin transformou a forma como a Biologia e a própria Ciência eram compreendidas pela humanidade. Os dois conceitos desenvolvidos por Darwin ao longo do seu estudo sobre evolução, que hoje são considerados como a grande contribuição do darwinismo ao conhecimento científico, são:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Naturalmente, a força não se constitui no meio único do Estado – ninguém jamais o afirmaria –, porém a força constitui-se num elemento específico do Estado. [...] Tal como as instituições políticas que o precederam historicamente, o Estado é uma relação de homens que dominam seus iguais, mantida pela violência legítima (isto é, considerada legítima). Para que o Estado exista, os dominados devem obedecer à suposta autoridade dos poderes dominantes.
WEBER, M. A política como vocação. Brasília: UnB, 2003.
Para Max Weber, as relações de poder consideradas legítimas são estabelecidas por meio de um(a)
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
De acordo com o sociólogo Bourdieu, as relações sociais contemporâneas são entremeadas pela dominação masculina e pela submissão feminina, decorrente de uma violência masculina, às vezes imperceptível. A violência dos homens sobre as mulheres pode se dar tanto de forma objetiva, física, quanto simbólica, subjetiva, consciente ou inconscientemente. A violência simbólica se exerce, sobretudo, através das palavras e pode contar, inclusive, com a cumplicidade inconsciente das mulheres. Ela se funda na fabricação contínua de crenças, que fazem com que o indivíduo se posicione no espaço social segundo critérios e padrões do discurso dominante.
COELHO, M. T. Á. D. A dominação masculina: o poder do desejo do Outro. Cogito, Salvador, vol. 11, out. 2010.
Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org. Acesso em: 21 jul. 2020.
O sociólogo Pierre Bourdieu descreveu a estrutura social como um sistema hierarquizado de poder e privilégio. Desta forma, para ele, a violência simbólica é um(a)
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Considerando-se características anatomofisiológicas da reprodução em angiospermas, plantas dominantes no planeta, é correto afirmar:
(__) O tubo polínico é a estrutura reprodutiva onde ocorre a fusão da oosfera com o gameta masculino.
(__) A autopolinização é um mecanismo que garante a reprodução e consequente variabilidade no grupo.
(__) A dupla fecundação origina o embrião e o endosperma triploide relacionado à nutrição do embrião.
(__) O fruto constitui a novidade evolutiva fundamental à dispersão das sementes.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UFSJ) Os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos surgiram no planeta no mesmo período, no Siluriano (438 a 408 milhões de anos atrás), tendo ambos sido derivados de um mesmo grupo, os placodermes. Os peixes ósseos que teriam surgido na água doce trocavam os gases provavelmente pelas brânquias e também por uma bolsa ligada à faringe, o pulmão. No período Devoniano (400 milhões de anos atrás), os peixes ósseos já tinham se diversificado em duas linhagens: os actinopterígios e os sarcopterígios. Os peixes actinopterígios são os peixes mais comuns e apresentam as nadadeiras raiadas. Nesse grupo, a bolsa ligada à faringe foi modificada em bexiga natatória, auxiliando a flutuação dos animais. Da linhagem dos sarcopterígios, peixes com as nadadeiras carnosas, é que possivelmente surgiu a linhagem dos tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Dentre os sarcopterígios atuais, os dipnoicos ou peixes pulmonados, como a piramboia, utilizam o pulmão para auxiliar no processo de troca gasosa.
Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA em relação aos processos evolutivos dos peixes.