Descreva uma contribuição territorial garantida pelo Tratado de Tordesilhas às Coroas Portuguesa e Espanhola.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Texto base: Durante o período regencial (1831-1840), o Brasil foi governado por sete regentes que procuraram manter a unidade do país ao mesmo tempo em que diversas rebeliões ocorriam em vários pontos do nosso território. Tais conflitos, conduzidos por homens de várias etnias e condições sociais, expunham a opressão que a sociedade brasileira sofria na época e incentivaram a formulação de ideias e práticas políticas fundamentais para a consolidação da nação independente. Disponível em: <http://gustavobourscheid.blogspot.com.br/2013/04/rebelioes-regenciais.html>. Acesso em: 22 abr. 2015. Uma das principais revoltas do período regencial foi a Balaiada, ocorrida em 1938 no Maranhão. A região encontrava-se, nesse momento, econômica e socialmente instável. A produção algodoeira, principal atividade econômica da região, declinou consideravelmente, deixando os trabalhadores e donos de terras De acordo com os textos, essa revolta
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas: - Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
(Ueg) Para alguns sociólogos e filósofos, a cultura possuiria um valor intrínseco e poderia nos ajudar não apenas na fruição de nossa sensibilidade, mas nos levar a uma nova compreensão da realidade e de nosso ser e estar no mundo. Com a indústria cultural, verifica-se que a cultura
- Geografia | 5.1 População
(UEL) Leia o texto e analise os gráficos, a seguir, que representam as pirâmides etárias da população (em %) de países subdesenvolvidos e desenvolvidos, em 2000.
A estrutura etária da população tem reflexos importantes na economia de um país. A população economicamente ativa (PEA), ou seja, aquela que trabalha e produz riquezas, é composta, em sua maioria, de adultos (de 20 a 59 anos de idade). É essa população que, por meio do recolhimento de impostos, ajuda o Estado a sustentar a economia nacional. Uma defasagem muito grande no número de ativos em relação aos inativos desequilibra essa equação.
Com base no texto, nos gráficos e nos conhecimentos sobre estrutura etária da população, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A pirâmide etária dos países subdesenvolvidos apresenta uma base larga e um topo estreito, em virtude da baixa expectativa de vida da população.
( ) O estudo sobre pirâmides etárias possibilita compreender, entre outros fatores, a dinâmica populacional e econômica de um país e sua história recente.
( ) O aumento da expectativa de vida da população, acompanhado da queda das taxas de natalidade e mortalidade, provoca mudanças na pirâmide etária.
( ) O aumento da população economicamente ativa em relação aos inativos desequilibra a produção de riquezas e diminui o recolhimento de impostos.
( ) Nos países subdesenvolvidos, a combinação entre baixa natalidade e alta expectativa de vida tem levado ao progressivo envelhecimento da população e à recessão econômica.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Desde o período monárquico do Brasil, existe uma Constituição em nosso país.
a) Explique o que é a Constituição de um país.
b) Dê dois exemplos de aspectos da vida do país que são definidos por ela.