A década de 1920 foi um período importante de transição na história política do Brasil Republicano, sendo caracterizada
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UNIG)
As pilhas, nos dias atuais, têm mais aplicação devido aos avanços tecnológicos que estão em diversos aparelhos que são utilizados pela população, como os telefones celulares que se adequaram às baterias de lítio, mas que já usaram, pelo menos, três tipos de baterias, como as de níquel, de cádmio, de níquel-hidreto e de íon-lítio. Os automóveis usam baterias chumbo-ácidas e os ponteiros a laser dos conferencistas usam pilhas feitas de óxido de mercúrio ou de prata. Recentemente, foram desenvolvidas as pilhas de zinco e oxigênio do ar, usadas nos pequenos aparelhos de surdez com a finalidade de minimizar as agressões ambientais. Para confeccionar essas pilhas, partículas de zinco metálico são misturadas a um eletrólito solução de hidróxido de potássio e reagem com o O2, transformando energia química em energia elétrica.
Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre Eletroquímica, é correto afirmar:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Ao mesmo tempo, graças às amplas possibilidades que tive de observar a classe média, vossa adversária, rapidamente concluí que vós tendes razão, inteira razão, em não esperar dela qualquer ajuda. Seus interesses são diametralmente opostos aos vossos, mesmo que ela procure incessantemente afirmar o contrário e vos queira persuadir que sente a maior simpatia por vossa sorte. Mas seus atos desmentem suas palavras.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2010.
No texto, o autor apresenta delineamentos éticos que correspondem ao(s)
- História | A. Grécia
Os esparciatas, espartanos “de verdade”, se dedicavam só à vida militar. E todos eram propriedade do Estado: ao nascer, quem tivesse problemas físicos era abandonado. Dos 7 aos 19 anos, era tirado de sua família para se submeter ao “agogê” (criação), brutal treinamento militar. Uma das tarefas diárias era correr 13 Km com a boca cheia de água, sem engoli-la.
Aventuras na História, n. 128, mar. de 2014. VOT2021.
A sociedade espartana tinha um sistema educacional voltado para a guerra. Porém, seu conceito de cidadania era semelhante ao ateniense, pois:
- Geografia | 6.2 Energia
(UNIFOR) Em outubro de 2013, foi realizado o leilão do direito de extração de petróleo no “Campo Libra”, primeira área da chamada zona do Pré-Sal. Sobre o assunto, assinale a alternativa CORRETA.