A reportagem menciona a lei que determina o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas. Explique por que a implantação dessa lei é importante para o convívio social brasileiro.
Procure saber a situação do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas, nos dias de hoje.
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UFJF) Em um campo experimental na Zona da Mata Mineira, uma pastagem foi queimada e abandonada. Com o passar do tempo, pesquisadores observaram a colonização por gramíneas, depois por ervas e arbustos, e finalmente por árvores. É CORRETO afirmar que se trata de uma sucessão ecológica:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UTFPR) Objetos de prata, quando expostos ao meio ambiente, perdem o brilho devido a sua reação com o enxofre, formando uma mancha escura de sulfeto de prata (Ag2S). Essa mancha pode ser removida colocando-se, por alguns minutos, o objeto em uma panela de alumínio contendo água quente e um pouco de detergente. A reação que ocorre é representada pela equação:
3 Ag2S + 2 Al → Al2S3 + 6 Ag
Esta reação é denominada como:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
A experiência do movimento organizado de mulheres no Brasil oferece excelente exemplo de como se pode utilizar a lei em favor da melhoria do status jurídico, da condição social, do avanço no sentido de uma presença mais efetiva no processo de decisão política. Ao longo de quase todo o século XX, com mais intensidade em algumas décadas do que em outras, as mulheres brasileiras conseguiram obter vitórias expressivas. Algumas vezes, abolindo dispositivos legais discriminatórios, outras, conseguindo aprovar novas leis.
TABAK, F. A lei como instrumento de mudança social. In: TABAK, F.; VERUCCI, F. A difícil igualdade: os direitos da mulher como direitos humanos.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
A atuação do movimento social abordado no texto resultou, na década de 1930, em - Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir para responder à questão. Há cerca de 20 anos, era moderno dizer que se tinha “endereço eletrônico” ou trocar essa informação com amigos, namoradas, etc. Isto, hoje, em face do progresso, é coisa superada, em face das inovações tecnológicas que a cada dia nos surpreendem com avanços antes impensáveis. [...] Antes eram os celulares. Quando surgiram, eram um xodó! Hoje, o que menos se usa é o telefone, pois a gama de ofertas tecnológicas (inclusive como máquina de fotografia digital) faz com que as pessoas, a partir de crianças de pouca idade, passem o dia inteiro com ele nas mãos, descobrindo coisas. Tive uma empregada que tinha dois aparelhos, com quatro chips e atendia em média umas 10 ligações por dia. Ela fazia faxina com uma mão e segurava o celular com a outra. O fato é que o celular e a Internet se tornaram hoje um apêndice das pessoas, especialmente dos jovens. É raro quem não os tenha. É indiscutível que os celulares modernos, de última geração, são objetos de utilidade, mas em muitos casos se tornaram motivo de ostentação e estão virando uma paranoia.
Vi, em um consultório médico, enquanto a senhora fazia a ficha com a atendente, que as duas filhas digitavam seus aparelhinhos, buscando aquela “comunicação com o mundo” que o fabricante apregoa. Quatro rapazes estavam na praia, sentados em suas cadeirinhas, com os celulares na mão, fones ao ouvido: davam mais atenção ao que passava na tela do que à paisagem e às meninas que desfilavam pela orla.
É comum ver, em lugares públicos, pessoas conectadas através de celulares, laptops e tablets. Há dificuldades na comunicação com amigos e parentes, mas ela ocorre com os parceiros da web. Os professores têm dificuldade em fazer com que os jovens troquem seus celulares pelo conteúdo das matérias. Há pais que se queixam de que a garotada não abre mão dessa tecnologia nem na hora das refeições. No Brasil, há 2,5 celulares por pessoa. Isso proporciona uma comunicação incrível com o mundo virtual. Disponível em: <http://www.clicrbs.com.br>. Acesso em: 19. out. 2013.
Retire do texto um argumento que sustente a tese do autor.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(BAHIANA) Considerando as características anátomo-fisiológicas do sistema cardiovascular, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O ritmo cardíaco, definido pela taxa e sincronicidade de contração das células do órgão, reflete a ação do nodosinoatrial – marca-passo natural do coração.
( ) As diferentes demandas sistêmicas implicam a exigência de um sistema de vasos que permitem a integração como uma propriedade emergente no organismo.
( ) A sequência completa de bombeamento e preenchimento das câmaras cardíacas permite aferir o volume de sangue que passa pelo coração em um determinado período de tempo.
( ) Em indivíduos saudáveis, a pressão sanguínea na sístole e na diástole se mantém inalterada com valores em mmHg idênticos entre si.
A sequência correta, de cima para baixo, é a: