Explique como o Brasil foi governado após a saída de D. Pedro I do trono, durante a fase denominada Período Regencial.
Questões relacionadas
- Biologia | 10.5 Cordados
Uma característica típica dos bichos-preguiça modernos é sua movimentação extremamente vagarosa. Vivem em florestas tropicais e, diferente de seus ancestrais − as preguiças gigantes que andavam sobre o chão −, passam a maior parte do tempo no alto das árvores, onde se alimentam das folhas, reproduzem-se e ficam protegidos de diversos predadores. Possuem braços muito fortes e dedos com longas garras pelas quais se penduram nos galhos. Em seus pelos, crescem fungos e algas verdes que podem ajudá-los a se camuflar na folhagem das árvores.
A movimentação típica desses animais é uma adaptação evolutiva condicionada por eles
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UFLA) Qual das estruturas a seguir pode secretar óleos essências , taninos, compostos fenólicos ou outras substâncias utilizadas para a defesa da planta?
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(PUCSP) Dado: 1 pm equivale a 10-12
O raio iônico é a grandeza que mede o tamanho dos íons. Conhecer o raio dos íons auxilia na análise da energia reticular dos cristais iônicos, na compreensão da seletividade dos canais iônicos das membranas celulares e na interação dos íons em sítios específicos de enzimas.Considerando os íons Ca2+, Cl-, K+ e Mg2+, a alternativa que melhor associa esses íons aos valores de raios iônicos é - Física | B. Vetorial
(UEFS) Um jogador chutou uma bola que se encontrava parada sobre uma quadra de futebol, com velocidade de módulo 10,0 m/s e direção de 45° em relação à horizontal. Um outro jogador recebeu a bola no instante em que ela tocou a quadra novamente, sem ter sido interceptada.
Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s², sen 45° e cos 45° iguais a 0,7 e desprezando-se a resistência do ar, a distância entre os jogadores, em metros, era, aproximadamente, igual a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho da Constituição Brasileira de 1988:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
TÍTULO I
Dos princípios fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em maio de 2012.
Retire do texto duas determinações que rompem com as práticas autoritárias do período da Ditadura Militar.