Analise a afirmativa abaixo e explique-a:
“A Monarquia não é, necessariamente, autoritária e nem a República, necessariamente, democrática”.
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Match the animals to the noises they make.
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
Você já ouviu essa frase: rolou uma química entre nos! O amor é frequentemente associado a um fenômeno mágico ou espiritual, porem existe a atuação de alguns compostos em nosso corpo, que provocam sensações quando estamos perto da pessoa amada, como coração acelerado e aumento da frequência respiratória. Essas sensações são transmitidas por neurotransmissores, tais como adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina e as serotoninas.
Os neurotransmissores citados possuem em grupo funcional característico da função
- Biologia | 4.2 Citoplasma
Assim como os animais, que produzem formações sólidas de sais minerais conhecidas como cálculos renais, as plantas também podem formar inclusões cristalíferas constituídas por oxalato de cálcio, também conhecidas como drusas, ráfides e monocristais. Identifique dentre as opções abaixo, a estrutura celular vegetal relacionada a essa função.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia
Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da Luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Porém, se acaba o Sol, por que nascia?
Se é tão formosa a Luz, por que não dura?
Como a beleza assim se transfigura?
Como o gosto da pena assim se fia?
Mas no Sol, e na Luz falte a firmeza,
Na formosura não se dê constância,
E na alegria sinta-se tristeza.
Começa o mundo enfim pela ignorância,
E tem qualquer dos bens por natureza
A firmeza somente na inconstância.
MATOS, G. WISNIK, J. M. (Org.). Poemas escolhidos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
O soneto de Gregório de Matos aproxima-se tematicamente da citação:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Conhecemos muitas pessoas em entrevistas.
No último dia 3 de setembro foi comemorado o Dia do Biólogo. Para homenagear este importante profissional, habilitado para trabalhar em diversas áreas, o Conexão Aluno entrevistou o biólogo Mário Luiz Farias Cavalcanti, coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mário Cavalcanti possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente é editor e consultor da Revista de Biologia e Ciências da Terra, além de professor e pesquisador da UFPB. Nesta entrevista, Cavalcanti fala sobre as áreas em que um biólogo pode atuar, quais as mais promissoras, a importância de se preservar o meio ambiente, entre outras coisas. Confira a entrevista:
Conexão Aluno (CA) - Que características a pessoa deve ter para se tornar um bom biólogo?
Mário Cavalcanti – Primeiramente, tem que amar a natureza, sentir-se bem em defender o meio ambiente e fazer a sociedade entender que a espécie humana não é a mais importante do planeta, é simplesmente uma espécie de ser vivo dentre milhares existentes. Temos que nos adaptar ao meio ambiente e não tentar fazê-lo adaptar-se aos nossos caprichos.
CA - Além da sala de aula, em que áreas um biólogo pode atuar?
Mário Cavalcanti - O biólogo é um profissional que está habilitado para trabalhar em diversas áreas do conhecimento. São elas: Análises Clínicas, Biofísica, Biologia Celular, Bioquímica, Botânica, Ciências Morfológicas, Ecologia, Educação, Ética, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Imunologia, Informática, Limnologia, Micologia, Microbiologia, Oceanografia, Paleontologia, Parasitologia, Saúde Pública e Zoologia.
CA - Como está o mercado de trabalho para quem se forma em Ciências Biológicas?
Mário Cavalcanti - O mercado de trabalho é muito promissor, uma vez que diversos temas relacionados à Biologia estão cada vez mais evidentes, como, por exemplo, a biotecnologia e a preocupação com o meio ambiente.
CA - Que mensagem você deixaria para um estudante que esteja planejando se tornar um biólogo?
Mário Cavalcanti - O biólogo antes de tudo tem que amar a profissão, trabalhar sempre com honestidade, objetivando defender a vida e estimular o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.
Disponível em: <http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/>. Acesso em: 02 de janeiro de 2015.
Explicite a função do primeiro parágrafo dessa entrevista em relação a Mário Cavalcanti.