Analise a afirmativa abaixo e explique-a:
“A Monarquia não é, necessariamente, autoritária e nem a República, necessariamente, democrática”.
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Enfermo a 14 de novembro, na segunda-feira o velho Lima voltou ao trabalho, ignorando que no entretempo caíra o regime. Sentou-se e viu que tinham tirado da parede a velha litografia representando D. Pedro de Alcântara. Como na ocasião passasse um contínuo, perguntou-lhe:
— Por que tiraram da parede o retrato de Sua Majestade?
O contínuo respondeu, num tom lentamente desdenhoso:
— Ora, cidadão, que fazia ali a figura do Pedro Banana?
— Pedro Banana! — repetiu raivoso o velho Lima.
E, sentando-se, pensou com tristeza:
— Não dou três anos para que isso seja uma República!
AZEVEDO, A. Vidas alheias. Porto Alegre: s.e, 1901 (adaptado).
A crônica de Artur Azevedo, retratando os dias imediatos à instauração da República no Brasil, refere-se ao(à)
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Toda escritura pode ser considerada um tipo de tecnologia, desde os primitivos monólitos à tela do computador, passando pela tabuinha de cera, o papiro, o pergaminho e muitas outras ferramentas de escritura entre as que se inclui o texto impresso. O suporte material determina o modo como escrevemos e, também, nossa atitude como leitores dessa construção textual. Dizer que a leitura de um livro ou de um jornal impresso parece mais natural do que a leitura via computador talvez seja somente questão de tempo e hábito. A escritura eletrônica não deve ser encarada como um meio antinatural, mas apenas mais uma etapa de um processo evolutivo de tecnologias da escritura. [...]
ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O. Textos construídos na internet: oralidade ou escrita?
Ao discorrer sobre diferentes tecnologias de escrita, a autora demonstra discordar de um pensamento corrente sobre a:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UESB) Analise as afirmativas referentes ao estudo da gravitação universal.
I. A velocidade de translação de um planeta em torno do Sol é variável.
II. As marés oceânicas são causadas pelas atrações gravitacionais do Sol e da Lua.
III. Do periélio ao afélio, o movimento de um planeta é acelerado.
IV. Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são inversamente proporcionais às suas massas.
A alternativa em que todas essas afirmativas estão corretas é a
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
1 - Realize uma pesquisa visual com os alunos sobre imagens de corpos humanos e monte um painel destas imagens. Não deixe intervalo entre as imagens, buscando um resultado parecido com:
Disponível em: <http://oasistalktonight.wordpress.com/tag/concurso/. Acesso em: 20 mar. 2014
2 - Comente com alunos sobre o resultado: como o corpo é visto na atualidade? O que interessa apresentar a respeito dele? O corpo é tratado mais pela aparência ou há preocupação com o que as pessoas têm em essência? Há uma ditadura em relação aos modelos que um corpo deve seguir? Como isso interfere em nossas vidas? De que modo estamos alimentando essa imagem do corpo? De que modo e em que circunstâncias algo diferente emerge do corpo? O corpo sofre? De que modo estamos alimentando o que está dentro do corpo, nossa mente, nosso espírito? Isso reflete de que forma no mundo?
3 - Em seguida, distribua a turma em grupos de 4 alunos e dê a cada grupo uma destas imagens:
KAHLO, Frida. Raízes - 1943. 35 X 50cm. Óleo sobre Metal. Coleção Particular.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60782.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2014.
Vênus de Milo, 130 a.C. Escultura em Mármore. 203 cm altura.
Disponível em: <http://beauarte.no.sapo.pt/escultura.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014.
NOLDE, Emil. Conversa (com sombras).Aquarela sobre papel japonês. 24,5 X 16,8cm
Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=125740>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MATISSE, Henry. Ícarus, 1947. Colage . 41.9 x 26 cm. Metropolitan. Nova York.
Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collections/search-the-collections/337069>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MALFATI, Anita. O homem de sete cores, 1915-16. Carvão e pastel s/ papel. 60,7x45cm. Col. Roberto Pinto de Souza, SP. Disponível em: <http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
2 - De posse das imagens, cada grupo deverá discutir o significado delas. O que estas imagens têm a dizer sobre o corpo? Chame a atenção do grupo de Frida Kahlo para o fato de que é um autorretrato. Como a artista se vê ali? Por quê? Nos demais artistas, o que importava? A representação do corpo simplesmente? Por que aquelas formas, aquelas cores?
3 - Proponha que eles registrem pelo menos cinco percepções diferentes sobre as imagens.
4 - Em seguida, os grupos deverão fazer uma breve pesquisa sobre os autores e as respectivas obras: cada aluno fará, individualmente, a sua pesquisa em casa, trazendo os resultados para a próxima aula.
5 - Na aula seguinte, ajude-os a organizar as informações que serão apresentadas à turma.
6 - Para concluir, proponha que cada grupo realize uma colagem a partir de jornais, na qual estejam representadas suas percepções sobre o artista e a obra, utilizando apenas palavras.
7 - As colagens deverão ser feitas a partir da imagem trabalhada inicialmente, formando, ao seu redor, uma moldura de palavras. Atenção para a composição desta moldura: as palavras deverão preencher o espaço de forma retilínea!
8 - Cada grupo apresentará para turma os resultados de seu trabalho.
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(CFTMG) Os metais têm, geralmente, temperaturas de fusão e vaporização elevadas, o que indica que as forças de coesão entre os átomos são intensas. Essa grande força entre os átomos é explicada por um modelo no qual os elétrons de valência do metal movimentam-se livremente por uma rede formada por íons positivos, mantendo uma distribuição média uniforme.
Barros, Haroldo L. C., Forças Intermoleculares Sólido Soluções, Belo Horizonte, 1993.
A sequência de substâncias formadas por ligações metálicas é