a) Segundo o historiador David Richardson, quais foram os motivos pelos quais os traficantes de escravos escolhiam as crianças para serem transportadas para o Brasil?
b) Por que os navios negreiros eram também chamados de “Tumbeiros”?
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 07. Relação entre os Seres Vivos e o Ambiente
O planeta Terra é dinâmico e passa por constantes mudanças, fenômenos naturais que ocorrem em diferentes escalas de tempo e espaço. Desde a sua formação, há cerca de 4,5 bilhões de anos, diversos eventos moldaram a superfície e a atmosfera do planeta, como a atividade vulcânica, os movimentos tectônicos, as glaciações e as mudanças climáticas. Compreender essas mudanças é fundamental para entendermos a história do nosso planeta e como ações humanas podem afetá-lo.
A biodiversidade é a variedade de formas de vida existentes no planeta, desde as microscópicas até as mais complexas. Essa diversidade é essencial para a manutenção dos ecossistemas e serviços ambientais, como a polinização e a produção de alimentos. No entanto, a ação humana tem afetado negativamente a biodiversidade. Qual é o principal fator de ameaça à biodiversidade atualmente?
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A linha que dança
DEGAS, Edgar.Três estudos de uma dança,é parte da exposição Degas Drawings and Sketchbooks. Disponível em: <http://media.nj.com/entertainment_impact_arts/photo/9070346-large.jpg>.Acesso em: 23 mar. 2015.
Edgar Degas foi um pintor do início do século XX que permaneceu muito pelos bastidores de ensaios e treinos de apresentações de dança. Naquela oportunidade, ele registrou por meio de desenhos, os movimentos de alongamento e passos das bailarinas.
Materiais
- Lápis grafite e borracha
- Papel com gramatura pequena
- Imagens de pinturas e desenhos de Degas disponíveis em: <http://mestres.folha.com.br/pintores/19/>.
e <https://www.youtube.com/watch?v=En4ds6Pc8Us>.Acesso em: 20 abr. 2015.
Procedimentos
1.º Professor, apresente desenhos e pinturas de Degas aos alunos, contextualizando as obras. Os endereços citados cima são da biografia e um vídeo do youtube respectivamente.
2.º Como segunda sugestão de atividade, peça a alguns alunos da sala que posem a fim de que os demais alunos façam um desenho de observação deles, em movimentos que imitam a dança. Se você se preparar previamente, pode até providenciar alguns lenços e saias para que as performances fiquem mais sugestivas.
3.º Solicite que os alunos representem, por meio de desenhos, alguns movimentos e passos de dança. Não é necessário ter exigência de similaridade, o importante é o exercício do olhar sobre a anatomia do corpo e sua mobilidade.
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
Um biólogo mediu a altura de cinco árvores distintas e representou-as em uma mesma malha quadriculada, utilizando escalas diferentes, conforme indicações na figura a seguir.
Qual é a árvore que apresenta a maior altura real?
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série.
MERLO, A. R. C.; LAPIS, N. L. A saúde e os processos de trabalho no capitalismo: reflexões na interface da psicodinâmica do trabalho e da sociologia do trabalho. Psicologia e Sociedade, n. 1, abr. 2007.
De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a
- Matemática | 14.6 Esfera
(FUVEST 2014 1° FASE) Esta foto é do relógio solar localizado no campus do Butantã, da USP. A linha inclinada (tracejada na foto), cuja projeção ao chão pelos raios solares indica a hora, é paralela ao eixo de rotação da Terra.
Sendo μ e ρ respectivamente, a latitude e a longitude do local, medidas em graus, pode-se afirmar, corretamente, que a medida em graus do ângulo que essa linha faz com o plano horizontal é igual a
Nota:
- Entende-se por “plano horizontal”, em um ponto da superfície terrestre, o plano perpendicular à reta que passa por esse ponto e pelo centro da Terra.