Cite duas atividades econômicas que contribuíram para a ocupação do interior do Brasil.
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
Para um gás ideal ou perfeito temos que:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Dario vinha apressado, guarda-chuva no braço esquerdo e, assim que dobrou a esquina, diminuiu o passo até parar, encostando-se à parede de uma casa. Por ela escorregando, sentou-se na calçada, ainda úmida da chuva, e descansou na pedra o cachimbo.
Dois ou três passantes rodearam-no e indagaram se não se sentia bem. Dario abriu a boca, moveu os lábios, não se ouviu resposta. O senhor gordo, de branco, sugeriu que devia sofrer de ataque.
TREVISAN, D. Uma vela para Dario. Cemitério de Elefantes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964 (adaptado).
No texto, um acontecimento é narrado em linguagem literária. Esse mesmo fato, se relatado em versão jornalística, com características de notícia, seria identificado em:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O quadro abaixo apresenta, na primeira coluna, tipos de interações entre populações de uma comunidade; na segunda, exemplos dessas interações; e, na terceira, alguns organismos que ilustram os exemplos.
Assinale a alternativa que substitui adequadamente a sequência de números do quadro.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FUVEST 2011 1° FASE) O olho é o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). É o príncipe das matemáticas; suas disciplinas são intimamente certas; determinou as altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.
Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.
Considere as afirmações abaixo:
I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas.
II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luz vindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima.
III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma-se depois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente.
Está correto o que se afirma em
- Língua Portuguesa - Fundamental | 02. Semântica
Texto base: Leia o texto a seguir. O crime maior não é conservar ainda a condenada Torre de Babel. É andarem retocando-a e enfeitando-a para a última festa. MACHADO, Aníbal M. In: Cadernos de João. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 15.
Enunciado:
A segunda frase do texto se conecta à anterior por uma relação de sentido, que pode ser explicitada, em um período composto, com o uso de uma conjunção. Considerando isso,
- a) Explicite a relação semântica existente entre as frases.
- b) Reescreva o trecho, transformando-o em uma única frase. Para tanto, introduza uma conjunção que deixe clara a relação estabelecida.