Em 1619, o território português na América correspondia apenas a uma faixa de terra no litoral atlântico, conforme mostra o mapa.
Disponível em: http://historianamao.blogspot.com/2010/08/cartografia-capitanias-hereditarias.html
A maior parte desse continente pertencia à Espanha. Essa divisão foi estabelecida num acordo feito entre Portugal e Espanha, conhecido como Tratado de Tordesilhas.
Responda:
Esse tratado foi respeitado pelos portugueses? Explique.
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UERJ) Observe, no diagrama, as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.
Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Leia o trecho a seguir.
Até agora não pudemos saber se há ouro ou prata nela, ou outra coisa de metal ou ferro; nem lha vimos. Contudo a terra em si é de muito bons ares frescos e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque neste tempo dagora assim os achávamos como os de lá. (As) águas são muitas; infinitas. Em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo; por causa das águas que tem! Contudo, o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar. E que não houvesse mais do que ter Vossa Alteza aqui esta pousada para essa navegação de Calicute (isso) bastava. Quanto mais, disposição para se nela cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, a saber, acrescentamento da nossa fé!
TUFANO, Douglas. A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Moderna, 1999. p. 61. (Fragmento)
Este trecho da carta de Pero Vaz de Caminha revela que os portugueses, em sua chegada à América, possuíam como um de seus principais objetivos
- Literatura | 4.1 Romantismo
Cobria-lhe a fronte larga um chapéu desabado de baeta preta. O rosto comprido, o nariz adunco, os olhos vivos e cintilantes davam à sua fisionomia a expressão brusca e alerta das aves de altanaria. Essa alma devia ter o arrojo e a velocidade do voo do gavião. Pelo traje se reconhecia o gaúcho. O ponche de pano azul forrado de pelúcia escarlate caía-lhe dos ombros. A aba revirada sobre a espádua direita mostrava a cinta onde se cruzavam a longa faca de ponta e o amolador em forma de lima. [...]
ALENCAR, José de. O gaúcho. Porto Alegre: L&PM, 1999.
Na cena, destaca-se o descritivismo quanto à caracterização do gaúcho. A ênfase dada à descrição da personagem se explica por uma das qualidades centrais da prosa romântica, que diz respeito à preocupação em
- Matemática - Fundamental | 1.3 Máximo Divisor Comum (MDC) e Mínimo Múltiplo Comum (MMC)
Para vender mais doces em sua bomboniere, o senhor José vai fazer uma promoção. Ele decidiu dividir os 105 doces de leite, 60 cocadas e 135 paçocas que tinha no estoque em saquinhos e vendê-los a um preço especial.
A quantidade de cocadas deve ser a mesma em cada saquinho, o mesmo acontecendo para os outros doces. Além disso, o número total de doces em cada saquinho deve ser o maior possível. Quantos doces, no total, deverá ter cada saquinho?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Conjunção
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
A) Retire do texto um argumento que seja introduzido por uma conjunção.
B) Avalie se o argumento defende a tese favorável ou contrária ao uso do celular nas escolas e salas de aula.