O processo de formação e ocupação do território brasileiro que conhecemos hoje foi resultado de uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história. Muitas dificuldades e obstáculos foram enfrentados para que o território do Brasil fosse do tamanho que é hoje. De acordo com esse processo de ocupação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Questões relacionadas
- Geografia | 6.1 Agricultura
A interpretação do mapa indica que, entre 1990 e 2006, a expansão territorial da produção brasileira de soja ocorreu na região
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Texto base: .
Enunciado:
Leia a tira a seguir.
Disponível em: < http://zip.net/bnk8qZ,>. Acesso em: 10 out. 2013.
O humor da tira se deve ao fato de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.04 Paródia
Texto base: O texto I é a primeira estrofe do “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade; o texto II é um trecho do poema “Com licença poética”, de Adélia Prado; e o texto III é um fragmento da canção “Até o fim”, de Chico Buarque. Texto I Quando nasci, um anjo torto
desses que vivem na sombra
disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida. ANDRADE, Carlos Drummond de. Poema de sete faces. Disponível em:
<www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond01.htm>. Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto II Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira. PRADO, Adélia. Com licença poética. Disponível em: <www.poesiaspoemaseversos.com.br/adelia-prado-poemas/>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado. Texto III Quando eu nasci veio um anjo safado
O chato "dum" querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim. BUARQUE, Chico. Até o fim. Disponível em: <www.vagalume.com.br/chico-buarque/ate-o-fim-letras.html>.
Acesso em: 8 ago. 2018. Adaptado.
Enunciado:
A primeira estrofe do poema de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro Alguma Poesia, em 1930, foi parodiada por Adélia Prado e Chico Buarque.
Comparando os versos do “Poema de sete faces” aos trechos de “Com licença poética” e “Até o fim”, percebe-se que um dos elementos que provoca humor nas duas paródias é a:
- Química | A. Modelos Atômicos
(UFJF) Desde a Grécia antiga, filósofos e cientistas vêm levantando hipóteses sobre a constituição da matéria. Demócrito foi uns dos primeiros filósofos a propor que a matéria era constituída por partículas muito pequenas e indivisíveis, as quais chamaram de átomos. A partir de então, vários modelos atômicos foram formulados, à medida que novos e melhores métodos de investigação foram sendo desenvolvidos. A seguir, são apresentadas as representações gráficas de alguns modelos atômicos:
Assinale a alternativa que correlaciona o modelo atômico com a sua respectiva representação gráfica.
- Química | 2.8 Radioatividade
A descoberta da fissão nuclear ocorreu em 1938 quando o físico Otto Hahn e colaboradores realizaram o bombardeamento de um núcleo de Urânio-235 (92U235) com um nêutron. Constatou-se a presença de Bário-56 (56Ba139) como produto desse bombardeamento. A explicação para esse fato foi dada pela física austríaca Lise Meitner e também por seu sobrinho, o físico Otto Robert Frisch. Lise Meitner foi a primeira a usar a expressão “fissão nuclear” para explicar esse fenômeno e constatou que o núcleo do átomo de urânio, que é instável, ao sofrer o bombardeamento com nêutrons moderados, rompe-se praticamente ao meio e origina dois núcleos médios, dois ou três nêutrons e energia.
Disponível em: manualdaquimica.uol.com.br. Acesso em: 21 set. 2017.
Sabendo que no processo realizado por Hahn houve a liberação de 2 nêutrons, o número de massa do segundo radioisótopo produzido é