O processo de formação e ocupação do território brasileiro que conhecemos hoje foi resultado de uma lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de história. Muitas dificuldades e obstáculos foram enfrentados para que o território do Brasil fosse do tamanho que é hoje. De acordo com esse processo de ocupação, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Este último capítulo é todo de negativas. Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de dona Plácida, nem a semidemência do Quincas Borba. Somadas umas coisas e outras, qualquer pessoa imaginará que não houve míngua nem sobra, e, conseguintemente, que saí quite com a vida. E imaginará mal; porque ao chegar a este outro lado do mistério, achei me com um pequeno saldo, que é a derradeira negativa deste capítulo de negativas: Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas.
Não sei por que até hoje todo o mundo diz que tinha pena dos escravos. Eu não penso assim. Acho que se fosse obrigada a trabalhar o dia inteiro não seria infeliz. Ser obrigada a ficar à toa é que seria castigo para mim. Mamãe às vezes diz que ela até deseja que eu fique preguiçosa; a minha esperteza é que a amofina. Eu então respondo: “Se eu fosse preguiçosa não sei o que seria da senhora, meu pai e meus irmãos, sem uma empregada em casa”.
Helena Morley, Minha vida de menina.
(FUVEST 2018 1ª FASE) Nos dois textos, obtém se ênfase por meio do emprego de um mesmo recurso expressivo, como se pode verificar nos seguintes trechos:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(PUC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Luiz Gama (1830-1882) foi um dos raros intelectuais negros brasileiros do século XIX, o único autodidata e também o único a ter sofrido a escravidão antes de integrar a república das Letras, universo reservado aos brancos. Em São Paulo, em 1859, lançou a primeira edição de seu único livro – Primeiras trovas burlescas de Getulino –, uma coletânea de poemas satíricos e líricos até bem pouco rara. Pela primeira vez na literatura brasileira, um negro ousara denunciar os paradoxos políticos, éticos e morais da sociedade imperial. (...) Jamais frequentou escolas, pois, como afirmara, “a inteligência repele os diplomas, como Deus repele a escravidão”. Luiz Gama converteu-se no incansável e douto “advogado dos escravos”. O poeta então se eclipsa, cedendo lugar ao abolicionista e militante republicano.
FERREIRA, Lígia Fonseca. “Luiz Gama por Luiz Gama: carta a Lúcio de Mendonça”.Revista Teresa de Literatura Brasileira (8/9). São Paulo: Editora 34/Universidade de São Paulo, 2008, p. 301.
Em relação à proposição “Deus repele a escravidão”, sabe-se que os jesuítas
- História | 6.03 Revolução Industrial
Nos fins do século XVIII, corria o boato de que um enfurecido operário britânico chamado Ned Ludd certa vez havia quebrado as máquinas de seu patrão. Mesmo não tendo comprovação, a história serviu de inspiração para vários operários que viam nas máquinas a razão de sua condição de miséria. Nascia assim, na Inglaterra, o Ludismo ou Movimento Ludita.
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/ludismo.htm (acessado em 08.04.2019)
As ações do operariado, no início do século XIX, demonstradas na imagem e no texto, evidenciam a
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESB)
I. C2H6O(l) + 3O2(g) → 2CO2(g) + 3 H2O (l) ΔH° = −1365kJ/mol
II. C6H12O6(s) + 6O2(g) → 6 CO2 (g) + 6H2O (l) ΔH° = −2813kJ/mol
III. C8H18(l) + 25/2 O2(g) → 8 CO2 (g) + 9 H2O (l) ΔH° = −5471kJ/mol
Os processos de combustão do etanol, da glicose e do octano, representados, respectivamente, pelas equações termoquímicas I, II e III, podem ser utilizados na obtenção e aproveitamento de energia calorífica para movimentar organismos, máquinas e equipamentos.
Assim, com base nas informações apresentadas, é correto concluir:
- Geografia | 6. Econômica
Observe dois cartazes de propaganda, lançados após o ano de 1947.
“Prosperidade: o fruto da cooperação”
"Estamos construindo uma nova Europa"
Os cartazes fazem referência ao contexto europeu de