Estabeleça uma semelhança e uma diferença entre as relações de trabalho durante o período colonial e imperial e as relações de trabalho atuais.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UEFS)
Como se teriam aperfeiçoado todas essas adaptações maravilhosas que vão modificando o organismo parte por parte, em função das condições de vida que ele suporta, acabando por transformá-lo num ser diferente de seus ancestrais? (DARWIN, 2011, p. 85).
Os estudos do próprio Charles Darwin e as observações neodarwinistas podem responder a essas questões, afirmando:
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(UNIRIO) Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, sugerem que o uso de estatinas, substâncias utilizadas ao colesterol, podem retardar o envelhecimento das artérias.
As artérias dos pacientes que sofrem de doenças cardíacas (pressão alta, diabetes, colesterol alto) e tem hábitos desaconselhados (tabagismo, pouca ou nenhuma atividade física) envelhecem em uma progressão mais acelerada do que o resto do corpo. As células das artérias mais “envelhecidas” não funcionam tão bem quanto as mais jovens. Por isso, são menos capazes de combater a ruptura dos depósitos de gordura, chamados de placas arterioscleróticas, o que pode bloquear as artérias e causar ataques cardíacos e derrames. De acordo com o estudo, ao aumentar os níveis da proteína NBS-1, as estatinas aceleram a recuperação do DNA das células, aumentando o tempo de vida das artérias e prevenindo seu envelhecimento prematuro.
http://www.bbc.co.uk
Em nível estrutural, os vasos sanguíneos aos quais o texto se refere diferenciam-se das veias porque
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES, S. Sobre palavras.Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Leia o texto.
Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver.
Amyr Klink, navegador brasileiro. In: http://educacao.estadao.com.br/blogs/blog-da-tissen/um-homem-precisa-
viajar-texto-de-amyr-klink-4/.
De acordo com o texto, as pessoas precisam viajar
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Texto Literário e Não Literário
Texto base: Leia a piada para responder à questão 8. Cemitério? Dois caipiras estavam discutindo. Queriam saber como se escreve cemitério.
— Óia cumpadre, eu acho que é cemetério, porque lá é tudo feito de cemento.
— Pois eu acho que é sumitério, cumpadre, porque, quando nóis vai pra lá, nóis sume. Disponível em: <http://humortadela.bol.uol.com.br/piadas-texto/26439>. Acesso em: 31 out. 2013.
Enunciado:
O humor do texto decorre de