Analise o texto Eu quero é ouro! e a reportagem Supremo condena deputado de Goiás por sonegação de impostos, apontando as semelhanças entre eles apesar da distância histórica.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem e leia o texto a seguir para responder à questão12. Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais. Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu. Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/>.
Acesso em: 28 maio 2014. Adaptado.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as conclusões sobre os povos caçadores-coletores.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Os filhos de Anna eram bons, uma coisa verdadeira e sumarenta. Cresciam, tomavam banho, exigiam para si, malcriados, instantes cada vez mais completos. A estouros. O calor era forte no apartamento que estavam aos poucos pagando. Mas o vento batendo nas cortinas que ela mesma cortara lembrava-lhe que se quisesse podia parar e enxugar a testa, olhando o calmo horizonte. Como um lavrador. Ela plantara as sementes que tinha na mão, não outras, mas essas apenas.
LISPECTOR, C. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
A autora emprega por duas vezes o conectivo mas no fragmento apresentado. Observando aspectos da organização, estruturação e funcionalidade dos elementos que articulam o texto, o conectivo mas:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Como fazer fantoche de caixa de leite passo a passo
23 de abril de 2012
Vamos te mostrar como criar fantoches bem lindinhos a partir de uma caixa de leite! Já imaginou? Fica bem bacana! Confira como criar em casa!
As caixinhas de leite vão virar suas melhores amigas! Isso porque você vai aprender como criar fantoches super fofos e que vão transmitir muita felicidade para os pimpolhos envolvidos na atividade. É uma ótima sugestão para escolinhas, creches e outras instituições que abriguem e eduquem crianças. Faça também e garanta a alegria dos seus pupilos!
Veja o que você vai precisar
– Caixas de leite longa vida
– Lã ou papel crepom
– Folha de papel pardo ou coloridas
– Cola
– Papel sulfite
– Fita crepe ou durex
– Tesoura
Passo a passo
Primeiro você irá lavar a caixa de leite e recortar 1 lateral, 1 frente e 1 lateral.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Depois abra-a e dobre. Já vá fazendo como se fosse fantoche. Teste colocando suas mãos na abertura.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Agora cole utilizando uma fita crepe as abinhas e em seguida encape com papel pardo ou outro tipo de papel.
Na parte interna, você cola o papel vermelho.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Deverá ficar assim!
Realize os olhinhos, o narizinho e a boquinha para depois colá-los. Fixe também com cola o cabelinho. Este pode ser feito de lã, papel crepom ou até mesmo de fita cassete.
Créditos: educadoras-web.blogspot.com.br
Disponível em: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br. Acesso em: 20 out. 2021.
O tutorial para criação de fantoches publicado pelo Blog Educadoras na Web apresenta uma atividade que pode ser útil para professores, pais e até para crianças ou jovens que busquem atividades extracurriculares. Além desses benefícios pedagógicos ou individuais, o tutorial de confecção dos fantoches possibilita
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(PUCRJ) Os humanistas e artistas do Renascimento italiano apregoavam a “volta aos Antigos” como fundamento de suas ações no presente.
Assinale a alternativa que expressa o que era entendido por “volta aos Antigos”.
- História | 6.12 Nazifascismo
(PUC-RJ) Considerando a ideologia do partido Nacional-Socialista na Alemanha nos anos 1930 e 1940, examine as afirmativas:
I. Um dos pilares da ideologia nacional-socialista era seu apelo ao anticomunismo e a rejeição ao projeto político que estava em curso na União Soviética.
II. O nacional-socialismo alemão conseguiu ter sucesso econômico rápido devido a medidas direcionadas para o livre comércio e para a liberdade cambial. Com isso houve a estabilização da moeda após a crise da hiperinflação e um período de crescimento acelerado da economia.
III. O partido Nacional-Socialista foi vitorioso nas eleições de 1932, o que demonstrou a seus líderes que a democracia – mesmo com falhas – era o melhor sistema político para realizar seus projetos.
IV. O ideário do nacional-socialismo sempre deixou clara a ideia de “pureza racial”. Com isso, desde os primeiros anos de governo, foram emitidas diversas leis contra judeus, homossexuais e ciganos, consideradas – entre outras – como populações “impuras”.
Assinale: