Tiago comprou a Tela LCD 7” para carro e pagou em dinheiro.
a) Antes da compra, ele tinha 400 reais em notas de 100 reais na carteira. Quantas notas ele levou para a loja?
b) Quantas notas de 100 reais ele precisou usar para fazer a compra? Qual foi o troco?
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Read the text.
Read the text Betsy the cow and mark the name of the animal of the story.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Famoso por ser o encantador de viúvas da cidade de Cabaceiras, na Paraíba, Zé de Sila é um contador de histórias parecido com o personagem Chicó, do Auto da Compadecida. Ele defende veementemente que a oração da avó sustentava mais a chuva. “Quando era pequeno e chovia por aqui, ajudava minha avó colocando os pratos emborcados no terreiro para diminuir o vento. Ela fazia isso e rezava para a chuva durar mais”, diz Zé de Sila.
GALDINO, V.; BARBOSA, R. C. Artistas por um dia? João Pessoa: Editora Universitária, 2009.
Ao destacar expressões e vivências populares do cotidiano, o texto mobiliza os seguintes aspectos da diversidade regional:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03. Sinais de Pontuação
O SONO DOS BICHOS
(...)
Arrumando a cama
Os animais não dormem de qualquer jeito ou em qualquer lugar. Os gorilas e os orangotangos têm de fazer a cama antes de dormir. Os gorilas ajeitam folhas no chão, enquanto os orangotangos fazem isso lá no alto da árvore, numa forquilha que aguente o seu peso. Haja equilíbrio para dormir assim! Os hamsters gostam de acumular folhas (ou tiras de papel, se este for o único material disponível) formando uma bola da qual se enfiam para dormir. Hamsters são limpinhos e não urinam no lugar em que dormem. As mães mamíferas deixam os filhotes dormirem junto com ela, dando proteção e aquecimento. Mas mesmo animais adultos gostam de ficar bem perto para dormir, na árvore de dormida, ou os camundongos, que se aglomeram um em cima do outro, em monte. Uma condição para dormir direito é estar num lugar seguro. Quem você acha que dorme mais, o predador (animal que caça outros bichos para comer) ou a presa (animal que tem de ficar esperto para não ser comido)? É claro que é o predador, porque está mais seguro. A onça dorme mais do que a zebra – dá para entender o porquê.
(...)
Formas de sono
Não dá para saber se um animal dorme apenas olhando se seus olhos estão fechados. A cobra não tem pálpebras e não fecha os olhos! Nem sempre dá para saber se o animal dorme apenas pela maneira como ajeita o seu corpo: uma mosca não se enrola para dormir como um gato! Mas há maneiras indiretas de saber. A gente pode cutucar o animal enquanto descansa e ver se ele demora a reagir. A gente também pode impedir o animal de descansar e ver se, depois, ele recupera o tempo perdido descansando um pouco mais. Testes como esses foram feitos com moscas, abelhas, escorpiões, baratas, peixes, cobras e outros bichos, dando, às vezes, resultados positivos, indicando que estes bichos têm uma forma primitiva de sono, embora até o momento, não se tenha nenhuma evidência de que sonhem. É fantástico pensar que formas de sono existem em muitas espécies e que a capacidade de dormir se desenvolveu em todas essas espécies ao longo de milhões de anos de evolução! Quando você colocar a cabeça no travesseiro, pense que você não está sozinho no mundo dos dormidores!
(...)
(Fonte: Revista Ciência das Crianças – ano 17 – nº 152 – novembro de 2004)
Com relação ao uso dos sinais de pontuação, podemos verificar que nesse texto
- Geografia | A. Globalização
Que significa o advento do século XVI? [...] Se essa passagem de século tem hoje um sentido para nós, um sentido que talvez não tinha nos séculos anteriores, porque vemos que aí é que surgem as primícias da globalização. E essa globalização é mais que um processo de expansão de origem ibérica, mesmo se o papel da península foi dominante. [...] Em 1500, ainda estamos bem longe de uma economia mundial. No limiar do século XVI, a globalização corresponde ao fato de setores do mundo que se ignoravam ou não se frequentavam diretamente serem postos em contato uns com os outros.
(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520, 1999.)
O texto
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras cantadas possuem uma canção que acompanha e orienta uma brincadeira. Identifique a seguir a brincadeira cantada e marque com um X.
a) ( ) pique-esconde
b) ( ) queimada
c) ( ) rouba-bandeira
d) ( ) corre-cotia
e) ( ) pique-alturinha