Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://www.educacaofisica.org/wp/?p=303>. Acesso em: 4 maio 2012.
Explique a relação entre as condições do local e os sintomas sentidos pelo atleta, e a queda de seu rendimento durante a prática da atividade física.
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O projeto de uma casa é apresentado em forma retangular e dividido em quatro cômodos, também retangulares, conforme ilustra a figura. Projeto de uma casa de 4 cômodos
Disponível em: <http://www.ufpa.br/ >. Acesso em: 29 set. 2012.
Sabendo que a área do banheiro é igual a 3 m 2 e que as áreas dos quartos 1 e 2 são, respectivamente, 9 m 2 e 8 m 2, então a área total do projeto desta casa, em metros quadrados, é igual a,
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(Bahiana) O Dogma Central da Biologia Molecular, postulado por Francis Crick, aborda o fluxo da informação genética: o DNA codifica a produção de RNA, e o RNA codifica a produção de uma proteína, mas o contrário não é possível. Segundo esse dogma, o fluxo da informação genética segue o seguinte sentido: DNA → RNA→ PROTEÍNA. Entretanto novas descobertas da ciência levaram a novas interpretações desse Dogma.
Considerando-se os conhecimentos de Biologia Molecular e essas informações, pode-se concluir:
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O potencial brasileiro para transformar lixo em energia permanece subutilizado — apenas pequena parte dos resíduos brasileiros é utilizada para gerar energia. Contudo, bons exemplos são os aterros sanitários, que utilizam a principal fonte de energia ali produzida. Alguns aterros vendem créditos de carbono com base no Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), do Protocolo de Kyoto.
Essa fonte de energia subutilizada, citada no texto, é o:
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A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a
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Materiais necessários
- Máquina fotográfica. Deixe que as crianças tragam celulares com câmera para fazerem as suas fotos.
- Uma ou mais bananas para cada criança. Peça a elas que tragam de casa no dia da atividade.
- Uma tigela grande para colocar as bananas após tirarem a casca.
- Papéis tamanho A4 para desenho.
- Canetinhas pretas – pontas grossas e finas.
- Imagens com a arte feita com as cascas de banana, para ilustrar a explicação do professor.
Procedimentos
1 º.Explique a atividade e mostre as imagens abaixo como sugestão. Sugira pensarem bastante antes de utilizar a casca de banana, pois ela fica feia rapidamente e eles ficarão com dificuldade de fazer fotos com a casca já murcha e escura, a não ser que seja essa a intenção.
2 º.Entregue a eles as folhas brancas. Para apenas uma figura, dê uma folha e assim por diante.
3 º.O trabalho consiste em posicionar a casca da banana de forma que ela seja parte da imagem que você quer montar. Pode-se usar também a banana inteira, antes de ser descascada, ou, usar mais de uma casca, dentre outras.
4 º.Posicionando a casca, o aluno deve completar a figura usando as canetinhas pretas, rapidamente para que a casca não fique feia.
5 º.É a hora de fotografar. Auxilie-os no posicionamento da câmera o mais vertical possível para que a foto fique perfeita. Se precisar coloque os alunos em cima de cadeiras para que possam fazer a foto.
6 º.A exposição só será feita quando as fotos forem reveladas.
7 º.As cascas podem ir para o lixo orgânico e aproveitado na compostagem.
8 º.As bananas que ficaram na tigela podem ser servidas para as pessoas consumirem.
Imagens disponíveis em: <somosverdes.com.br >. Acesso em 15 dez. 2015.