Sabemos hoje que um dos elementos em moda para tornar os ambientes mais atrativos são as velas decorativas. Perfumadas, ganham muitas vezes aspectos diferenciados e conferem ao ambiente um clima favorável à convivência.
Justifique a presença de luz e calor nas velas acesas.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 04. Movimento, forças e máquinas simples
Texto base: Analise a imagem que mostra formas de segurança para crianças em veículos.
Disponível em: <http://goo.gl/aOKFYV>. Acesso em: 29 nov. 2015.
Enunciado:
a) Descreva como deve ser o transporte de crianças no carro de acordo com as idades mostradas na imagem.
b) Justifique por que as crianças com até um ano devem ser transportadas nessa posição.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Cada cultura tem suas virtudes, seus vícios, seus conhecimentos, seus modos de vida, seus erros, suas ilusões. Na nossa atual era planetária, o mais importante é cada nação aspirar a integrar aquilo que as outras têm de melhor, e a buscar a simbiose do melhor de todas as culturas. A França deve ser considerada em sua história não somente segundo os ideais de Liberdade-Igualdade-Fraternidade promulgados por sua Revolução, mas também segundo o comportamento de uma potência que, como seus vizinhos europeus, praticou durante séculos a escravidão em massa, e em sua colonização oprimiu povos e negou suas aspirações à emancipação. Há uma barbárie europeia cuja cultura produziu o colonialismo e os totalitarismos fascistas, nazistas, comunistas. Devemos considerar uma cultura não somente segundo seus nobres ideais, mas também segundo sua maneira de camuflar sua barbárie sob esses ideais.
MORIN, E. Le Monde, 8 fev. 2012 (adaptado).
No texto, o sociólogo Edgar Morin, defende uma cultura planetária em detrimento de uma cultura
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza la imagen de un correo a seguir:
En la imagen son presentadas instrucciones para
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
(UECE) “Toda a obra de Francis bacon se destina a substituir uma cultura do tipo retórico-literário por uma do tipo técnico-científico. Bacon está perfeitamente consciente de que a realização deste programa de reforma comporta numa ruptura com a tradição. De que tal ruptura diz respeito não só ao modo de pensar, mas também ao modo de viver dos homens. O tipo de discurso filosófico elaborado no mundo clássico pressupõe, segundo Bacon, a superioridade da contemplação sobre as obras, da resignação diante da natureza sobre a conquista da natureza, da reflexão acerca da interioridade sobre a pesquisa voltada para os fatos e as coisas.”
ROSSI, Paolo. Os filósofos e as máquinas:1400-700. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p.75/adaptado.
A passagem acima expõe a relação entre o pensamento filosófico moderno, representado por Francis Bacon, e o pensamento filosófico clássico. Sobre essa relação, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 04. O tempo na história
Leia o texto e responda à questão.
O PASSADO QUE NÃO ESTÁ NOS LIVROS DE HISTÓRIA
Seu José Soares Pontes tem 77 anos e foi condutor de bondes em Santos, no litoral paulista, nas décadas de 1950 e 1960. Convidado pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Pimentel, foi conversar com crianças que pesquisavam os primórdios do morro São Bento, onde vivem e por onde bondes circulavam antigamente. Apesar de contar com pouquíssimos dados escritos sobre o bairro, no encontro de gerações a turma descobriu que o morro tem uma história que pode ser contada por quem já viveu mais. E o simpático senhor se sentiu útil por saber que sua trajetória de vida é fonte de conhecimento para os mais novos. (...) Onde mais a experiência de vida do condutor de bondes poderia ser conhecida senão entre seus familiares e amigos? Relatada para mais de 80 crianças, ela agora está perpetuada no acervo da escola e na exposição de fotos e textos exibidos em painéis aberta aos moradores do bairro. (...) O bairro e a cidade, segundo os moradores Foi difícil para a Escola Municipal Therezinha Pimentel, em Santos (SP), encontrar informações sobre o bairro onde está instalada. (...) Um convite para que dona Maria Alexandre Fernandes visitasse a turma abriu a todos uma janela do passado. Avó de uma aluna, dona Maria, de 68 anos, é bordadeira desde os 7. "Aprendi o ofício com minha mãe, uma imigrante que trabalhava dia e noite para sustentar a casa." Além de descrever sua arte para a garotada, ela falou sobre a chegada e a vida dos portugueses que ocuparam o bairro no começo do século XX. Assim como o condutor de bondes José, a bordadeira Maria também faz parte da historia do morro São Bento. "A classe ficou muito curiosa para saber como eram e o que faziam as crianças daqui antigamente", conta a professora Marta. "Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam", completa. (...)
Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/historia/fundamentos/passado-nao-esta-livros-historia-423062.shtml> Acesso em 10/12/2009
"Mas todos aprenderam mais do que os costumes de uma época. Descobriram que o bairro em que moram tem história, da qual eles participam."
De que forma as pessoas participam da história de um lugar?