A região Nordeste foi a primeira a ser ocupada pela colonização portuguesa e até meados do século XVIII (1701-1800) foi o centro financeiro do Brasil.
Assinale a alternativa correta sobre a produção econômica atual da região Nordeste.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Brasil é um país cuja economia se encontra entre as dez maiores do mundo. Somos um grande país em tamanho, em possibilidades econômicas (reservas minerais, rios, clima, solo, etc.) e em produção de riquezas.
O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres.
Você concorda com a última frase? Argumente sobre ela.
“O Brasil não é um país pobre, mas um país com muitos pobres”.
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
“A revolta não visava o poder, não pretendia vencer, não podia ganhar nada. Era somente um grito, uma convulsão de dor, uma vertigem de horror e indignação. Até que ponto um homem suporta ser espezinhado, desprezado e assustado? Quanto sofrimento é preciso para que um homem se atreva a encarar a morte sem medo? E quando a ousadia chega nesse ponto, ele é capaz de pressentir a presença do poder que o aflige nos seus menores sinais: na luz elétrica, nos jardins elegantes, nas estátuas, nas vitrines de cristal, nos bancos decorados dos parques, nos relógios públicos, nos bondes, nos carros, nas fachadas de mármore, nas delegacias, agências de correio e postos de vacinação, nos uniformes, nos ministérios e nas placas de sinalização.”
Nicolau Sevcenko. A revolta da vacina. São Paulo: Brasiliense, 1984, p. 68.
O texto trata da Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, e associa a reação popular contra a vacinação obrigatória
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
Foi realizada uma perícia técnica de um acidente de trânsito em que um carro colidiu com uma van em um cruzamento a 90°, como esquematizado na figura. A van tem massa duas vezes maior que o carro. Depois da colisão, os dois veículos permaneceram “grudados” um ao outro e deslocaram-se a um ângulo de 45° com a direção de suas velocidades iniciais. Um radar mediu o módulo da velocidade da van, imediatamente antes da colisão, encontrando 40 km/h
Qual o valor do módulo da velocidade do carro, em quilômetro por hora (km/h), imediatamente antes da colisão? - Física | A. Escalar
(IFBA) Dois veículos A e B trafegam numa rodovia plana e horizontal, obedecendo as seguintes equações horárias cujas unidades estão expressas no Sistema Internacional de medidas (S.I.):
XA= 200+ 10t e XB= 1.000 – 30t
Ao analisar estes movimentos, pode-se afirmar que a velocidade relativa de afastamento dos veículos, em km/h, vale:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Ainda não estão devidamente esclarecidas entre nós, as causas que têm levado a um forte recrudescimento nos casos de feminicídio no Brasil. Houvesse, nessas questões, um consenso entre autoridades e pesquisadores, poderíamos, quem sabe, encontrar alguns caminhos e chances de diminuir esses crimes bárbaros e covardes que envergonham a todos nós, colocando-nos na nada honrosa posição de 7ª nação entre os 83 países mais violentos para as mulheres.
De fato, o que se verifica, logo a priori, é uma total falta de registros padronizados e monitoramento desses crimes em todo o território nacional, mesmo em face da existência de centenas de delegacias das mulheres espalhadas pelo país. Dados mais recentes dão conta de que doze mulheres são assassinadas todos os dias no Brasil. Em 2017, foram 4.473 homicídios, com 1,1 mil casos comprovados de feminicídio, a grande maioria praticada com requintes de extrema brutalidade. [...] São dados estarrecedores que mostram o elevado grau violência que parece ter tomado conta do país nesses últimos anos, principalmente contra as mulheres.
Para a cientista política Ilona Szabo de Carvalho, especialista em segurança pública e de drogas, “as leis e instrumentos legais que o país possui são ótimos, embora não sirvam efetivamente para oferecer proteção e prevenir antes que os casos de feminicídio ocorram”. Para ela, os primeiros sinais evidentes de ameaças e mesmo de registros de ocorrências, feitos pelas mulheres ameaçadas, não são sistematizados e sequer levados em conta. Na sua avaliação, o feminicídio se dá como uma conclusão ou fechamento do ciclo de violência.
CUNHA, A. Feminicídio no Brasil. Disponível em https://blogs.correiobraziliense.com.br.
Acesso em: 20 jul. 2021.
O texto, publicado em um blog, apresenta pontos de vista – do autor e de uma cientista política citada por ele – sobre o recrudescimento do feminicídio no Brasil. A fala da cientista política