A. Quais os povos que participaram da formação do povo brasileiro e que estão identificados na imagem?
B. Na realidade, os direitos e deveres de todos eles são respeitados igualmente? Justifique.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Prejuízo em estacionamento
Sou frequentador quase que diário do estacionamento de um shopping explorado por uma empresa. No último dia 21, estacionei à tarde e à noite. Quando saí à noite, notei que o rádio do meu carro estava funcionando mal, motivado pelo roubo da antena. No dia seguinte, preenchi um formulário anexando os dois comprovantes do pagamento, solicitando a reposição da antena, pleito que me foi negado dois dias após, por telefone. Fiz outro requerimento solicitando uma justificativa da negação e não fui atendido. Qual o direito que temos ao estacionar em um shopping pagando R$ 2,50?
O GLOBO, Rio de Janeiro, 21 jan. 2001. p. 32. Adaptado.
A palavra “pleito”, no texto, refere-se
- Física
Dois corpos iguais deslizam na mesma direção e em sentidos opostos em um movimento retilíneo uniforme, ambos na mesma velocidade em módulo e à mesma temperatura. Em seguida, os corpos colidem. A colisão é perfeitamente inelástica, toda energia liberada no choque sendo utilizada para aumentar a temperatura dos corpos em 2K Diante do exposto, o módulo da velocidade inicial do corpo, em m/s é:
Dado: Calor específico dos corpos: 2J/kgK
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Grandes times nacionais e internacionais utilizam dados estatísticos para a definição do time que sairá jogando numa partida. Por exemplo, nos últimos treinos, dos chutes a gol feito pelo jogador I, ele converteu 45 chutes em gol. Enquanto isso, o jogador II acertou 50 gols. Quem deve ser selecionado para estar no time no próximo jogo, já que os dois jogam na mesma posição?
A decisão parece simples, porém deve-se levar em conta quantos chutes a gol cada um teve oportunidade de executar. Se o jogador I chutou 60 bolas a gol e o jogador II chutou 75, quem deveria ser escolhido?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
GOGH, V, van. O Café à Noite. Disponível em https://sinucanews.com.br/. Acesso em: 20 out. 2021.
TEXTO II
No museu
O pintor de roxas faces disse adeus à mãe e foi direto ao museu conversar com o seu quadro predileto. Trata-se do Café à noite, de Van Gogh.
Todos os dias, após o almoço, bate na porta da conhecida casa de arte, sendo recebido por Lipont, simpático general responsável pela guarda das telas.
Há dez anos conversa com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes que se mantém de pé, bem perto da mesa de snooker. São velhos amigos?
O que o público não tem notado é a sensível modificação da bela pintura. O pintor de roxas faces, frustrado, fez um pacto com o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes: libertá-lo-ia do quadro se subvertesse todo o ambiente, pois odiava Van Gogh, o grande gênio. E assim foi feito.
O relógio, que no quadro antes marcava doze horas e quatorze minutos, agora está atrasado, assinalando quinze para as oito; sobre a mesa, sete bolas coloridas; desaparecido o taco; dos três lampiões, um apenas se encontra aceso; no chão manchas de sangue sugerindo luta; na parede vermelha uma rachadura em forma de V e a cabeça de todos os fregueses pendidas sobre as cadeiras. A famosa obra está finalmente transformada.
Quando faz menção de levantar-se, o homem de branco e de misteriosos cabelos verdes pergunta, baixinho, se não irá libertá-lo.
– Ora, a libertação está em ti.
Sai zombando, mas não consegue ultrapassar a porta. O velho militar retira um antigo punhal de suas costas. A polícia ainda o está investigando e os seus depoimentos, por incrível que pareça, são considerados contraditórios.
PRADE, P. No museu. In: PRADE, P. Os milagres do cão Jerônimo; Alçapão para gigantes. Florianópolis: Editora da UFSC, 2019.
No texto II, um fragmento de Os milagres do cão Jerônimo, Péricles Prade apresenta “O pintor de roxas faces, frustrado”, que “odiava Van Gogh”, numa sugestão de que o pintor visitante invejava de Van Gogh. O texto I, em relação ao texto II, permite ao leitor
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES