Texto base:
Enunciado:
A razão oficial geral da bandeira do Japão é de duas unidades de largura e três unidades de comprimento (2:3), sendo a medida do diâmetro do círculo 3/5 da unidade da largura. Logo, a razão entre o diâmetro do círculo e o comprimento da bandeira é de
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
O sentido das linhas
Materiais:
- Computador e projetor para exibir as imagens a seguir, do artista Amílcar de Castro, ou imagens impressas para mostrar aos alunos:
Disponível em: <http://www.editoradlo.com.br/wp-content/uploads/2012/03/amilcar11.png>. Acesso em: 20 out. 2014.
- Papel duro branco, pode ser super white, cartolina, canson, etc.;
- Pincel de ponta quadrada grosso;
- Tinta nanquim preta;
- Tinta guache branca;
- Papéis ou toalhinhas para secar os pincéis;
- Corda e pregador de roupa para um varal improvisado;
- Acesso a um tanque ou pia;
- Fita crepe.
Atividade:
- A aula será dividida em três momentos:
1º - Mostre as imagens de Amílcar de Castro e instigue os alunos a fazer relações entre as duas imagens, pensando o fundo, o espaço e como a inversão de preto e branco cria outras leituras.
2º - Divida a sala em grupos de três ou quatro alunos. Cada aluno terá seu papel (sugere-se para essa prática papel em tamanho A4), mas podem compartilhar pincéis e nanquim.
- Cada um deve afixar o papel na mesa com a fita crepe, fazendo uma margem, como na figura a seguir:
- Fale para cada aluno pintar um desenho com tinta guache branca e esperar secar completamente.
- Depois de seco, eles devem cobrir todo o papel (inclusive a parte pintada) com o nanquim preto. Desta forma a folha ficará toda preta. Instrua-os a esperar a tinta secar completamente.
- Depois de seco, os alunos deverão tirar a fita e se dirigirem ao tanque para lavar o desenho com água, passando a mão levemente. Nesse momento, a tinta guache irá sair, revelando o branco do papel.
- Cada um deve pregar seu papel no varal e esperar secar.
3º - Após os papéis secarem, montem uma exposição dos trabalhos na sala. Fale com cada aluno para observar e analisar, sem julgar, cada desenho. Comentem os resultados e relacionem-nos com os dois desenhos de Amílcar de Castro.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tirinha.
No texto da tirinha, qual palavra é uma proparoxítona?
- Geografia | 6.2 Energia
(UECE) O Proálcool foi um programa governamental que teve, dentre as suas metas, produzir um combustível que ajudasse o Brasil a conseguir sua autonomia energética. Atente para as seguintes afirmações relacionadas a essa iniciativa.
I. O álcool tem um elevado custo de produção, em virtude das extensas áreas de plantio de cana-de-açúcar.
II. Este programa conseguiu reduzir em quase 90% o consumo atual de gasolina e diesel nas cidades brasileiras.
III. O Proálcool promoveu o desenvolvimento de uma tecnologia inteiramente nacional, além de gerar um combustível menos poluente do que a gasolina.
É correto o que se afirma somente em
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A) Qual é a camada mais próxima do planeta Terra?
B) Qual é a importância da troposfera para os seres vivos?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Dandara is speaking in Portuguese. What is she saying?