LEIA O POESIA A SEGUIR DE JOSÉ PAULO PAES.
É BRINCAR COM PALAVRAS
COMO SE BRINCA
COM BOLA, PAPAGAIO, PIÃO.
SÓ QUE
BOLA, PAPAGAIO, PIÃO
DE TANTO BRINCAR SE GASTAM.
AS PALAVRAS NÃO:
QUANTO MAIS SE BRINCA
COM ELAS
MAIS NOVAS FICAM.
COMO A ÁGUA DO RIO
QUE É ÁGUA SEMPRE NOVA.
COMO CADA DIA
QUE É SEMPRE UM NOVO DIA.
VAMOS BRINCAR DE POESIA?
Disponível em: <https://baudashistoriasepoemas.blogspot.com/2010/04/poemas-de-jose-paulo-paes.html>. Acesso em: 09 jul. 2019.
DE ACORDO COM O POEMA DE JOSÉ PAULO PAES, QUAIS SÃO OS BRINQUEDOS QUE SE GASTAM:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UPE) Um pesquisador levantou fotos antigas e atuais, entrevistou moradores, analisou imagens de satélites e visitou diversas áreas da Floresta Amazônica, procurando conhecer os diferentes estágios de sucessão em áreas degradadas e preservadas. Organizou as informações e propôs 3 etapas.
1ª etapa: Ilustração da degradação progressiva
2ª etapa: Atividade degradadora
I. Retirada de madeira e queimada
II. Corte Raso
III. Recorrência de queimada
IV. Extração seletiva de Madeira
3ª etapa: Características ecológicas da sucessão
A. Área em processo inicial de sucessão, com poucas espécies e espaço para ser colonizado por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.
B. Permanência apenas das espécies do sub-bosque, com solo exposto para colonização por espécies pioneiras arbustivas ou rasteiras.
C. Área com redução de espécies da comunidade clímax, estimulando a sucessão secundária a partir de árvores jovens que compõem o sub-bosque.
D. Estágio, no qual permanecem algumas poucas espécies da comunidade clímax, predominando espécies do sub-bosque.
Assinale a alternativa que apresenta a correlação CORRETA entre Ilustração, Atividade Degradadora e Características ecológicas da sucessão:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 2.5 Uso do Dicionário: Palavras no Contexto
Leia o texto “Diário de um banana”. A seguir, responda à questão.
DIÁRIO DE UM BANANA
As memórias de Greg Heffley
OUTUBRO
Segunda-feira
Bem, outubro finalmente chegou e só faltam trinta dias para o Dia das Bruxas. Esse é o meu dia favorito, mesmo com a mamãe dizendo que eu estou ficando velho para sair pedindo doces ou travessuras.
(...)
Essa noite, abriu a casa mal-assombrada da Escola de Crossland, e convenci a mamãe a levar eu e o Rowley.
O Rowley apareceu lá em casa vestindo a sua roupa de Dia das Bruxas do ano passado. Quando liguei para ele, mais cedo, falei para ir com roupas normais, mas é claro que ele não escutou. Tentei não me incomodar demais com isso, de todo jeito. Nunca me deixaram ir à casa mal-assombrada de Crossland, e eu não ia deixar o Rowley estragar tudo. O Rodrick me contou tudo sobre a casa e já faz uns três anos que eu quero ir.
De qualquer maneira, quando a gente chegou na entrada, comecei a pensar duas vezes se eu queria mesmo entrar. Mas a mamãe parecia estar com pressa para acabar com aquilo e empurrou a gente para dentro. Assim que a gente entrou, foi um susto atrás do outro. Tinha vampiros pulando em você, pessoas sem cabeça e todo tipo de coisa doida.
Mas a pior parte era a que se chamava Beco da Serra Elétrica. Tinha um cara grandão usando uma máscara de hóquei, com uma serra elétrica de VERDADE. O Rodrick me disse que a serra tinha uma lâmina de borracha, mas eu não ia me arriscar. Bem quando parecia que o cara ia pegar a gente, a mamãe interveio e nos salvou. Ela fez o sujeito da serra elétrica nos mostrar onde era a saída e acabou ali a nossa experiência na casa mal-assombrada. Acho que foi meio embaraçoso quando a mamãe fez aquilo, mas, só dessa vez, vou deixar passar.
Sábado
A casa mal-assombrada de Crossland me fez ficar pensando. Os caras estavam cobrando cinco pratas a entrada e a fila dava a volta na metade da escola. Decidi fazer uma casa assombrada, eu mesmo. Na verdade, tive que incluir o Rowley no negócio, porque a mamãe não me deixou transformar nosso primeiro andar numa mansão mal-assombrada. Eu sabia que o pai do Rowley também não ia ser louco pela ideia, então nós decidimos construir a casa no porão dele e não mencionar nada para os seus pais.
Eu e o Rowley passamos a maior parte do dia bolando um plano genial para nossa casa mal-assombrada. Esse foi nosso plano final:
Não quero ficar me gabando nem nada, mas o que a gente planejou era MUITO melhor do que a casa assombrada da Escola de Crossland.
Nos demos conta de que iríamos precisar espalhar a notícia do que estávamos fazendo, então pegamos uns papéis e fizemos um monte de folhetos. Eu admito que talvez tenhamos exagerado um pouquinho no anúncio, mas precisávamos ter certeza de que as pessoas iriam aparecer mesmo.
Quando terminamos de espalhar os folhetos pelo bairro e voltamos para o porão do Rowley, já eram 2:30 e nem tínhamos começado a montar a casa mal-assombrada. Então a gente teve que cortar umas coisas do plano original.
Quando deu 3:00, a gente olhou lá fora para ver se alguém tinha aparecido, e lá estavam cerca de vinte garotos da vizinhança esperando na porta do porão do Rowley.
Agora, eu sei que o folheto dizia que o preço era de cinquenta centavos, mas dava para ver que a gente tinha a chance de fazer um estrago. Então falei para os garotos que a entrada era dois contos e que cinquenta centavos tinha sido um erro de digitação.
O primeiro a soltar as duas pratas foi o Shane Snella. Ele pagou, nós o deixamos entrar e eu e o Rowley nos posicionamos no Salão dos Gritos.
O Salão dos Gritos era, basicamente, uma cama com eu e o Rowley de cada lado. Acho que talvez a gente tenha feito o Salão dos Gritos um pouco assustador demais porque, na metade dele, o Shane se encolheu debaixo da cama. A gente tentou fazer ele se arrastar para fora, mas ele não se mexia. Comecei a pensar em todo dinheiro que a gente estava perdendo com aquele menino empatando o Salão dos Gritos e soube que tinha de tirar ele de lá, rápido.
O pai do Rowley acabou descendo até o porão. Primeiro, fiquei feliz em vê-lo, porque pensei que ele podia nos ajudar a tirar o Shane de debaixo da cama e fazer nossa casa mal-assombrada voltar à ativa. Mas o pai do Rowley não estava muito a fim de ajudar. Ele queria saber o que a gente estava fazendo e por que o Shane Snella estava encolhido embaixo da cama. A gente contou que o porão era uma casa mal-assombrada e que o Shane tinha PAGADO para a gente fazer aquilo com ele, mas o pai do Rowley não acreditou.
Eu admito que, só dando uma olhada, não parecia uma casa mal-assombrada. Tudo o que a gente tinha tido tempo de montar era o Salão dos Gritos e o Lago de Sangue, que era só a velha piscina de bebê do Rowley com meio tubo de ketchup dentro.
Tentei mostrar para o pai do Rowley o nosso plano original para provar que a gente estava mesmo fazendo uma operação legítima, mas parece que isso não o convenceu. E, para encurtar a história, esse foi o fim da nossa casa mal-assombrada.
A boa nova é que, já que o pai do Rowley não acreditou na gente, não precisamos devolver o dinheiro do Shane. Assim, pelo menos ganhamos duas pratas hoje.
Fonte: KINNEY, Jeff. Diário de um banana. Cotia, SP: Vergara & Ribas editoras, 2008. P.49-59.
Explique o significado das palavras ou expressões destacadas de acordo com o contexto.
a) De qualquer maneira, quando a gente chegou na entrada, comecei a pensar duas vezes se eu queria mesmo entrar.
b) Não quero ficar me gabando nem nada, mas o que a gente planejou era MUITO melhor do que a casa assombrada da Escola de Crossland.
c) Agora, eu sei que o folheto dizia que o preço era de cinquenta centavos, mas dava para ver que a gente tinha a chance de fazer um estrago.
d) Comecei a pensar em todo dinheiro que a gente estava perdendo com aquele menino empatando o Salão dos Gritos...
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
No processo de síntese de certa proteína, os RNA transportadores responsáveis pela adição dos aminoácidos serina, asparagina e glutamina a um segmento da cadeia polipeptídica tinham os anticódons UCA, UUA e GUC, respectivamente.
No gene que codifica essa proteína, a sequência de bases correspondente a esses aminoácidos é :
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
53. Texto base:
1.Quem escreveu esse cartão-postal?
2.Para quem?
3.Com qual objetivo?
4.Cite um trecho que mostra que o remetente e o destinatário são pessoas próximas.
5.Para que serve o espaço marcado pela seta?
- História - Fundamental | 04. A Independência dos Estados Unidos
O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776, relaciona-se à: