Complete the conversations with the verb To Be.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Com base nas informações do texto, faça o que se pede.
a) Compare a produção cafeeira no Vale do Paraíba com a produção do Oeste Paulista. Qual a diferença entre o modo de produção do café nas fazendas das duas regiões?
b) Por que o desenvolvimento dos centros urbanos está ligado à expansão cafeeira ao longo do Brasil Império?
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Leia o texto a seguir.
(A) Explique de que forma os fungos irão produzir esse meio de cultura para nutrir a população de formigas.
(B) Descreva a relação entre os fungos e as formigas conforme relata o texto.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Embalagens de shampoo ou material de limpeza
- Primer
-Tinta acrílica – cores variadas
- Cola relevo preta
- Tesoura
- Tesoura de picotar
- Papel crepom
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai conversar com os alunos sobre as mácaras africanas. Falar dos
significados que elas tem e que elas podem transformar ou alterar a imagem das
pessoas. As máscaras tem um significado místico e importante na arte africana sendo
usadas nos rituais e funerais .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Arte_de_%C3%81frica
- Mostrar algumas imagens de máscaras africanas.
Disponível:https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/mascaras- africanas/
- Peça aos alunos que pesquisem sobre as máscaras. Como eram confeccionadas,em
quais ocasiões eram usadas e por quem, com quais materiais eram confeccionadas.
Fale que no dia 20 de Novembro é comemorado no Brasil o “Dia da Consciência
Negra”. Converse com seus alunos sobre a importância desse dia para todos os
brasileiros, a influência trazida pelos negros para a nossa cultura e as características
da cultura africana nos desenhos dos tecidos, nas comidas, na música, na religião, etc.
- Proponha que, inspirados nas máscaras africanas, criem suas próprias máscaras
utilizando diferentes materiais e bases.
- Esse momento é muito importante para que experimentem materiais novos, que
misturem materiais como: papéis, EVA, tecidos, tintas, fios, papelão, entre outros.
- Solicite aos alunos que tragam com antecedência algumas embalagens de shampoo
ou material de limpeza, limpos, vazios para a sala de aula.
- Separe a turma em grupo de 04 alunos.
- Coloque todo o material exposto em local que possa ver visualizado pelos alunos.
- Peça para escolherem em qual embalagem vai querer criar a máscara. Lembre
sempre os alunos para pensarem nas imagens que foram projetadas das máscaras
africanas.
-Instrua os alunos para, antes de começar a criar, passar duas demãos de Primer sobre
a embalagem e esperar secar. Este primer serve para melhor fixação da tinta.
- Risque a máscara africana e pinte com tinta acrílica fosca.
- Faça linhas com a cola relevo e finalize cortando o papel crepom com a tesoura de
picotar para fazer os cabelos.
Fonte: https://acrilex.com.br/portfolio-item/mascaras/
A COR NA ARTE
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Detecção em dezembro de 2010 foi 994% maior que um ano antes.
23/02/2011 16h16 - Atualizado em 23/02/2011 17h02
O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), organização que faz um levantamento paralelo ao oficial da devastação na região amazônica, registrou desmatamento de 175 km² de floresta em dezembro.
Fonte: http://g1.globo.com. Acesso: 13/04/11.
A) EXPLIQUE o motivo do desmatamento da Amazônia.
B) DESCREVA o uso da madeira pela sociedade moderna.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las respuestas.
¿Esto es pollo o carne asada?
Esto es ____________________.
¿Esto es ensalada o zumo?
Esto es ____________________.
¿Esto es pasta o arroz?
Esto es ____________________.