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Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
“Quando eu passo no Saara amortalhada...
Ai! dizem: “Lá vai África embuçada No seu branco albornoz. . .”
Nem vêem que o deserto é meu sudário, Que o silêncio campeia solitário Por sobre o peito meu.
(…)” No texto, extraído de Vozes d’África, de Castro Alves, encontramos a seguinte figura de linguagem:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
OBSERVE THE PICTURE.
AVAILABLE IN HTTPS://MELONHEADZILLUSTRATING.BLOGSPOT.COM/SEARCH/LABEL/FREEBIES , ACCESSED JANUARY 2019.
THE DIALOGUE THAT MATCHES THE PICTURE IS
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
MORAIS, G. Disponível em: www.gusmorais.com. Acesso em: 1 ago. 2013.
Os quadrinhos apresentam a sequência de certos dispositivos eletrônicos criados no decorrer da história, destacando
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UDESC) A equação 3sen ² x + (m – 1) senx – 4 (m – 1)² = 0 admite solução para os valores de m pertencentes ao intervalo:
- História | 2.2 Período Regencial
Durante séculos, os escravos afro-americanos aprenderam a ler em condições extraordinariamente difíceis, arriscando a vida. Aqueles que quisessem se alfabetizar eram forçados a encontrar métodos tortuosos de aprender. Aprender a ler, para os escravos, não era um passaporte imediato para a liberdade, mas uma maneira de ter acesso a um dos instrumentos poderosos de seus opressores: o livro. Os donos de escravos (tal como os ditadores, tiranos, monarcas absolutos e outros detentores do poder) acreditavam firmemente no poder da palavra escrita. Como séculos de ditadores souberam, uma multidão analfabeta é mais fácil de dominar; uma vez que a arte da leitura não pode ser desaprendida, o segundo melhor recurso é limitar seu alcance. Os livros, escreveu Voltaire no panfleto satírico Sobre o Terrível Perigo da Leitura, “dissipam a ignorância, a custódia e a salvaguarda dos estados bem policiados”.
Alberto Manguel. Uma história da leitura. (Trad. Pedro Maia Soares). São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 312-15 (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue o próximo item.
Em Salvador, na rebelião conhecida como a Revolta dos Malês — confronto sangrento entre escravos africanos seguidores do islamismo e tropas do governo brasileiro —, destaca-se o fato de muitos revoltosos estarem aptos para ler e escrever no idioma árabe, o que contribuiu para a preparação da insurreição.