A instauração da República no Brasil, no final do século XIX, provocou insatisfação popular que deu origem a diversos movimentos sociais, políticos, religiosos e militares. São exemplos da realidade rural do Brasil desse contexto os movimentos conhecidos como
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
O mercúrio (II) é tóxico para nosso corpo, sendo eliminado por um processo com cinética de primeira ordem com relação ao mercúrio. O tempo para que a concentração se reduza à metade da concentração inicial é dado pela equação a seguir, em que k é a constante de meia vida e vale 0,1155 dias-1 para o mercúrio (II):
t1/2 = 0,693/k
Se um fazendeiro acidentalmente ingerir grãos contaminados por mercúrio (II), serão necessários:
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Uma pessoa quer instalar uma iluminação decorativa para as festas de final de ano. Para isso, ela adquire um conjunto de 44 lâmpadas ligadas em série. Na sua residência a tensão da rede elétrica e de 220 V e a tomada utilizada pode fornecer o máximo de 4 A de intensidade de corrente.
Quais as especificações das lâmpadas que devem ser utilizadas para obter o máximo de potência na iluminação?
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Diante dessa minha afirmação expressa da continuidade intrínseca entre a ascese monástica extramundana e a ascese profissional intramundana, espanta-me que Brentano alegue contra mim o fato de os monges praticarem e recomendarem a ascese no trabalho! Todo o seu excurso contra mim culmina nisso. Mas justamente essa continuidade, como todos podem ver, é que é um pressuposto fundamental de todo o meu ensaio: a Reforma conduziu a ascese racional cristã e metódica de vida para fora dos mosteiros e as introduziu na vida profissional mundana.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Como apresentado no texto, o desenvolvimento do capitalismo para Weber está em conformidade com o processo de
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Meu pai disse que meu avô contou que minha avó era muito linda e que olhou bem nos seus olhos antes de correr. Meu avô ficou enfeitiçado por ela. Imediatamente ele tirou o laço do lombo do cavalo em que estava montado e a laçou. Ela, no começo, esperneou, gritou, chamou pelos outros ‘índios’, mas ninguém voltou, e meu avô a levou para casa e com ela teve nove filhos. Meu avô contou para meu pai que vovó era baixinha, tinha cabelos longos bem pretinhos e olhos puxadinhos. Ela ficava horas sentada na frente de casa penteando os cabelos e com os olhos perdidos no horizonte. Meu avô dizia que ela ficou a vida inteira aguardando que sua ‘tribo’ viesse resgatá-la. Nunca ninguém apareceu.
Disponível em:http://danielmunduruku.blogspot.com.Acesso em: 1º fev. 2020 (adaptado).
O texto traz a memória contemporânea de um dos netos de mulheres indígenas que foram “pegas no laço”, prática recorrente desde o período colonial até o início do século XX. No processo de formação do povo brasileiro, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Nessa charge, publicada em 1887 na Revista Ilustrada, o artista Ângelo Agostini representou escravos fugindo das fazendas. Aqueles que conseguiam escapar se dirigiam aos quilombos que, naquela época, estavam espalhados pelo país. Para chegar aos quilombos, muitos escravos contavam com a ajuda dos caifazes, abolicionistas que escondiam, alimentavam e transportavam esses escravos fugitivos.
Avalie a importância do “Quilombo dos Palmares” no contexto da luta negra contra a escravidão.