Em artigo intitulado “Clientelismo ainda domina política no interior do Brasil”, da BBC, de 27 de outubro de 2002, o jornalista Paulo Cabral desenha o painel de parte da política nacional. Ele destaca que, em comício de uma certa deputada, um grande churrasco foi oferecido para os eleitores de uma vila: "Sob um sol escaldante, um caminhão de som tocava o jingle – forró da candidata a todo o volume, a população sentia o cheiro da carne sendo assada trancada dentro de uma casa. Comida, só quando chegasse a candidata”.
BBC. Disponível em:. Acesso: 11 mar. 2013.
A relação descrita entre os eleitores e a candidata aproxima-se, na matriz teórica weberiana, de um tipo puro de relação de dominação, uma vez que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Em muitos países, é esperada uma gorjeta nos táxis. Na França, deve-se dar o troco como gorjeta.
Um turista francês veio ao Rio de Janeiro e pegou um táxi do aeroporto até o local onde ficaria hospedado. O valor da corrida foi de R$ 64,00. Ele pagou com 4 notas de 20 reais e deu o troco como gorjeta para o taxista. Quanto o taxista ganhou de gorjeta?
- Física
Três esferas condutoras idênticas A, B e C estão sobre tripés isolantes. A esfera Atem inicialmente carga elétrica de 6,4µC, enquanto B e C estão neutras.
Encostam-se as esferas A e B até o equilíbrio eletrostático e separam-se as esferas. Após isso, o procedimento é repetido, desta feita com as esferas B e C. Sendo a carga elementar 1,6.10-19 C, o número total de elétrons que, nessas duas operações, passam de uma esfera a outra é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Negros, índios e brancos misturados
O país Palmares começou a surgir em 1597 e durou até 1694. Seu território brasileiro se estendia por 150 quilômetros de comprimento e 50 de largura, nos estados de Alagoas e Pernambuco, entre os rios Ipojuca e Paraíba. Era uma região de serras de até 500 metros de latitude, cobertas por florestas e de acesso muito difícil – principal razão da sua sobrevivência. Sua população variou muito em 100 anos. Os holandeses, que dominaram Pernambuco de 1630 a 1654, reconheciam em Palmares duas povoações, com 6000 habitantes, no total. Mas depois de 1670, os relatos dos portugueses falam em mais de 20.000 habitantes. No auge, Palmares teve nove cidades, ou mocambos. Os historiadores divergem sobre esse número e sobre a localização das aldeias. A única conhecida, com certeza, é a capital, Macaco, na Serra da Barriga.
Em moldes africanos, a confederação constituía um Estado. Cada mocambo tinha seu chefe. Juntos, eles elegiam o rei do Quilombo. Em caso de ataques dos portugueses ou de expedições guerreiras para libertar escravos de engenho e fazendas, as forças dos mocambos se uniam.
Palmares não abrigava apenas escravos fugidos. Era uma sociedade multirracial e miscigenada de negros, índios e até brancos pobres Os ritos africanos conviviam com o catolicismo. Além de fabricar armas e ferramentas com a metalurgia trazida da África, os palmarinos plantavam milho, fumo, batata e mandioca. E faziam comércio com os vizinhos. A produção era trocada por munições, armas, sal, tecidos e ferramentas. Foram cem anos de convivência – em paz e em guerra.
ARNT, Ricardo. A cara de Zumbi. Revista Superinteressante, ano 9, n. 11, nov. 1995. p. 32.
Por que o autor chamou “Palmares” de país?
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UERJ) O cloreto de sódio, principal composto obtido no processo de evaporação da água do mar, apresenta a fórmula química NaCl. Esse composto pertence à seguinte função química:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
TEXTO I
A PAPER PÃO é uma rede de franquias especializadas na publicidade e propaganda em sacos de pão, a mídia com melhor custo x benefício do mercado. Somos líderes na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Uma marca inovadora que preza pela satisfação e sucesso de seus franqueados.
As embalagens PAPER PÃO são de excelente qualidade, coloridas, feitas de papel Kraft, tinta à base de água e cola sem poliamida. Todas atóxicas, recicláveis e 100% biodegradáveis. Os sacos também são aprovados pela ANVISA. Somos amigos da natureza. Trabalhamos com embalagens de 2, 3 e 5k, o que proporciona maior possibilidade de faturamento ao franqueado.
O franqueado ganha com a venda dos anúncios. As embalagens são divididas por módulos, são espaços publicitários que podem ser vendidos para diferentes empresas.
Disponível em: https://www.paperpao.com.br. Acesso em: 18 maio 2021.
TEXTO II
Papel de Pão
Eu nem sei dizer o que senti
Quando eu acordei e não lhe vi
Confesso que chorei, não suportei a dor
É doloroso se perder um grande amor
Mais alucinado eu fiquei
Quando li o bilhete que encontrei
Estava escrito num papel de pão
Foi o que arrasou meu coração
Ainda me lembro bem
Estava escrito assim
Não me procure
Nosso amor chegou ao fim
Ao fim
[...]
FAGUNDES, C. Disponível em: https://www.letras.mus.br. Acesso em: 18 maio. 2021.
Considerando-se a função que os sacos e os papéis de pão apresentam no anúncio e na canção, ambos os textos evidenciam a