53.
Analise a figura que apresenta a Lua em diferentes posições ao longo de seu trajeto ao redor da Terra.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1806-11172001000300008&script=sci_arttext>. Acesso em: 13 out. 2012.
- A) Cite o tempo que a Lua leva, aproximadamente, para completar uma volta em torno da Terra.
- B) Cite em que parte do dia (dia ou noite) a Lua Nova é observada na Terra. Justifique sua resposta.
- C) Se durante todo o trajeto da Lua ao redor da Terra há sempre apenas a metade dela sendo iluminada pelo Sol, explique como acontecem as diferentes fases da Lua.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto e responda a questão
Casa de vô
Todo avô toma remédio, usa dentadura e tira soneca depois do almoço. O meu, não. Não toma pílula nem xarope. E, à tarde, fica acordado, brincando comigo. Dentadura? Isso ele usa. Mas, de resto, é diferente. Minha avó também não é igual às outras. Enquanto toda avó borda e faz bolo de chocolate, ela só costura para fazer remendos nas roupas e só cozinha no fim de semana. E quase nunca está em casa. De calça comprida (enquanto todas as avós do mundo usam saia), sai cedinho para trabalhar e nos deixa sozinhos. Daí, o guarda-roupa dela vira elevador. Basta eu entrar e me sentar nas caixas de sapatos para vovô encostar as portas e, como ascensorista, anunciar: — Primeiro andar! Roupas e bonecas. Segundo andar! Balas de goma, móveis e crianças perdidas... A parede da sala é transformada em galeria de arte com pinturas emolduradas em fita-crepe, e o tapete, em tablado de exposição de botões raros, que jamais combinariam com qualquer roupa normal. Ao cair da tarde, na garagem vazia, enquanto o papagaio e os cachorros conversam misturando latidos, uivos e risadas, ele espalha alguns pedacinhos de papel pelo chão. É a brincadeira do Pisei. — Hã? Como assim?, pergunto. Essa é nova. Vovô explica sua invenção: — Memorize onde estão os papéis. Feche os olhos e comece a caminhar. Tente pisar em cima deles. Pode ir perguntando “Pisei?” para facilitar. Ganha o jogo quem pisar em mais pedaços. Eu começo. — Pisei?, pergunto, dando o primeiro passo, apertando os olhos. — Não! — Pisei?, insisto mais uma vez, depois de caminhar um tiquinho. — Não! Ouço um barulho de chaves. Vovó chega, cansada, do trabalho. Diz “Oi”. Sei que é para mim, mas não posso abrir os olhos para responder. É quebra de regra. — Tudo bem, vó? Quer brincar de Pisei? — Agora, não, minha riqueza. Vovó vai descansar. Vovô continua a me guiar, já sentado na cadeira de praia, lendo o jornal. Não vi, mas escutei o barulho dela sendo armada e das folhas nas mãos dele. Sigo. — Pisei? — Pisei? — Pisei? E nada. Sinto meus pés tropeçarem em algo. Abro os olhos. Vovô, a minha frente, de braços abertos, pronto para um abraço de vitória. — Mas eu não pisei em nenhum papelzinho, vô, digo, meio desanimada, mas já engalfinhada e feliz, nos braços dele. — O vento foi levando tudo para o cantinho do portão, ele explica, sorrindo. — E por que o senhor não me avisou? A gente poderia ter colado os pedacinhos no chão e recomeçado... — Porque eu queria que a brincadeira terminasse com você perto de mim. Casa de vô, de Beatriz Vichessi. Nova Escola. Disponível em:
<https://novaescola.org.br/conteudo/4302/casa-de-vo>.
Acesso em: 23 abr. 2017. Adaptado.
Ligue cada texto às suas características.
• Casa de avô
• Jogos e brincadeiras: origens das diversões das crianças brasileiras
• apresenta narrador e personagens.
• traz conhecimentos históricos, verdadeiros.
• apresenta uma história inventada.
• apresenta informações precisas.
- Matemática | 3.6 Exponencial
Uma aplicação financeira tem seu rendimento, que depende do tempo, dado pela função f, definida por f(t) = at, a > 0, e
Dessa forma, f(t1 + t2) é igual a
- Química | 2.4 Cinética Química
(UNINORTE)
Os catalisadores são substâncias que modificam a velocidade de uma reação química sem serem efetivamente consumidos no processo, a exemplo de enzimas que atuam na hidrólise de proteínas e de óleos e gorduras, reações bioquímicas que acontecem nos organismos. No diagrama de energia, estão representados, de maneira simplificada, os caminhos de uma reação química na presença e na ausência de um catalisador, em que Ea significa energia de ativação.
Considerando-se as informações do texto e do diagrama de energia, é correto afirmar:
- História | 3.2 Era Vargas
TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza-se por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente masculino; como esse espaço não é apenas esportivo, mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele derivados estabelecem limites que, embora nem sempre tão claros, devem ser observados para a perfeita manutenção da “ordem”, ou da “lógica’” que se atribui ao jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações daí decorrentes expressam muito bem as relações presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.
FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho”? Pequeno esboço para uma história das mulheres no país do futebol.
Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.-dez. 2005 (adaptado)
TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade. A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria as qualidades e os defeitos da nação.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do Brasil.
São Paulo: EdUNESP, 2010.
Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história do futebol na sociedade brasileira são respectivamente:
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Os anos 1960 e início dos 1970 foram anos de muitas dificuldades para os povos africanos habitantes, principalmente, das áreas que bordejam o deserto do Saara — Sahel — devido ao período de acentuada seca que se abateu sobre a região. Não descartando as implicações de ordem natural daquele fenômeno, deve-se observar que o aumento de seres humanos e suas manadas passou a pressionar muito fortemente o frágil ecossistema local e regional, o que resultou na considerável expansão anual do deserto sobre aquelas regiões.
MENDONÇA, F. A. Geografia e meio ambiente. São Paulo: Contexto, 1994 (adaptado).
O problema socioambiental apresentado emergiu como resultado da interação entre