Leia a seguir o fragmento de reportagem.
O comprimento dessa ponte expresso em decâmetros é
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 2.1 A Lua
Leia o texto a seguir.
[...] Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol. Cada fase da Lua tem duração de aproximadamente sete dias, influenciando nas marés e em alguns hábitos, como cortar o cabelo, pescar, entre outros. [...]
Disponível em: http://www.escolakids.com/fases-da-lua.htm. Acesso em: 17 abr. 2015.
A) Como é a lua na fase que vem logo depois da lua cheia?
B) Qual é a razão de o fenômeno descrito no texto ocorrer?
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
Muitas sínteses orgânicas podem ser realizadas como uma sequência de reações químicas. Considere a sequência de reações químicas representadas a seguir, como a monocloração de alcanos (1ª etapa) e a reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos (2ª etapa).
Para obtenção de um haleto orgânico, na primeira etapa é feita uma reação de halogenação (“substituição de hidrogênios de compostos orgânicos por átomos de haletos como o cloro, denominada de reação de cloração”).
Em seguida, na segunda etapa, é feito um processo conhecido por reação de alquilação Friedel-Crafts (“reação de haletos orgânicos com compostos aromáticos ou, simplesmente, a ligação de grupos alquil à estrutura de compostos orgânicos como anéis aromáticos”).
A análise das informações permite concluir que os compostos A e B podem ser identificados como, respectivamente,
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Claude Monet, influenciado por Turner, passou a pintar temas que apresentassem fluidez. Para isso, ele fragmentou a imagem com pinceladas de cor pura, passando a retratar a impressão captada diante do modelo. Monet inspirava-se, por exemplo, no pôr do sol, na luminosidade do feno ou num jardim florido. Suas obras contêm a característica de dissociação das cores e gradação dos tons complementares. As tintas não eram misturadas na palheta, dessa forma, a luz emanada das manchas e das pinceladas coloridas impressionava a retina, formando novas cores.
Disponível em: http://professormarioartes.blogspot.com. Acesso em: 12 ago. 2012 (adaptado).
Diante dessa nova concepção artística, a cor é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Esopo , o mais conhecido entre os fabulistas, foi sem dúvida um sábio que viveu na Grécia, na antiguidade. Sua origem é um mistério cercado de muitas lendas. Mas, pode ter ocorrido por volta do ano 620 a.C. Apresentamos a seguir uma conhecida lenda criada por ele: A lebre e a tartaruga.
Leia, a seguir, a moral da fábula: "Quem segue devagar e com persistência, sempre a vitória o espera." Explique, com suas palavras, o que a moral da fábula nos transmite.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Agora, o Manuel Fulô, este, sim! Um sujeito pingadinho, quase menino – “pepino que encorujou desde pequeno” – cara de bobo de fazenda, do segundo tipo –; porque toda fazenda tem o seu bobo, que é, ou um velhote baixote, de barba rara no queixo, ou um eterno rapazola, meio surdo, gago, glabro* ealvar**. Mas gostava de fechar a cara e roncar voz, todo enfarruscado, para mostrar brabeza, e só por descuido sorria, um sorriso manhoso de dono de hotel. E, em suas feições de caburé*** insalubre, amigavam‐se as marcas do sangue aimoré e do gálico herdado: cabelo preto, corrido, que boi lambeu; dentes de fio em meia‐lua; malares pontudos; lobo da orelha aderente; testa curta, fugidia; olhinhos de viés e nariz peba, mongol.
Guimarães Rosa, “Corpo fechado”, de Sagarana.
*sem pelos, sem barba **tolo ***mestiço
(FUVEST 2020 1º FASE) O retrato de Manuel Fulô, tal como aparece no fragmento, permite afirmar que