31. Helena foi fazer um piquenique com seus amigos, no alto de uma serra e para isso passaram em uma padaria, ao pé da montanha, para comprar comida. Em seguida, eles subiram a montanha até o local do piquenique. Quando chegaram lá em cima, eles notaram que os sacos de salgadinhos comprados estavam inflados, como balões.
Com base nos conceitos de pressão atmosférica, explique o motivo pelo qual os pacotes de salgadinhos ficaram inflados.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Esses chopes dourados
[...]
quando a geração de meu pai
batia na minha
a minha achava que era normal
que a geração de cima
só podia educar a de baixo
batendo
quando a minha geração batia na de vocês
ainda não sabia que estava errado
mas a geração de vocês já sabia
e cresceu odiando a geração de cima
aí chegou esta hora
em que todas as gerações já sabem de tudo
e é péssimo
ter pertencido à geração do meio
tendo errado quando apanhou da de cima
e errado quando bateu na de baixo
e sabendo que apesar de amaldiçoados
éramos todos inocentes.
WANDERLEY, J. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (fragmento).
Ao expressar uma percepção de atitudes e valores situados na passagem do tempo, o eu lírico manifesta uma angústia sintetizada na:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.2 Termos Constitutivos da Oração
Texto base: Governar Os garotos da rua resolveram brincar de governo, escolheram o presidente e pediram-lhe que governasse para o bem de todos. – Pois não – aceitou Martim. – Daqui por diante vocês farão meus exercícios escolares e eu assino. Clóvis e mais dois de vocês formarão a minha segurança. Januário será meu Ministro da Fazenda e pagará o meu lanche. – Com que dinheiro? – atalhou Januário. – Cada um de vocês contribuirá com um cruzeiro por dia para a caixinha do governo. – E que é que nós lucramos com isso? – perguntaram em coro. – Lucram a certeza de que têm um bom presidente. Eu separo as brigas, distribuo tarefas, trato de igual para igual com os professores. Vocês obedecem, democraticamente. – Assim não vale. O presidente deve ser nosso servidor, ou pelo menos saber que todos somos iguais a ele. Queremos vantagens. – Eu sou o presidente e não posso ser igual a vocês, que são presididos. Se exigirem coisas de mim, serão multados e perderão o direito de participar da minha comitiva nas festas. Pensam que ser presidente é moleza? Já estou sentindo como esse cargo é cheio de espinhos. Foi deposto, e dissolvida a República. ANDRADE, Carlos Drummond. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009. p. 91.
Enunciado:
A correspondência feita entre o momento da narrativa e os parágrafos que o compõem está adequada na seguinte alternativa:
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2016 2º APLICAÇÃO)
Num mapa com escala 1:250.000, a distância entre as cidades A e B é de 13 cm Num outro mapa, com escala 1: 300.000, a distância entre as cidades A e C é de 10 cm.
Em um terceiro mapa, com escala 1:500.000, a distância entre as cidades A e D é de 9 cm As distâncias reais entre a cidade A e as cidades B, C e D são, respectivamente, iguais a X, Y e Z (na mesma unidade de comprimento).
As distâncias X , Y e Z em ordem crescente, estão dadas em
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A respeito da fotossíntese, é correto afirmar que:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNICENTRO) Um copo plástico e um de alumínio estão dentro de uma geladeira. Eles possuem o mesmo volume e a mesma forma. Uma pessoa pega cada copo com uma das mãos e tem a sensação de que o copo de alumínio está mais frio que o de plástico.
Isso acontece porque