Na aula de ciências, a professora apresentou aos alunos duas misturas diferentes. A primeira mistura foi formada por água e açúcar, enquanto a segunda mistura foi formada por areia e água. Qual das misturas apresentadas pode ser classificada como mistura homogênea?
Questões relacionadas
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
As técnicas de cultivo in vitro de plantas se utilizam de uma série de fitormônios para garantir o desenvolvimento da planta no laboratório, antes da mesma ser levada para o campo. Sobre esse assunto, identifique a correlação correta entre o fitormônio e a sua respectiva função na planta:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
A teoria da evolução biológica é considerada a base da Biologia moderna e existem várias evidências para corroborá-la. Em relação a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. As evidências da evolução biológica estão baseadas principalmente no estudo comparado dos organismos, tanto fósseis quanto atuais.
II. A presença de estruturas análogas em diferentes organismos, como, por exemplo, as asas das aves e dos insetos, é evidência de que ambos os tipos de organismos evoluíram a partir de um ancestral comum.
III. A presença de órgãos vestigiais em alguns organismos, como, por exemplo, o apêndice cecal (vermiforme) em humanos – considerando que em outros organismos esses mesmos órgãos são funcionais –, é uma evidência evolutiva.
IV. Há grande semelhança no padrão de desenvolvimento embrionário inicial em diversos vertebrados. Quanto mais próximos evolutivamente são os organismos, maior é a semelhança no desenvolvimento embrionário.
V. Espécies com maior proximidade evolutiva apresentam menor grau de similaridade nas sequências de bases nitrogenadas dos seus ácidos nucleicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A principal explicação para a grande variedade de espécies na Amazônia é a teoria do refúgio. Nos últimos 100 000 anos, o planeta sofreu vários períodos de glaciação, em que as florestas enfrentaram fases de seca. Dessa forma, as matas expandiram-se e depois reduziram-se. Nos períodos de seca prolongados, cada núcleo de floresta ficava isolado do outro. Então, os grupos de animais dessas áreas isoladas passaram por processos de diferenciação genética, muitas vezes se transformando em espécies ou subespécies diferentes das originais e das que ficaram em outros refúgios.
Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 22 abr. 2015.
O principal processo evolutivo relacionado ao texto é a:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir referente a aspectos da conjuntura europeia que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
“[…] Contudo, a guerra mundial não pode ser explicada como uma conspiração de fabricantes de armas, mesmo fazendo os técnicos, com certeza, o máximo para convencer generais e almirantes, mais familiarizados com paradas militares do que com a ciência, de que tudo estaria perdido se eles não encomendassem o último tipo de arma ou navio de guerra. Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. […] Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 427.
Além da corrida armamentista a que se refere o autor, foram fatores que contribuíram para a deflagração do primeiro conflito mundial:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o documento a seguir. Majestade! Nós operários da cidade de São Petersburgo, nossas mulheres, nossos filhos e nossos velhos pais inválidos, viemos a V. Majestade procurar justiça e proteção. Caímos na miséria, oprimem-nos, sobrecarregam-nos de trabalho esmagador, insultam-nos; ninguém reconhece em nós o homem. Somos tratados como escravos, que devem aguentar pacientemente seu amargo destino e calar! [...] O que nós pedimos é pouca coisa. Só pedimos aquilo sem o qual a vida não é vida, mas prisão de forçados e tortura infinita. Nosso primeiro pedido era que nossos patrões examinassem, junto conosco, as nossas necessidades; mas mesmo isso nos foi recusado, recusaram-nos o direito de falar de nossas necessidades, achando que a lei não nos reconhece este direito. [...]. Petição dos operários ao czar: 1905. In: MATTOSO, Kátia M. de Queiroz (Org). Textos e documentos para o estudo da História Contemporânea: 1789-1963. São Paulo: Hucitex, 1977. p 140.
Enunciado:
O texto anterior é um trecho da petição do operariado russo a ser entregue ao Czar, em 1905.
A) Caracterize as condições do proletariado russo no início do século XX.
B) Indique o tratamento dispensado pelo governo czarista ao operariado russo que buscou enviar essa petição.