Read the words. Circle the word that has the opposite meaning.
TIME FOR KIDS. New York: Big Picture Edition, Vol. 8, No. 2. October, 2007.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.10 Verbos Doler, Estar (Se) y Sentir (Se) (Verbos Doer, Estar e Sentir)
Marque a alternativa que completa a oração abaixo:
______________________ los billetes para el viaje. (nosotros)
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Na figura, está representado um triângulo e alguns de seus ângulos.
Determine a medida do ângulo externo PÂC e assinale a alternativa correta.
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Durante a Idade Média, era comum o procedimento chamado de transfusão braço a braço, no qual uma pessoa tinha uma de suas artérias do braço conectada diretamente, por meio de um tubo, à veia de outra pessoa. Muitos pacientes faleciam ao receber a transfusão de sangue dessa forma, devido ao desconhecimento, na época, das complicações relacionadas à incompatibilidade de sangues no sistema ABO.
Considere que um médico desse período estivesse com um paciente necessitando urgentemente de uma transfusão de sangue e que havia cinco indivíduos à disposição para fazer a doação, via transfusão braço a braço. Suponha que os tipos sanguíneos das pessoas envolvidas nessa situação eram os seguintes:
Tipo sanguíneo
Paciente
A
Indivíduo 1
O
Indivíduo 2
AB
Indivíduo 3
B
Indivíduo 4
B
Indivíduo 5
A
Se o médico tivesse de escolher, aleatoriamente, um dos cinco indivíduos para realizar a transfusão, a probabilidade de que o paciente recebesse um sangue compatível, com relação ao sistema ABO, seria de
- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
20. “O Brasil não conhece essa Amazônia real, porque sua realidade não é avaliada, tampouco divulgada. O Brasil, todavia, precisa perceber a Amazônia hoje, não só como uma paisagem, não como um bioma somente, não só como uma fronteira... A Amazônia é uma região geográfica deste país comportando as características vitais de qualquer ambiente ocupado pelo ser humano, quer em sua vertente urbana, quer em sua vertente rural. Tem vida política, religiosa, comercial, industrial. Por isso também polui, também invade, também cresce desordenadamente e sua população sobrevive em favelas nas periferias das cidades. Nela também há violência como em qualquer outra região do país. Há, porém, um aspecto que a torna diferente das demais regiões. Essa diferença resulta tanto de sua configuração geofísica como da história de sua colonização. Nela, são os rios que imperam e são esses rios os detentores do ritmo de vida do homem, dos bichos e da própria floresta. Nesse mesmo rio está o principal meio de comunicação, de locomoção e de subsistência do amazônida. É nesse rio que está a delimitação do mapa de habitação e desenvolvimento da região. Lembre-se que a relação do homem com o rio é tão intensa que chega a ser poética.”
Vera Maria Fonseca de Almeida-Val
Esta vídeo-instalação é composta por duas imagens captadas nas margens do Rio Negro próximas à cidade de Manaus. Uma é projetada em três paredes, mostrando uma margem de rio poluída e suja. A outra é projetada no chão, mostrando a imersão corporal em uma margem de água limpa, repleta de transparências e reflexos de luz natural. Este trabalho é resultante de uma crítica social explícita, porém meu interesse de discussão está voltado principalmente a mostrar os efeitos causados ao ambiente natural, e não os motivos que levam à paisagem poluída, como o desenvolvimento social, econômico ou cultural do lugar.
MEMORIAL DESCRITIVO
Ilustração: Adriana Ramalho
Dimensões: Três projeções de 3,45 X 3,05m Uma projeção de 1,45 X 1,05m direcionada para o chão. Equipamento necessário: Quatro projetores multimídia. Dois aparelhos de DVD. Dois amplificadores de som. Um distribuidor de sinal com no mínimo uma entrada e três saídas. Mídia: Dois CDs-DVD (“paredes” e “vídeo do chão”) com filmes em Loop de cinco minutos.
VÍDEO REGISTRO DO TESTE DE INSTALAÇÃO
http://www.youtube.com/watch?v=mfZxZe70Ovo&feature=player_embedded
FOTOGRAFIAS DE RELEITURA DA VÍDEO-INSTALAÇÃO DISTÂNCIA
Trabalho mostrado na Exposição “Espaços Plurais” ZOE, na Casa do Lago, Unicamp (Campinas, Junho de 2007).
fotos: Adriana Ramalho
http://adrianaramalho.blogspot.com/2008/03/projetovideo-
instalao-buraco-branco.html
Através do texto acima, pode-se perceber que um videoinstalação não é difícil de elaborar, basta espaço e ideia. Converse com a turma sobre esse tema e peça aos alunos que pesquisem em revistas, jornais e sites sobre as videoinstalações, depois abra um espaço para que possam compartilhar as descobertas.
Divida a turma em 4 grupos e proponha que elaborem um videoinstalação, cada grupo desenvolverá um tema: terra, água, fogo e ar. Os temas estão ligados às questões ambientais, uma forma de trabalhar esse tema transversal associado à arte. Oriente-os no desenvolvimento dos trabalhos, principalmente na elaboração do conceito e mensagem a ser transmitida.
Depois dos trabalhos prontos, leve os alunos no auditório ou sala multimídia da escola para assistirem aos videoinstalações e logo após promova uma conversa para avaliação dos trabalhos.
- Matemática - Fundamental | 17.1 Hora, Minuto e Segundo
Leia a reportagem e responda o que se pede.
250 VIAGENS POR DIA
Em certos horários do dia, o trânsito de grandes cidades como Belo Horizonte parece não andar com tantos veículos nas ruas e avenidas. Uma saída para aliviar o tráfego é o investimento em transportes coletivos, entre eles o metrô. Em BH, muita gente depende desse tipo de transporte, mas várias melhorias ainda precisam ser feitas, como a ampliação das linhas.
O metrô surgiu em 1863, em Londres, na Inglaterra. (...)
No Brasil, a primeira linha foi inaugurada em 1974, em São Paulo. Cinco anos depois foi criado o sistema no Rio de Janeiro e somente em 1986 o metrô de BH começou a funcionar. Naquela época, entraram em operação seis estações, que ligavam o Eldorado à Lagoinha, com 10,8 km de linha e apenas três trens. Atualmente, a frota do metrô de BH é composta por 25 trens e cada um deles pesa cerca de 200 toneladas, mede 91,56 metros e tem mais de 2,90 metros de largura.
(...) A rede de metrô de São Paulo é a maior do Brasil, com quase 66 km de extensão e deve aumentar bastante até o fim do ano. (...) A maior rede do mundo é a de Londres, com 408 km de comprimento. (...)
NÚMEROS DO METRÔ DE BH
• Uma viagem do metrô transporta o equivalente a 12 ônibus lotados.
• São realizadas cerca de 250 viagens por dia e mais de 6.600 viagens por mês.
• Mais de 144 mil usuários transitam diariamente pelas 19 estações do sistema.
• O recorde diário de passageiros transportados pelo metrô dói de 171.610, em 5 de setembro de 2008.
Fonte: Estado de Minas – Gurilândia – 14/08/2010
O metrô surgiu em 1863, em Londres, na Inglaterra. Há quanto tempo existe esse meio de transporte?