Mark the food that tastes salty if you taste it.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 10. Povos antigos da américa
Leia o texto a seguir e responda:
Religião e poder
Quando os incas e astecas dominaram vários grupos com suas vitórias nas guerras, eles não os submetiam diretamente à escravização ou exploração. Procuravam garantir o bom funcionamento de seus impérios tornando as relações mais serenas, deixando claro quem mandava, mas fazendo acordos que estabeleciam direitos e deveres mútuos.
Assim, os vencidos que passavam a fazer parte dos impérios inca ou asteca deviam obediência, pagamento de tributos e respeito aos seus reis e deuses. Em compensação, as terras e comunidades dos povos dominados poderiam continuar com seus próprios chefes e deuses, desde que esses se tornassem subordinados às divindades e chefias dos impérios dominantes. Ao aceitar o acordo, os povos vencidos tinham direito à proteção do império, ou seja, os dominantes deviam zelar por seu bem estar econômico e espiritual e fornecer-lhes o auxílio necessário em tempos de dificuldades ou em ocasiões de festividades religiosas ou de amplos trabalhos coletivos.
Está claro que se tratava de um sistema de dominação amenizado, de certa forma, por essa troca de direitos e deveres entre as comunidades indígenas dominadas e os grandes estados. Mas o que acontecia quando os povos vencidos não aceitavam fazer acordo? Nesse caso, o império agia com a força: podia tomar as terras desses grupos e torná-los uma espécie de servos ou escravos para trabalhar nas terras das autoridades políticas, religiosas e guerreiras, que constituíam a nobreza entre os incas e os astecas.
Para os chefes dos impérios maia e asteca, o poder era atribuído a eles pelos deuses e, por isso, suas funções se revestiam de um caráter sagrado, o que aumentava o prestígio junto aos seus subordinados. Já entre os incas, depois de determinada época, o imperador se identificava diretamente com o principal deus de seu povo: o Sol. Isto é, era como se o imperador fosse o próprio deus Sol.
Os três povos eram politeístas e, dentre seus vários deuses, o Sol tinha um lugar muito especial: era ligado às origens de seus mundos e responsável, portanto, por sua continuidade e sobrevivência. Os grandes templos, nos quais se realizavam as cerimônias religiosas e os sacrifícios, demonstram a importância da religião para esses grupos, que através dela davam sentido às suas vidas sociais e familiares. Eles acreditavam numa sucessão de mundos ou eras que terminavam sempre por catástrofes causadas por grandes incêndios, inundações ou guerras. Sacrifícios religiosos eram feitos para agradar aos deuses, evitar calamidades e garantir a prosperidade, o equilíbrio e a sobrevivência de todos. Os astecas e os maias ofereciam aos deuses seus prisioneiros de guerra e os incas, de acordo com os pesquisadores, sacrificavam apenas animais.
Maria Regina Celestino de Almeida
Departamento de História - Universidade Federal Fluminense - 04/05/2010
Fonte:http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/114/incas-maias-e-astecas-3-tesouros-na-america/trabalho-religiao-e-poder Acesso em 23/04/2011
Identifique no texto aspectos comuns entre os incas, maias e astecas sob o aspecto de poder e religião.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Caminho do coração
Leia o poema a seguir.
Caminho do coração
Marta Lagarta
Era uma vez um peixinho dourado
já desbotado de tanta saudade.
Durante seu nado
tonto e solitário,
sonhava oceanos
distantes do aquário.
Lembrava da fauna e
da flora marinha,
sempre a imaginar
corais e conchinhas.
Ah! Isto o Peixinho
sabia fazer:
sonhar, calcular,
sem adormecer.
Bolou muitos planos,
mas não adiantava.
Somente pensar
não mudava nada.
O tempo passando,
e ele a desbotar,
sempre reclamando
demais e demais...
Até que um dia a bendita tristura
amoleceu a armadura de escamas.
Daí o peixinho,
sem pálpebras mesmo,
fechou os olhinhos,
danou a chorar.
As lágrimas, tantas,
vazaram do aquário,
pingaram no armário,
formando um caminho.
Peixinho pulava
- esforço profundo -
de lágrima em lágrima,
de
lá
gri
ma
em
lá
gri
ma
de
la...
E graças ao vento
e ao seu sentimento,
Peixinho afinal
voltou para o mar! [...]
LAGARTA, Marta. Abraço de pelúcia e outros poemas. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2013.
Enunciado:
Dos versos a seguir, em qual deles o Peixinho demonstra a saudade que tinha do mar?
- Ciências - Fundamental | 2.1 Ciclo da Vida dos Animais
A Pastoral da Criança é uma importante organização que tem como objetivo assistir famílias de baixa renda, procurando evitar a desnutrição.
Assinale a alternativa que NÃO se relaciona à receita analisada
- História | 1.2 Início da Colonização
Texto 1
“Parece-me gente de tal inocência que, se nós os entendêssemos e eles a nós, seriam logo cristãos porque eles não têm nem conhecem nenhuma crença. E, portanto, se os degredados que aqui hão de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer em nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga. Porque certamente esta gente é boa e de boa simplicidade, e imprimir-se-á ligeiramente neles qualquer cunho que lhes quiserem dar. E, pois, Nosso Senhor, que lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens, se aqui nos trouxe, creio que não foi sem um motivo.”
(CAMINHA, Pero Vaz de. Carta de Achamento do Brasil. Campinas: Editora da UNICAMP, 2001, p. 108.
Texto 2
“As molas do homem primitivo podem ser postas em ação pelo exemplo, educação e benefícios (...). Newton, se houvesse nascido entre os guaranis, seria mais um bípede, que pisara sobre a superfície da Terra; mas um guarani criado por Newton talvez ocupasse o seu lugar. Quem ler o diálogo que traz Léry na sua viagem ao Brasil entre um francês e um velho carijó conhecerá que não falta aos índios bravos o lume natural da razão.”
(ANDRADA E SILVA, José Bonifácio de. Projetos para o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 50.)
A partir dos dois textos, escritos em momentos emblemáticos da história do Brasil (o “achamento” em 1500 e o debate de ideias para a criação de uma constituição em 1823), seria correto afirmar que os povos originários são
- Biologia
Dos animais a seguir, o oxigênio e o dióxido de carbono são transportados pelo sistema circulatório SOMENTE em: