Analise este mapa em que estão representadas as sub-regiões do Nordeste.
facosgeobrasil.blogspot.com/2008/03/sub
CARACTERIZE a região marcada com o número 1, quanto aos aspectos físicos e econômicos.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Esses chopes dourados
[...]
quando a geração de meu pai
batia na minha
a minha achava que era normal
que a geração de cima
só podia educar a de baixo
batendo
quando a minha geração batia na de vocês
ainda não sabia que estava errado
mas a geração de vocês já sabia
e cresceu odiando a geração de cima
aí chegou esta hora
em que todas as gerações já sabem de tudo
e é péssimo
ter pertencido à geração do meio
tendo errado quando apanhou da de cima
e errado quando bateu na de baixo
e sabendo que apesar de amaldiçoados
éramos todos inocentes.
WANDERLEY, J. In: MORICONI, I. (Org.). Os cem melhores poemas brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 (fragmento).
Ao expressar uma percepção de atitudes e valores situados na passagem do tempo, o eu lírico manifesta uma angústia sintetizada na:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão Texto I Gostoso andar na areia molhada da maré enchendo. O pé afunda, a água vem, o calcanhar quase fica preso. Divertido. Bino e Dilson corriam das ondas, enfiavam o pé na areia e davam gargalhadas. MACHADO, Ana Maria. Do outro lado tem segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. Texto II Diante dos surtos de sarampo, Brasil registra 677 casos da doença 18/07/2018 19:33 Até o momento, 677 pessoas tiveram o diagnóstico de sarampo confirmado no Brasil. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Saúde. A pasta ressalta que o país enfrenta, atualmente, surtos de sarampo em dois estados: Roraima e Amazonas, mas há casos registrados em outros quatro estados. Disponível em: <http://saude.ig.com.br/2018-07-18/surtos-de-sarampo-amazonas-roraima.html>. Acesso em: 19 jul. 2018. Texto III A gente usa 100% do cérebro? Você já deve ter ouvido falar que seres humanos não são capazes de usar 100% da capacidade cerebral. Mas isso é um mito. A história surgiu no início do século 20, quando os cientistas ainda entendiam pouco sobre as funções do cérebro. Hoje, eles sabem que usamos todo o potencial desse órgão: os estudos mais atuais revelam que, ao longo de um dia, colocamos em ação 100% das capacidades cerebrais – e não há indícios de que existam áreas inativas nesse órgão. MAIA JÚNIOR, Antônio M. A gente usa 100% do cérebro? Disponível em:
<http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/a-gente-usa-100-do-cerebro.phtml#.W1CgTtJKh0w>. Acesso em: 19 jul. 2018.
Caracteriza(m)-se como notícia:
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Analiza la viñeta a seguir.
Disponible en:<http://eltranvia48.blogspot.com.br/2010_06_01_archive.html> Acceso el: 02 dic. 2015.
El cómic muestra diferentes formas en que las mujeres van vestidas en la calle. En el contexto del cómic, se pretende evidenciar
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Ufpr) Considere o seguinte excerto:
O estudo objetivo e sistemático da sociedade e dos comportamentos humanos é um desenvolvimento relativamente recente, cujos primórdios datam de fins do século XVIII. Um desenvolvimento-chave foi o uso da ciência para compreender o mundo – a ascensão de uma abordagem científica ocasionou uma mudança radical na perspectiva e na sua compreensão. Uma após a outra, as explicações tradicionais e baseadas na religião foram suplantadas por tentativas de conhecimento racionais e críticas. [...] O cenário que dá origem à sociologia foi a série de mudanças radicais introduzidas pelas “duas grandes revoluções” da Europa dos séculos XVIII e XIX. [...] A ruptura com os modos de vida tradicionais desafiou os pensadores a desenvolverem uma compreensão tanto do mundo social como do natural. Os pioneiros da sociologia foram apanhados pelos acontecimentos que cercaram essas revoluções e tentaram compreender sua emergência e consequências potenciais.
(GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 27-28.)
Quais são as revoluções a que Anthony Giddens faz referência?
- Matemática
Os vértices de um tetraedro regular são também vértices de um cubo de aresta 2. A área de uma face desse tetraedro é