Pilhas são dispositivos que transformam energia química em energia elétrica por meio de um sistema montado para aproveitar o fluxo de elétrons provenientes de uma reação química de oxirredução, conforme mostra o seguinte exemplo.
Considerando que os Potenciais de redução do Níquel e do Zinco são, respectivamente, -0,25V e -0,76V, é correto afirmar que
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.1 As Eras Geológicas
Na coluna da esquerda estão indicados os nomes das Eras Geológicas. Na coluna da direita, estão listadas frases que ilustram os diversos acontecimentos geológicos que ocorreram em cada Era. Numere a coluna da direita relacionando-a à da esquerda.
A sequência CORRETA é
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Um chuveiro elétrico de resistência elétrica R está ligado a uma tomada de 110 V.Desejando-se diminuir a corrente elétrica que passa no resistor, sem alterar a potência elétrica do chuveiro, deve-se ligá-lo em tomada de:
- Física
Um fluido A, de massa específica mA, é colocado em um tubo curvo aberto, onde já existe um fluido B, de massa específica mB. Os fluidos não se misturam e, quando em equilíbrio, B preenche uma parte de altura h do tubo. Neste caso, o desnível entre as superfícies dos fluidos, que se encontram à pressão atmosférica, é de 0,25 h. A figura ilustra a situação descrita.
Considerando que as interações entre os fluidos e o tubo sejam desprezíveis, pode-se afirmar que a razão mB /mA é:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se conhecida durante muito tempo como “A Grande Guerra”. Para se compreender os motivos de ter sido uma guerra tão longa e de proporções catastróficas é necessário relembrar alguns aspectos do cenário político e econômico mundial das últimas décadas do século XIX. Disponível em: .
Acesso em: 26 dez. 2017.
Enunciado:
Entre esses aspectos políticos e econômicos responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial podemos citar:
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
[...] as irmandades de negros eram espaços permitidos dentro da legalidade, nos quais o escravo podia manifestar-se fora de suas relações de trabalho. [...] Em certo sentido, era através da religião católica que o escravo encontrava algum lenitivo para sua situação. Tudo indica que a permissão para a criação das irmandades de negros tenha sido dada com o intuito de obter melhores resultados na cristianização dos escravos
[...]. Paradoxalmente, os negros utilizaram as irmandades para resguardar valores culturais, em especial suas crenças religiosas. [...] Tudo leva a crer que, a partir da realidade vivida naquela época, bem como considerando as dificuldades, o negro recriou e reinterpretou a cultura dominante, adequando-a à sua maneira de ser
(Ana Lúcia Valente. “As irmandades de negros: resistência e repressão”. In: Horizonte, v. 9, no 21, 2011.)
Segundo o excerto, as irmandades religiosas de negros, no Brasil colonial, eram