Qual é a finalidade da Lei Áurea, promulgada em 13 de maio de 1888?
Na sua opinião, a Lei Áurea influenciou as condições de vida dos escravos depois de promulgada? Explique.
Explique por que a Lei Áurea não foi suficiente para integrar os negros à sociedade e promover a igualdade racial no Brasil.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05. França: A Revolução Francesa
Texto base: Uns dedicam-se, particularmente, ao serviço de Deus; outros garantem pelas armas a defesa do Estado; outros ainda a alimentá-lo e a mantê-lo pelos exercícios da paz. São essas as três ordens ou estados gerais da França. DUBY, Georges. As Três Ordens ou o Imaginário do Feudalismo. Trad. Maria Helena Costa Dias. Lisboa: Editorial Estampa, 1982. p. 8.
Enunciado:
- a) Identifique as três ordens às quais se refere o historiador Georges Duby.
- b) Uma das três ordens citadas garante, de acordo com o autor, a defesa do Estado. Explique de que forma isso era feito.
- História - Fundamental | 02. Humanismo e Renascimento
Observe as imagens.
Ao comparar as imagens, um dos elementos que revela o surgimento do Renascimento cultural é:
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Considere que um determinado estudante, utilizando resistores disponíveis no laboratório de sua escola, montou os circuitos apresentados abaixo:
Querendo fazer algumas medidas elétricas, usou um voltímetro (V) para medir a tensão e um amperímetro (A) para medir a intensidade da corrente elétrica. Considerando todos os elementos envolvidos como sendo ideais, os valores medidos pelo voltímetro (situação 1) e pelo amperímetro (situação 2) foram, respectivamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: 10509843
Leia o texto. [...] De fato, Joana começou como uma simples camponesa. Ela cresceu trabalhando na fazenda do pai e, à primeira vista, não parecia nada especial. Para chegar a algum lugar na época dela, era preciso ser homem – e também rico –, e Joana não era nem um nem outro. Mesmo assim, ela acabou mudando o curso da história do seu país e se tornou a mais famosa e bem-sucedida líder militar do seu tempo, tudo isso com apenas dezessete anos de idade. Mas, então, como ela conseguiu ter tamanho impacto? Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes, dizendo-lhes como fazer melhor e até lhes dando ordens. Mas ela não apenas mandava suas cartas e parava por aí: graças a um temperamento extragrande, um gosto por aventuras repletas de ação e uma atitude “nunca diga nunca”, na maioria das vezes ela conseguia o que queria. Inacreditavelmente, Joana começou pastoreando carneiros e gado e acabou jantando com reis e liderando exércitos em batalhas. [...] Também há algumas surpresas. Por exemplo, você sabia que ela... Teve que fugir de casa para encontrar o rei da França? Tentou impedir um exército inteiro de falar palavrões? Sobreviveu a uma flecha que lhe atravessou o peito? Roubou o cavalo de um bispo? A história de Joana costuma ser narrada como se se tratasse de um conto de fadas: algo que aconteceu uma vez, numa terra muito, muito distante... [...] A história de Joana foi contada umas centenas de vezes ao longo dos séculos. Ela estrelou mais livros e filmes do que quase qualquer outra pessoa na história – e nunca deixou de impressionar a quem conhecia sua trajetória. [...] Ninguém sabe exatamente a data, mas Joana provavelmente nasceu em uma noite fria de janeiro de 1412, em uma pequena aldeia chamada Domrémy, no leste da França. Domrémy fica no centro da bela região conhecida como Lorena. [...] Os orgulhosos pais de Joana eram um casal trabalhador e se chamavam Jacques e Isabel Darc. [...] ROBINS, Phil. Joana d’Arc e suas batalhas. Tradução de Marcelo Andreani de Almeida.
São Paulo: Companhia das Letras, 2010. Glossário
Pastorear – conduzir e/ou vigiar (carneiros; gado) no pasto.
Enunciado:
Releia o seguinte trecho.
Bom, para começar, Joana sabia dizer aos outros o que pensava sobre as coisas. Estava sempre zangada com o que acontecia ao seu redor; e escrevia frequentemente a reis e duques e outras figuras importantes [...]
O tempo verbal predominante nesse trecho é utilizado para indicar
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a definição do verbete “egiptologia” a seguir.
Egiptologia
Egiptologia é o estudo da cultura egípcia. É uma área da arqueologia e da História Antiga. [...] A disciplina surgiu, oficialmente, quando foi criado o curso de Egiptologia no Collège de France por Jean-François Champollion, após sua decifração da escrita egípcia, os hieróglifos. A partir de então, uma nova luz abriu-se para os documentos dessa terra lendária que poderia ser interpretada, finalmente, através do ponto de vista dos próprios egípcios.
Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/egiptologia. Acesso em: 31 mar. 2019.
A egiptologia, como ciência dedicada ao estudo da história egípcia, usa como fontes principais: