Um dos grandes problemas ambientais na atualidade relaciona-se com o desaparecimento da camada de ozônio na atmosfera. É importante notar que, quando desaparece o gás ozônio, aparece imediatamente o gás oxigênio de acordo com a equação abaixo:
Considerando a velocidade de aparecimento de O2 igual a 12 mol/L.s, a velocidade de desaparecimento do ozônio na atmosfera em mol/L.s é:
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(UNIT) A dilatação anormal da água faz com que apenas a superfície de um lago se solidifique. O gelo formado isola o restante da água, fazendo com que a temperatura no fundo do lago seja em torno de 4°C, preservando, assim, a fauna e a flora. Sabendo-se que a densidade da água a 4°C, ao nível do mar, é igual a 1,0 g/cm³ e o coeficiente de dilatação volumétrica médio da água, 2,0.10-4 °C-1, é correto afirmar que a densidade da água, a 84,0°C, em 10² kg/m³, é, aproximadamente, de
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa la imagen de humor la a seguir sobregeografia.blogspot.com
Enunciado:
Relaciona la figura anterior al problema de la falta de agua en el mundo.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Um raio de luz monocromática de frequência f = 1,0 x 1015 Hz, com velocidade v = 3,0 x 105 km/s, que se propaga no ar, cujo índice de refração é igual a 1, incide sobre uma lâmina de vidro (nvidro = √2), formando um ângulo 45°com a superfície da lâmina.
O seno do ângulo de refração é
- História | 6.01 Revolução Francesa
(UECE) “Quem era a burguesia? Eram os escritores, os doutores, os professores, os advogados, os juízes, os funcionários – as classes educadas; eram os mercadores, os fabricantes, os banqueiros – as classes abastadas, que já tinham direitos e queriam mais. Acima de tudo, queriam – ou melhor, precisavam – lançar fora o jugo da lei feudal numa sociedade que realmente já não era feudal. Precisavam deitar fora o apertado gibão feudal e substituí-lo pelo folgado paletó capitalista. Encontraram a expressão de suas necessidades no campo econômico, nos escritos dos fisiocratas de Adam Smith; e a expressão de suas necessidades, no campo social, nos trabalhos de Voltaire, Diderot e dos enciclopedistas. O laissez-faire no comércio e indústria teve sua contrapartida no ‘domínio da razão’ na religião e na ciência.”
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem. 21ª ed. Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1986, p. 149.
Essa Burguesia, descrita por Leo Huberman, foi responsável por uma das principais transformações políticas e sociais, que teve um impacto duradouro na história do país onde ocorreu e, mais amplamente, em todo o continente europeu. Essa Burguesia está ligada à:
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UFOP) Mendel, em um de seus experimentos, cruzou ervilhas de semente lisa com ervilhas de semente rugosa, ambas chamadas de Geração Parental, e observou que todos os descendentes possuíam sementes lisas, sendo chamados de Geração F1. Ao cruzar indivíduos da geração F1, obteve a geração F2, na qual 3/4 dos indivíduos possuíam sementes lisas e 1/4 possuía sementes rugosas. A partir desses experimentos, Mendel concluiu: