Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br>. Acesso em: 1º out. 2014.
A partir da observação das informações contidas na imagem, explique as características e as funções exercidas pelas classes sociais mostradas na pirâmide.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Texto base: A tabela a seguir mostra os maiores produtores mundiais de carvão em dois momentos históricos diferentes.
Encyclopædia Britannica (11th ed.), online e World Steel Association. Database, 2015.
Enunciado:
Levando em conta esses dados e seus conhecimentos sobre a industrialização europeia, aponte a afirmação correta:
- Geografia - Fundamental | 3.3 Placas Tectônicas
O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, informou que o furacão "Tomas" provocará fortes chuvas sobre Haiti, República Dominicana e Porto Rico. E que ao se deslocar pelo arquipélago das Bahamas, avançará com ventos de 120 km/h, diminuindo de intensidade em menos de 24 horas, até se transformar de novo em tempestade em processo de degradação, conforme for se afastando do Caribe e adentrando no oceano Atlântico.
Trecho adaptado do texto: Furacão "Tomas" dia 6/11/2011.
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2010/11/06/furacao-tomas-provoca-fortes-chuvas-sobre-haiti-porto-rico-e-r-dominicana.jhtm Acesso em: 16/02/2011
O furacão “Tomas” não será o primeiro nem o último, a América central está localizada na trajetória dos furacões. EXPLIQUE o processo de formação dos Furacões.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A Revolução Industrial teve início na Grã-Bretanha por volta de 1760. Neste momento, uma série de fatores conjunturais daquela sociedade (crescimento da burguesia, desenvolvimento de áreas urbanas, etc.) fez a produção em massa ganhar força, deixando para trás o modo de produção agrícola e manual. Pela primeira vez na história, com o auxílio da ação humana, máquinas passaram a gerar produtos. A princípio, esta pareceu ser apenas uma solução capaz de baratear uma série de itens, favorecendo a qualidade de vida da população. Ao espalhar-se primeiro a outros países europeus e posteriormente aos EUA – e depois a todo o mundo – esta lógica acabou criando uma série de desdobramentos não planejados, dentre eles, os impactos prejudiciais ao meio ambiente.
Disponível em: .
Um dos principais problemas ambientais atuais é a chuva ácida. O(s) principal(is) responsável(is) por ela e a origem desses compostos são:
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(PUCRS) Considere a matriz binária representada abaixo, na qual ‘’0’’ significa ausência e ‘’1’’ presença de determinadas características (c1,c2,c3,c4 e c5) em cinco espécies hipotéticas (E1, E2 , E3, E4 e E5)
Assinale a alternativa que mostra o cladograma que melhor representa o grau de similaridade entre as espécies E1, E2 , E3, E4 e E5 - Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UFRGS) Identity is about belonging, about what you have in common with some people and what differentiates you from the others. At its most basic it gives you a sense of personal location, the stable 1core to your individuality. But it is also about your social relationships, your complex involvement with others, and in the modern world these have become even more complex and confusing. Each of us lives with a variety of potentially contradictory identities, which battle within us allegiance: as men or women, black and white, straight or gay, able-bodied or disabled. 2The list if potentially infinite, and so therefore are our possible belongings. Which of them we focus on, bring to the fore, “identify” with, depends on a host of factors. At the center, however, are the values we share with others.
Identities are not neutral. the quest for identity are different, and often conflicting values. By saying who we are, we are also 3striving to express what we are, what we believe and what we desire. (…)
All this makes debates over values particularly 4fraught and delicate: they are not simply speculations the world and our place in it; they touch on fundamental, and 5deeply felt issues about who we are and what we want to become. They also 6pose political questions: how to achieve reconciliation between our collective needs as human beings and our specific needs as individual sand members of diverse communities, how to balance the universal and the particular. These are not new questions, but they are likely, nevertheless, to loom ever-larger 7as we engage with the certainty of uncertainty that characterizes ‘new times’.
The basic issue can be stated simply: by what criteria can we choose between the conflicting claims of differences? To ask the question immediately underlines the poverty of our thinking about this. Can the rights of a group obliterate the rights of an individual? Should the morality of one sector be allowed to limit the freedom of others? To what extent should one particular definition of the good and the just prevail over others? These are ancient questions, but 8the alarming fact is that one still lacks a common language for addressing them, 9let alone resolving them.
WEEKS, J. The Value of Difference. In: RUTHEFORD, J. ed. Identity, Culture, Difference. London: Lawrence & Wishart, 1990. p. 88.
Considere as propostas de reescrita do segmento The list is [...] infinite, and so therefore are our belongings (ref. 2).
I. The list is [...] infinite and consequently our belongings are also infinite.
II. The list is [...] infinite and the list of our belongings may also be infinite.
III. The list is [...] infinite and hence our belongings are infinite, too.
Quais poderiam substituir o segmento acima, sem prejuízo do sentido literal e da correção gramatical?