No mapa a seguir encontra-se uma sub-região do Nordeste que apresenta clima e vegetação de transição. A leste, o clima é mais úmido e a vegetação original era de mata Atlântica. A oeste, as chuvas diminuem e a vegetação muda para caatinga. Nesta sub-região se destacam cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Feira de Santana (BA). Na zona rural encontram-se pequenas e médias propriedades que produzem milho, feijão, mandioca, além da criação de caprinos, suínos, ovinos e aves.
Essa sub-região é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
O influente matemático Euler propôs no século XVIII uma maneira de se determinar o logaritmo decimal da raiz do produto de dois números a e b, usando as propriedades dos logaritmos, sendo conhecidos os logaritmos decimais de a e de b, chegando-se à seguinte expressão:
Esse método apresentado por Euler permite o cálculo de raízes enésimas de produtos. Seguindo o mesmo procedimento usado por Euler, a expressão obtida após o desenvolvimento de será:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
TEXTO I
280 NOVOS VEÍCULOS POR DIA NO ESTADO
Frota, que chega a quase 1,4 milhão deve dobrar em 13 anos A cada dia, uma média de 280 novos veículos chega às ruas do Espírito Santo, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES). No final do mês passado, a frota já era de 1.395.342 unidades, 105 mil a mais do que no mesmo mês de 2011. Os números incluem automóveis, motocicletas, caminhões e ônibus, entre outros tipos. De dezembro para cá, o crescimento foi de mais de 33 mil veículos. E, se esse ritmo continuar, a frota do Espírito Santo vai dobrar até 2025. O diretor-geral do Detran-ES relaciona o crescimento desses números à facilidade encontrada para se comprar um veículo. “Há toda uma questão econômica, da facilidade de crédito. Como oferecemos um transporte coletivo que ainda precisa ser melhorado, inevitavelmente o cidadão que pode adquire seu próprio veículo.
Disponível em: http://gazetaonline.globo.com. Acesso em: 10 ago. 2012. Adaptado.
Os textos I e II tratam do mesmo tema, embora sejam de gêneros diferentes. Estabelecendo-se as relações entre os dois textos, entende-se que o Texto II tem a função de
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(Uneb)
A piracema pode ser traduzida pelo movimento de várias espécies de peixes, rio acima, para completar seu ciclo reprodutivo. A interrupção desse movimento por obstáculos, como barragens, afeta diretamente o sistema fisiológico que permite a reprodução dos peixes.
A reprodução dessas espécies de peixes é controlada pelo eixo hipotálamo-hipófise-gônadas, um sistema em cascata de liberação de hormônios e neuro-hormônios que traduzem as condições ambientais para a fisiologia dos animais, definindo assim o sucesso reprodutivo dos indivíduos. Os hormônios hipofisários agem sobre as gônadas, ovários e testículos, estimulando a síntese dos chamados esteroides gonadais, estradiol, progesterona e testosterona, a depender do sexo.
(HILSDORF; MOREIRA, 2011, p. 76-79).
Considerando-se as estruturas químicas dos esteróis gonadais, representados face à importância que têm na reprodução de espécies de peixes de piracema, é correto afirmar:
- História | 4. Patrimônio Cultural
As primeiras ações acerca do patrimônio histórico no Brasil datam da década de 1930, com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Nesse período, o conceito que norteou a política de patrimônio limitou-se aos monumentos arquitetônicos relacionados ao passado brasileiro e vinculava-se aos ideais modernistas de conhecer, compreender e recriar o Brasil por meio da valorização da tradição.
SANTOS, G. Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre educação histórica e educação patrimonial no ensino médio.
EntreVer, n. 2, jan.-jun. 2012.
Considerando o contexto mencionado, a criação dessa política patrimonial objetivou a
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças de uma escola estavam brincando de acertar os cones. Para isso elas formaram duas equipes, de acordo com a imagem. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
No final do jogo elas contaram quantos cones cada uma das equipes derrubou. Se a primeira equipe derrubou 12 cones e a segunda derrubou 9 cones a mais, quantos cones a equipe vencedora derrubou no total?