A imagem retrata a coroação de D. Pedro I, iniciando um novo regime de governo no Brasil.
Assinale a alternativa que nomeia o novo regime adotado e aponta corretamente suas características.
Questões relacionadas
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(Unisc) “Na galeria de ícones nacionais, a invenção social do Brasil como terra do samba representa uma imagem que perdura até os dias de hoje, atravessando os tempos apesar de todos os contratempos no terreno da música popular brasileira. Denominador comum da propalada identidade cultural brasileira nosegmento da música, o samba urbano teve que enfrentar um longo e acidentado percurso até deixar de ser um artefato cultural marginal e receber as honras da sua consagração como símbolo nacional. Essa história, cujo ponto de partida pode ser recuado até a virada dos séculos XIX e XX, foi toda ela permeada por idas e vindas, marchas e contramarchas, descrevendo, dialeticamente uma trajetória que desconhece qualquer traçado uniforme ou linear.
[...] Nos últimos anos da década de 20 do século passado, um terremoto de efeito prolongado abalou, de alto a baixo, a música popular brasileira. Seu epicentro foi o bairro de Estácio de Sá, encravado entre o Morro de São Carlos e o Mangue, nas proximidades da zona central do Rio de Janeiro. Reduto de gente pobre, com grande contingente de pretos e mulatos, era um prato cheio para as associações que normalmente se estabelecem entre classes pobres e “classes perigosas”. Daí viverem cercados de especial atenção por parte da polícia. Berço do novosamba urbano, o Estácio não terá, todavia, exclusividade no seu desenvolvimento. Quase simultaneamente, o “samba carioca”, nascido na “cidade”, iria galgar as encostas dos morros e se alastrar pela periferia afora, a ponto de, com o tempo, ser identificado como “samba de morro”. Até impor-se como tal e, mais, como ícone nacional, uma batalha, ora estridente, ora surda, teve que ser travada.”
PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História (São Paulo) [en línea] 2003, vol. 22 [citado 2012-04-20]. Disponible en Internet: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=221014788004. ISSN 0101-9074.
I. O texto aborda a descaracterização do samba como música negra junto à sociedade brasileira contemporânea.
II. O texto reflete como um gênero musical com vínculos de pertencimento étnico se tomou símbolo nacional da cultura brasileira.
III. A forma do samba que se tornou um ícone nacional era inicialmente marginal e urbana.
IV. O autor demonstra, pelo texto, considerar que a identidade brasileira é socialmente construída.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa
FAVELÁRIO NACIONAL
Carlos Drummond de Andrade
Quem sou eu para te cantar, favela,
Que cantas em mim e para ninguém
a noite inteira de sexta-feira
e a noite inteira de sábado
E nos desconheces, como igualmente não te
conhecemos?
Sei apenas do teu mau cheiro:
Baixou em mim na viração,
direto, rápido, telegrama nasal
anunciando morte... melhor, tua vida.
...
Aqui só vive gente, bicho nenhum
tem essa coragem.
...
Tenho medo. Medo de ti, sem te conhecer,
Medo só de te sentir, encravada
Favela, erisipela, mal-do-monte
Na coxa flava do Rio de Janeiro.
Medo: não de tua lâmina nem de teu revólver
nem de tua manha nem de teu olhar.
Medo de que sintas como sou culpado
e culpados somos de pouca ou nenhuma irmandade.
Custa ser irmão,
custa abandonar nossos privilégios
e traçar a planta
da justa igualdade.
Somos desiguais
e queremos ser
sempre desiguais.
E queremos ser
bonzinhos benévolos
comedidamente
sociologicamente
mui bem comportados.
Mas, favela, ciao,
que este nosso papo
está ficando tão desagradável.
vês que perdi o tom e a empáfia do começo?
...
(ANDRADE, Carlos Drummond de, Corpo. Rio de Janeiro: Record, 1984)
Assinale a alternativa em que a função sintática exercida pela oração em destaque está corretamente indicada:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <blog.correios.com.br>. Acesso em: 27 set. 2014
A partir da análise do desenho, escreva um parágrafo abordando a importância política e econômica de Ouro Preto, no século XVIII.
- Matemática | 2.1 Conjuntos
Considere a sentença: para qualquer x pertencente ao conjunto M, tem-se x² > x.
Assinale a alternativa que apresenta um possível conjunto M.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
TEXTO I
Em denúncia recebida pela Inquisição de Lisboa, em 1715, aparece como réu Vicente Morais, negro umbundu, forro, soldado, natural de Angola. Ele foi acusado de guardar com ele um “santinho” de igreja e produzir “bolsas de mandingas” feitas de chita. Nunca tirava uma delas da cintura, por acreditar que o protegia dos perigos.
PANTOJA, S. Terra do Pecado. Revista Nossa História. São Paulo: Editora Vera Cruz,2006.
TEXTO II
O capitão Manoel de Freitas, branco, português, na tentativa de curar-se de uma enfermidade, seguia os preceitos de um feiticeiro ambundo, participando de rituais que incluíam a adoração a bode e o sacrifício de um bezerro. Testemunhas confirmaram que o militar tentava curar uma perna doente, mal que o feiticeiro atribuía à alma penada de sua falecida mulher.
O Capitão e o Mandingueiro. Revista Nossa História. Ano 3, nº 32, junho de 2006 (adaptado). VOT2021
A mistura de práticas religiosas no Brasil colonial foi uma estratégia utilizada pela sociedade da época para