(UNISC) Na História do Rio Grande do Sul, encontramos diferentes exemplos de disputas entre portugueses e espanhóis, entre grupos políticos regionais, e de conflitos sucessivos em torno de interesses e de fronteiras na Região do Prata. Assinale a alternativa que apresenta exemplos desses conflitos, com a participação sul-rio-grandense, no século XIX.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
(UNIME)
A toupeira australiana e a toupeira norte-americana, representadas, respectivamente, em I e II, apresentam semelhanças morfológicas, embora a australiana seja um marsupial e a norte-americana, um eutério.
Considerando-se as informações apresentadas e o conhecimento sobre a biologia de mamíferos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A semelhança no aspecto externo entre essas toupeiras decorre de convergência evolutiva.
( ) A toupeira americana e a australiana pertencem a uma mesma família na classificação biológica moderna.
( ) Nas toupeiras americanas, os filhotes completam o desenvolvimento embrionário no útero de sua mãe.
( ) As características morfológicas que tornam esses animais tão parecidos constituem exemplo de homologias que se estabelecem, independente de um contexto ambiental.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia | 5.1 População
Considerando a charge precedente, julgue o item a seguir, a respeito da realidade nas favelas brasileiras.
A favela e o cortiço, tipo de assentamento urbano precário fruto da desigualdade socioespacial brasileira, são formas de habitação popular presentes nas metrópoles e também em cidades médias e pequenas no interior do país.
- História - Fundamental | 02. Revolução Industrial
Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro Breve Histórias do Mundo.
Graças a esse conhecimento matemático da natureza, foi possível entender e também explorar suas energias, que foram domesticadas para servirem ao homem e, muitas vezes, substituírem seu trabalho.
GOMBRICH, Ernst H. Breve história do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 267.
Segundo o autor do trecho,
- Química | A. Plana
(PUCRJ) Na natureza, várias substâncias possuem isômeros, que podem ser classificados de várias maneiras, sendo uma delas a isômeria funcional. Assinale a opção que apresenta um isômero funcional do 2-hexanol.
- Geografia | 3.5 Vegetação
(UFPR) Num clássico trabalho publicado em 1967, o geógrafo brasileiro Aziz Nacib Ab'Saber caracterizou seis grandes domínios morfoclimáticos, apresentados no mapa abaixo, cujas áreas estão relacionadas a regiões climatobotânicas, áreas geopedológicas, províncias fitogeográficas e regiões hidrológicas particularmente bem definidas.
Cada quadro na legenda, de 1 a 6, no mapa, representa um domínio morfoclimático. Numere as caracterizações abaixo, estabelecendo sua correspondência com a legenda do mapa.
( ) Domínio dos planaltos de araucárias, com predomínio de drenagens perenes e solos diversificados.
( ) Domínio dos chapadões recobertos por cerrados e penetrados por florestas de galerias, composto por planaltos de estrutura complexa, capeados ou não por lateritas de cimeira, planaltos sedimentares com vertentes em rampas suaves, drenagens espaçadas pouco ramificadas.
( ) Domínio das terras baixas florestadas com planícies de inundação labirínticas e/ou meândricas, tabuleiros extensos e morros baixos e arredondados nas áreas cristalinas adjacentes, terraços de cascalhos e/ou laterita, rios com elevada carga de sedimentos e drenagens perenes.
( ) Domínio das depressões interplanálticas semiáridas, revestido por diferentes tipos de caatingas, apresenta fraca decomposição das rochas com frequentes afloramentos, chãos pedregosos e drenagens intermitentes.
( ) Domínio das pradarias mistas, coxilhas extensivas, grandes matas subtropicais, apresenta fraca decomposição das rochas e presença de banhados.
( ) Domínio dos mares de morros florestados, apresenta fortíssima e generalizada decomposição de rochas, densas drenagens perenes, extensiva mamelonização.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta, de cima para baixo.