Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?q=principais+formações+vegetais+da+amazonia&hl=pt-BR&sa=X&biw=1280&bih=705&tbm=isch&prmd Acesso em: 24 fev. 2012.
A Mata de Terra Firme apresenta como características
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Uma importante maneira de se tratar de identidade e diferença culturais é uma análise sobre os dicionários de falares regionais no Brasil. Contudo, essa tentativa de demonstrar identidade e diferença através de padrões linguísticocomportamentais coletivos pode silenciar aspectos socioculturais, históricos e ideológicos relevantes (LIMA, 2003). Em específico, os dicionários de “cearês” ou de “cearensês” potencialmente podem reforçar um “preconceito linguístico em forma de humor”, por exemplo, mesmo que isso certamente não seja o objetivo dos dicionaristas. Termos ou expressões como “vixe”, “macho véi”, “arriégua”, “baqueado”, “pegar o beco”, “salga”. “se abrir”, “mago réi”, “sibite”, “quedê”, “dordói”, “estalicido” podem reforçar preconceitos velados ou mesmo explícitos com os que assim falam fora do padrão da norma culta da língua portuguesa. E é de notoriedade pública que esse “jeito de falar” demonstrado por tais expressões ou palavras é bastante usado em filmes, novelas e séries que retratam os nordestinos e, no caso em pauta, o Ceará. Assim, se por um lado, tais expressões ou termos servem para trazer à tona uma “identidade cearense” diante de outras identidades socioculturais e locais do Brasil, por outro lado, elas podem trazer efeitos de sentido inconscientemente indesejáveis.
LIMA, Nonato. “Os dicionários do Ceará” In: CARVALHO, Gilmar de. (Org.). Bonito Pra Chover – ensaios sobre a cultura cearense. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2003.
Acerca do exposto, avalie as seguintes proposições:
I. O problema não é denunciar os dicionaristas, mas apontar que o ato de fala também se realiza sob determinações inconscientes e ideológicas.
II. Os filmes e novelas que retratam o Nordeste e usam esses “termos nordestinos” estão esforçados em evitar todos os preconceitos velados.
III. Existem, subjacentes a esses dicionários de falares locais, ideias que podem estigmatizar um “jeito de falar” e, até mesmo, as identidades regionais.
IV. A “identidade cearense” que emerge dos dicionários é a do “Ceará moleque”, que, de modo gaiato, demonstra não haver preconceitos no estado.
É correto o que se afirma somente em
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Leia o texto a seguir e faça a questão.
Nas noites de verão, quando não há uma única nuvem no céu estrelado, não dá a maior vontade de sair passeando por aí? Pois vamos aproveitar o bom tempo para dar uma volta pela vizinhança... pela vizinhança interplanetária. Vamos chegar mais perto e dar um passeio pelos planetas do Sistema Solar. Os planetas se dividem em dois grupos: quatro pequenos planetas rochosos relativamente próximos do Sol (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e quatro planetas mais distantes, grandes e gasosos (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno). (disponível em www.canalkids.com.br acesso em 06/12/2009)
Enunciado:
a) Represente por desenho o sistema Solar, considerando as informações apresentadas no texto.
b) Localize o planeta em que você mora, escrevendo o nome dele no lugar certo.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em novembro de 2009 realizou-se em São Paulo uma exposição intitulada “Poéticas Visuais”, tema do nosso livro didático. Leia com os alunos o texto abaixo
Poéticas Visuais
Por definição Poesia, ou gênero lírico, é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante, principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica, ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem, ainda que não necessariamente verbal.
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.
Neste caso porém, as imagens não são mera ilustração de um texto, mas a transfiguração de um sentir, que originou uma interpretação visual.
A interpretação dos poemas selecionados e apresentados durante as aulas de espanhol revela um panorama da poesia Latino-americana, enquanto que os poetas indicados nas aulas de artes mostram as várias formas poéticas e representativas da produção brasileira.
Através de uma parceria bem sucedida entre as disciplinas de Educação Artística e Espanhol, foi possível realizar esta proposta, que resultou neste belíssimo conjunto de imagens.
Agnes Han
Adélia Prado (Divinópolis - MG - 13/12/1935)
O amor no éter
Há dentro de mim uma paisagem
entre meio-dia e duas horas da
tarde.
Aves pernaltas, os bicos
mergulhados na água,
entram e não neste lugar de memória,
uma lagoa rasa com caniço na margem.
Habito nele, quando os desejos do corpo,
a metafísica, exclamam:
como és bonito!
Quero escrever-te até encontrar
onde segregas tanto sentimento.
Bianca Takahashi
Pensas em mim, teu meio-riso secreto
atravessa mar e montanha,
me sobressalta em arrepios,
o amor sobre o natural.
O corpo é leve como a alma,
os minerais voam como borboletas.
Tudo deste lugar
entre meio-dia e duas horas da tarde.
Date: 23/09/09
Cora Coralina
Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas (Goiás - GO - 1889 - Goiânia 1985
Das Pedras
Ajuntei todas as pedras que vieram sobre mim. Levantei uma escada muito alta e no alto subi. Teci um tapete floreado e no sonho me perdi.
Uma estrada, um leito, uma casa, um companheiro. Tudo de pedra.
Entre pedras cresceu a minha poesia. Minha vida... Quebrando pedras e plantando flores.
Entre pedras que me esmagavam Levantei a pedra rude dos meus versos.
Date: 14/08/09
André Victor
http://galeria.colband.com.br/main.php?g2_itemId=3252
Aqui estão apenas dois exemplos, no site cujo endereço está abaixo do texto, podemos apreciar muitas imagens que foram compostas a partir da inspiração das poesias, aliás uma poesia serviu de inspiração para mais de uma imagem. Convide os alunos a entrarem nesse link para apreciarem essa associação de imagem e texto. Converse com os alunos sobre o que observaram, o que mais chamou a atenção, se existem imagens que consideram que não tem relação direta com o texto, se a imagem por si só expressa o conteúdo da poesia, etc.
Proponha aos alunos que realizem umas poéticas visuais a partir de poesias, para tal, primeiramente peça que eles levem para a aula algumas poesias, juntos elejam, por exemplo, 10 poesias. Cada aluno poderá dessas 10 poesias, escolher 2 ou 3 para expressar através da imagem, as fotografias podem ser produzidas pelo aluno ou ele poderá achar algo que esteja pronto para ser fotografado, como no exemplo da poesia de Cora Coralina, “Das Pedras”, Lyen Myong produziu sua foto e André Victor apenas fotografou o que o seu olhar descobriu pronto.
Organize junto com os alunos uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
Obs.: esta atividade permite um trabalho interdisciplinar com os professores de Literatura.
- Ciências - Fundamental | 13. Estados Físicos da Matéria
(SEDUCE) Segundo André Guinier (1999), a matéria é constituída por partículas de base do modelo. Um conjunto dessas partículas (átomos ou moléculas) caracteriza a matéria, que, de acordo com o autor, se apresenta em apenas dois estados: ordenado e desordenado. Considerando essas ideias e como as moléculas se comportam em termos de distância intermolecular, pode-se dizer que os estados sólido, líquido e o gasoso são, respectivamente,
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
O gráfico abaixo mostra a variação da inflação mensal no Brasil em 2015, segundo o IPCA.
A diferença entre o maior valor apresentado no gráfico e o menor valor apresentado no gráfico é de: