The list with the planets is
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
Museu de Arte - A Mulher na visão dos artistas: uma homenagem que deveria ser diária
Emanuel von Lauenstein Massarani
Com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual, e o esforço para tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher, comemora-se anualmente a 8 de março o Dia Internacional da Mulher. Foi exatamente nesse dia, no ano de 1857 que operárias de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica na ocasião e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.
A manifestação foi reprimida com tal violência que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Numa homenagem à data, publicamos nesta pagina algumas obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo que refletem a visão de seus autores sobre a figura feminina.
Anna Donadio " "Eólia"
Com efeito, ela realiza auto-representações que não revelam inteiramente a identidade do tema, mas aludem à sua presença através de traços de movimento, fragmentos corpóreos e uma insinuação velada de detalhes.
Concetta Espósito " "Figura feminina"
Extasiada pelas próprias criações e pelas refinadas figuras femininas, a artista se exprime com habilidade através da difícil arte da aquarela.
Cristina Cangueiro " "Ansiedade"
Imagens da mente pintadas em telas com indefinidas figurações, onde fluidez atmosférica, transitoriedade temporal e rarefação visionária constroem imagens impalpáveis como fotogramas que se dissolvem, transformando-se em aparições dentro de uma realidade densa de luzes.
Eder Rocha " "Negra Afro-Brasileira
O desenho de suas figuras, segundo uma harmônica distribuição dos planos definidos pela linha de contorno que flui rítmica, se afirma de um vivo sentido da observação realista que permite exaltar a representação no seu valor mais intimo, quase com tom afetivo em direção aos mínimos detalhes do cotidiano.
Isabella Tomassetti " "O véu"
A artista é uma pintora sensitiva que capta vibraçoes das coisas que a cercam, onde a natureza ocupa lugar de destaque e a figura humana é por ela envolvida.
Lygia Coelho " "Deusa flora"
A artista manifesta sua introversão mediante figuras vaporosas ou em devaneio, que assinalam um estilo altamente qualificado e ao mesmo tempo contemporâneo.
Sani Arana " "O banho"
As imagens construídas com precisão são de uma simplicidade que podemos definir como clássica, sem estilizações ou alterações eventuais. Tanto os vultos quanto as formas das figuras se instalam no espaço com uma extraordinária evidência plástica.
Val Santinho " "Açucena"
Elas são contidas por uma sutil tensão do traço que circunscreve os volumes anatômicos numa pesquisa expressa que vai além da simples realização pictórica para se tornar sentimento intenso de vida, medida precisa de uma decisão humana em que se conclui o tema.
Negra Banho
Sani Arana
Deusa Flora
Lygia Coelho
afro-brasileira
Eder Rocha
Açucena
Val santinho
Compartilhe com a turma a reportagem acima, abra uma roda de discussão para que possam trocar idéias a respeito e incentive-os a ver a relação da reportagem com a forma como o tema foi abordado no livro de Arte. Se for possível enriqueça a atividade assistindo com a turma o vídeo “Mulheres” no site Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=l3Nd9UKZlpQ
Enfatizando o estudo realizado no livro, proponha aos alunos que pesquisem obras de arte em que foram retratadas mulheres de diversas épocas e locais. Divida a turma em grupos e oriente os grupos na montagem de um vídeo que poderá ser feita no programa “Moviemaker”, utilizando as imagens selecionadas.
Os vídeos produzidos podem ser assistidos por outras turmas da escola prestando uma homenagem às mulheres em data a ser combinada. Seria interessante que fosse no Dia Internacional da Mulher.
- História | 5.3 Reforma Protestante
(IFCE) Uma das ideias da Reforma Protestante do século XVI era
- Matemática | 13. Geometria Plana
Para o reflorestamento de uma área, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto o lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que será comprado para confecção da cerca contém 48 metros de comprimento.
A quantidade mínima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno é
- Língua Inglesa
THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS
The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.
Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.
Here is the complete list of the MDGs:
1. Eradicate extreme poverty.
2. Achieve universal primary education.
3. Promote gender equality and empower women.
4. Reduce child mortality.
5. Improve maternal health.
6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
7. Ensure environmental sustainability.
8. Develop a global partnership for development.
(Adaptado de MDG Strategies. Disponível em www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)
Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.
I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.
Somente estão corretos
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Qual é uma característica do solo arenoso?