7. Texto base: .Lee el fragmento siguiente y contesta la cuestion
Consejos para la buena alimentación Lic. Marcela Licata - zonadiet.com
¿Por qué debemos comer cuatro veces al día? ( desayuno - almuerzo - merienda - cena y en lo posible hacer colaciones a media mañana y tarde).
Muchas personas creen que para 'mantener la línea' o bajar de peso lo mejor es dejar de comer en algunos de los momentos del día o evitar la cena o el desayuno, lo cierto es que, con saltearse alguna de la comidas, no se logran los resultados esperados.
Es muy frecuente que al saltearnos o evitar alguna comida, a la siguiente comamos de más, y ese sobrante nuestro organismo lo almacene y se deposite como grasa. Es decir, nuestro cuerpo, si todos los días a una cierta hora nota que le falta energía, economiza, gasta menos y almacena el sobrante; y esos resultados se ven alrededor del abdomen, en la grasa abdominal.
Por lo tanto cuando necesitemos bajar de peso es mucho mejor disminuir la cantidad de alimentos que se comen que saltear alguna comida.
Si distribuimos la energía a lo largo del día con las cuatro comidas nuestro metabolismo se mantiene estable y no van a existir excesos de Kcal para almacenar. Disponible en: http://www.zonadiet.com (fragmento). Acceso 19 feb. 2012
Enunciado:
¿Por qué no debemos saltear ninguna de las comidas?
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Texto base: O trecho a seguir foi extraído de uma narrativa ficcional ambientada no período Neolítico e trata de conflitos entre dois grupos que estão separados por um rio, um liderado por Rei e outro por Lalo. [...] Rei anda ainda com armas antigas, a velha lança de ponta de chifre afiado, o velho arco pesado, com flechas finas de matar passarinho, enquanto os outros [liderados por Lalo] já têm arcos de madeiras muito mais leves e firmes, que lançam muito longe flechas que matam até bichos grandes. E têm também as espadas, feitas duma pedra que derrete num pote no fogo e, quando volta a esfriar, toma a forma do pote. Bronze, chamam, podem fazer de bronze facas e espadas que cortam fácil tanto um cabelo como um pescoço. [...] Num lado do rio, o povoado cresce com gente de paz vinda de todos os vales, como no outro lado do rio cresce o bando de Lalo [...]. No tempo seco, quando o rio baixa, atravessam o rio para saquear plantações, atacar aqui ou ali – mas o povoado [de Rei] sempre se defende. A cada vez, no entanto, a luta custa mais e mais homens [...]. Pellegrini, Domingos. No começo de tudo. São Paulo: Nova Alexandria, 2002. p. 112-113.
Enunciado:
De acordo com essa narrativa, o bando de Lalo tinha vantagem em relação aos habitantes do povoado vizinho. Essa vantagem existia porque o grupo de Lalo:
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- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
17. A Arte da Colagem (por Armando Brás)
Arte popular, arte aplicada, ou expressão artística, a colagem tem sido utilizada desde a antiguidade.
Os primeiros exemplos provêm do Japão através da arte caligráfica em que são famosas as tábuas-poema, os “poemas colados” em tiras verticais sobre uma superfície, datados do século XII.
A palavra colagem é a forma substantiva do verbo colar, derivado do latim “collare”. Curiosamente, algumas línguas latinas, como o castelhano, não dispõem desta expressão, sendo adaptada a palavra francesa “Collage”.
Sendo considerada uma técnica expressiva, com possibilidades ilimitadas, poderíamos definir a colagem como uma técnica plástica que utiliza materiais heterogêneos que, juntos ou sobrepostos, se colam a um suporte. Mas a colagem é mais do que isto…
É a Picasso e a Braque que se deve a adopção desta técnica particular com a inserção na pintura de diferentes tipos de materiais, como papéis decorados, jornal, madeira, oleado, plástico, tecido, areia, enfim, toda uma vasta gama de materiais.
Na altura em que o cubismo se encontrava em pleno desenvolvimento, na primavera de 1912, Picasso executou uma série de desenhos a carvão aos quais acrescentou outros materiais, como bocados de papel usados na decoração de paredes e pedaços de jornal. Além disso, introduziu nas suas pinturas números e palavras impressas.
A ideia de Picasso, de início considerada apenas divertida e corajosa, constitui na realidade uma verdadeira REVOLUÇÃO na pintura, e não só do ponto de vista técnico.
Com a nova técnica da colagem, Picasso rompeu a tradicional compostura da pintura a óleo, baseada no respeito pelos materiais clássicos da cor e do suporte, quebrando a regra, até aí intocável, que exigia para a realização dos quadros o uso exclusivo dos materiais tradicionais: as tintas a óleo e o suporte de tela.
A colagem tornava-se assim uma montagem de três dimensões, um objeto composto por variados materiais de uso diário, e mesmo de desperdícios, que assim expressava de uma forma direta a realidade e o quotidiano.
Estas técnicas representavam uma recolha importante face à concepção tradicional da obra de arte. Assim podemos afirmar que a colagem foi a expressão artística que rompeu com séculos de pintura tradicional, tornando-se o arquétipo de todas as vanguardas que fizeram o século XX e toda a arte moderna.
Por estes motivos, não é de estranhar que a generalidade de todos os artistas modernos e contemporâneos praticassem a colagem como meio de expressão, e é quase impossível realizar uma lista exaustiva.
Movimentos como o Dadaísmo (que se afirmava um movimento contra todos os movimentos), elegeram a colagem como principal meio de expressão, introduzindo nas suas criações a ironia, a provocação, o realismo e o niilismo.
Interessa aqui referir este curioso movimento que, não sendo uma escola nem tão pouco um estilo, mas sim uma filosofia, um estado de espírito, não constituindo por si um movimento homogêneo e onde as possibilidades de expressão não têm limites - “a cada artista Dada a sua maneira” - elege, como tal, a colagem como o principal veículo das suas ideias, caracterizando-se pela abstenção completa de sistema, denegrindo todo o sentido de senso e de todos os valores sociais e estéticos em vigor.
Marcel Duchamp declara que não é o saber fazer que cria a obra de arte mas a ideia, que a invenção do artista prima sobre a execução.
Em Portugal o movimento apelidado de Modernismo, que engloba ideias futuristas e cubistas, tem os seus representantes e autores de colagens. No nº. 2 da revista Orpheu são publicadas colagens de Santa-Rita Pintor, uma delas datando de 1912. Também Amadeu Souza Cardoso vindo, de Paris em 1914, produz trabalhos de grande qualidade expressiva onde incorpora técnicas de colagem, estando perfeitamente alinhado com as vanguardas, sendo mesmo considerado um Proto-dadaísta.
Ao longo do século XX muitos dos autores criadores e artistas portugueses praticaram a arte da colagem, bem merecendo um estudo mais aprofundado e detalhado.
“Desenhar com a tesoura, recortar as cores vivas, lembra-me o trabalho direto dos escultores… uma tesoura é um instrumento maravilhoso e o papel que uso para os meus recortes é magnífico… trabalhar com a tesoura neste papel é uma ocupação na qual me posso perder… o meu prazer pelo recorte aumenta a cada dia que passa! Por que é que não pensei nisto antes? Cada vez me convenço mais de que com um simples recorte se pode expressar as mesmas coisas do que com o desenho e a pintura…”. Henry Matisse em “ Escritos e Pensamentos sobre a Arte”.
http://entrelinhas.livejournal.com/78205.html
Converse com a turma sobre a técnica da colagem, utilizada por muitos artistas. Peça aos alunos para pesquisarem sobre esse assunto em livros, revistas, jornais e sites e abra uma roda de discussão para poderem compartilhar as informações pesquisadas. No livro didático é citado o artista da Pop art, Roy Lichtenstein, que através do seu trabalho artístico criticou a cultura de massa, comente com a turma sobre essa característica do movimento Pop art. Converse com eles sobre a técnica da colagem, abordada também no livro didático e utilizada por vários artistas de varias épocas e promova uma apreciação de imagens encontradas nas pesquisas.
Proponha aos alunos realizarem uma colagem cuja temática aborde a cultura de massa. Para desenvolver esse tema é preciso pesquisar sobre o assunto, analisar e avaliar os impactos ambientais que o consumo excessivo provoca. Oriente-os nas pesquisas e na construção do trabalho, que é coerente com a proposta do tema, por reutilizar recortes de revistas, uma forma de reaproveitar um material que depois de usado se transforma em lixo.
Organize com a turma uma mostra dos trabalhos no espaço cultural da escola.
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(EBMSP) O corpo humano é formado por quatro tipos de tecidos: conjuntivo, epitelial, muscular e nervoso. Cada um desses tecidos é formado por conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando funções específicas. Considerando-se os conhecimentos sobre histologia, é correto afirmar: