Listen to your teacher and circle the right picture: " I spy with my little eye something beginning with E."
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Nas mesas do parque tinha um grupo de 4 crianças brincando com baralho. Uma das regras do jogo era dividir igualmente todas as 52 cartas do baralho para cada um.
Cada criança recebeu
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
Texto I
[1] No filme Eu, Robô, um policial encarregado de
investigar o assassinato de um humano supostamente cometido
por uma máquina interroga um robô. Esse policial demonstra,
[4] desde o início do filme, uma atitude de reprovação em relação
ao desenvolvimento tecnológico dessas máquinas. Na cena do
interrogatório, ocorre o seguinte diálogo entre o policial e o robô.
[7] Policial: Por que se escondeu na cena do crime?
Robô: Eu tive medo.
Policial: Robôs não sentem medo. Eles não sentem nada. Não
[10] sentem fome, não sentem sono.
Robô: Eu tenho. E tenho até mesmo sonhos.
Policial: Seres humanos é que têm sonhos. Até cães têm
[13] sonhos. Você não. Você é só uma máquina. Uma imitação da
vida. Um robô consegue compor uma sinfonia? Um robô
consegue pintar uma bela obra-prima?
[16] Robô: Você consegue?
(O policial fica em silêncio, constrangido).
Texto II
[1] É preciso estender os dedos, completamente, nessa
direção e fazer o ensaio de captar essa assombrosa finesse —
de que o valor da vida não pode ser avaliado. Por um vivente
[4] não, porque este é parte interessada, e até mesmo objeto de
litígio, e não juiz; por um morto não, por outra razão. Da parte
de um filósofo, ver no valor da vida um problema permanece,
[7] dessa forma, até mesmo uma objeção contra ele, um ponto de
interrogação diante de sua sabedoria, uma falta de sabedoria.
F Nietzsche Crepúsculo dos ídolos O problema de Sócrates, #2
Tendo como referência os fragmentos de texto apresentados e considerando as noções filosóficas de natureza humana e a noção de vida em Nietzsche, julgue o item seguinte.
Na fala do robô no texto I, a indagação “Você consegue?” (l.16) é um exemplo de sofisma da composição, que consiste em um vício de raciocínio que atribui a um todo aquilo que seja característica de suas partes.
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A reta numérica a seguir mostra a numeração das casas do lado ímpar da rua onde Ana mora. O número da casa dela é 199.
Qual é o ponto correspondente à casa de Ana?
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Ao contar a história , Susanita responde ao questionamento de Mafalda, a oração destacada é subordinada adverbial _______ reduzida do infinitivo:
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O garoto da imagem demonstra preocupação com a conservação da água. Leia os seus comentários.
Disponível em: http://claramartinsbg.blogspot.com/2009/03/agua-e-sua-importancia.html. Acesso em 04/05/2011.
O garoto faz uma pergunta: Como é que se pode cuidar da água?
Responda a essa pergunta citando três atitudes que podemos tomar em nosso dia a dia que ajudam a cuidar da água.