(UERJ)
O sea, efectuar un transfer de ideas. (viñeta 12)
El término subrayado tiene la función de introducir una idea de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: .
Enunciado:
Leia o texto a seguir.
O Estatuto da Criança e do Adolescente é conhecido pela sociedade brasileira por ECA (as primeiras letras das palavras Estatuto Criança e Adolescente). A Lei que deu vida ao ECA é de Nº 8.069, de 13 de julho de 1990 e esta foi sancionada pelo ex-Presidente do Brasil, Fernando Collor de Mello.
O ECA nada mais é do que um instrumento de cidadania. Na verdade o ECA é uma lei, fruto da luta de movimentos sociais, profissionais e de pessoas preocupadas com as condições e os direitos infanto-juvenis no Brasil.
Disponível em:< https://www.eca.claretianas.br/=> Acesso em: 06 maio 2014. (Fragmento)
Argumente por que a criação do ECA representou um avanço para o reconhecimento das crianças e dos adolescentes como sujeitos de direitos.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto a seguir. A criação do mito Quando no homem desperta a consciência humana e verifica que no seu habitat coabitam outras espécies diferentes da sua, que lhe causam problemas, e que outros grupos humanos são hostis entre si; quando se sente aterrorizado pelas forças da natureza como o mar tempestuoso; quando as tempestades lhes destroem os seus bens, começa a intuir que existem causas que obedecem a leis misteriosas que desconhece; e tendo dificuldade em determinar que causas são essas, o homem passa a atribuí-las ao destino, à divindade e aos deuses da terra e dos céus, porque são estas forças misteriosas que explicam como tudo acontece. Inicia-se, então, um longo processo de organização dos espaços, nascendo, em simultâneo, o desejo de dominação entre grupos para afastar o medo e a insegurança face a ataques exteriores de animais ou pessoas. Perante esta realidade, os povos encontram nos mitos a força anímica bastante para os unir no seio das suas comunidades. Disponível em:<http://eurosophia.com/mito/mito.htm> Acesso em 15 out. 2014 (fragmento)
Enunciado:
A) Que situações e sentimentos, de acordo com o texto, levaram o homem à criação do mito?
B) Vivemos hoje em um mundo com uma grande diversidade em relação às questões religiosas. Muitas práticas e crenças se espalharam pelo território brasileiro. Que atitudes as pessoas devem ter diante das opções religiosas de cada cidadão?
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La evolución del hombre
[1] La evolución, el proceso de cambio a lo largo del
tiempo, es el hilo que conecta a la enorme diversidad del
mundo vivo. Una inmensa cantidad de evidencias indica que
[4] la Tierra ha tenido una larga historia y que todos los
organismos vivos — incluido el ser humano — surgieron en
el curso de esa historia, a partir de formas anteriores más
[7] primitivas. Esto implica que todas las especies descienden de
otras especies; en otras palabras, que los seres vivos
comparten antecesores comunes en el pasado distante. Así,
[10] los organismos son lo que son a raíz de su historia. Una serie
de evidencias llevaron a Darwin a concebir las ideas que
constituyen los pilares de la teoría evolutiva contemporánea.
[13] El concepto de gen propuesto por Mendel — pero
desconocido para Darwin — permitió comprender de qué
manera las variaciones podían originarse, preservarse y
[16] transmitirse de una generación a la siguiente.
Uno de los problemas más relevantes que discuten
los biólogos evolutivos en la actualidad es si los procesos
[19] microevolutivos pueden dar cuenta de los grandes cambios
macroevolutivos que revela el registro fósil. El origen de las
especies, uno de los grandes tipos de cambios
[22] macroevolutivos, es, en la actualidad, un tópico central para
los biólogos evolutivos.
Existe una pregunta que han venido formulando los
[25] especialistas desde finales del siglo XIX y que ha generado
interesantes controversias: ¿Cómo y cuándo comenzó la
historia de la evolución humana?
[28] Las características del comportamiento de un
organismo — su sensibilidad y sus patrones de respuesta a
estímulos particulares — son producto de la selección
[31] natural, tanto como lo es cualquiera de sus características
morfológicas, fisiológicas o bioquímicas. El estudio del
comportamiento involucra a científicos de las más diversas
[34] disciplinas.
Internet: <www.monografias.com> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras lingüísticas del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
De acuerdo con el texto todos los organismos vivos se desarrollaron de un solo ascendiente común.
- História | 4.1 Alta Idade Média
São Nicolau, bispo de Mira, viveu no século IV e ficou conhecido como santo protetor das crianças. Na Idade Média, no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, em Flandres, na Lorena e nos Países Baixos, um menino com uma barba branca e fantasiado de bispo passeava carregando presentes para as crianças. O nome holandês do santo, Sinter Klass, foi importado para a América pelos imigrantes, transformando-se em Santa Claus. Papai Noel é o que restou de São Nicolau, ou melhor, o que restava antes da transformação operada pela publicidade, que o representou de calças vermelhas, e não mais com a roupa longa “de bispo”.
FRUGONI, C. Invenções da Idade Média. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, na produção e circulação da tradição cultural e religiosa descrita, são mobilizados elementos de natureza
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Segundo a Teoria da Evolução de Darwin, a seleção natural atua permanentemente sobre as populações, eliminando fenótipos desviantes como resposta a diferentes interações que se estabelecem entre esses organismos e o meio em que vivem. No que concerne à seleção natural, assinale a afirmação verdadeira.