Relacione as informações do texto à economia e a sociedade brasileira daquela época.
a) Cite os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a economia brasileira.
b) Quais os benefícios das realizações feitas pelo Barão de Mauá para a população que vivia no Rio de Janeiro?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 12.2 Estatística
Marcelo e cinco amigos resolveram comparar os seus “bolinhos” de figurinhas repetidas da Copa do Mundo. Marcelo tem 80 figurinhas e seus amigos têm: 102, 70, 83, 105 e 70.
O número médio de figurinhas repetidas por criança desse grupo é igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
CIRCULE AS PALAVRAS QUE TERMINAM COMO ELEFANTE.
ELEGANTE SOSSEGADA BONITA
INTERESSANTE SAPECA BRILHANTE
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2018 2º APLICAÇÃO) O presidente de uma empresa, com o objetivo derenovar sua frota de automóveis, solicitou uma pesquisa medindo o consumo de combustível de 5 modelos de carro que usam o mesmo tipo de combustível. O resultado foi:
- Carro I: deslocamento de 195 km consumindo 20 litros de combustível;
- Carro II: deslocamento de 96 km consumindo 12 litros de combustível;
- Carro III: deslocamento de 145 km consumindo 16 litros de combustível;
- Carro IV: deslocamento de 225 km consumindo 24 litros de combustível;
- Carro V: deslocamento de 65 km consumindo 8 litros de combustível.
Para renovar a frota com o modelo mais econômico, em relação à razão quilômetro rodado por litro, devem ser comprados carros do modelo
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: Marina possui três canudinhos de cada tipo mostrado na imagem. Ela desafiou sua irmã Júlia a construir triângulos diferentes utilizando esses canudinhos.
Enunciado:
Júlia pegou dois canudinhos de 7 cm cada e um canudinho de 15 cm, tentou construir um triângulo, mas não conseguiu. Marina, que conhece as condições para se construir um triângulo, explica à sua irmã que tal triângulo não existe, pois a medida de cada lado de um triângulo deve ser
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Count the shapes, color them and complete the sentences with the number and the color.
Example: Star: One yellow star .
(Number) (color) (shape)