Leia as definições de “escola” a seguir.
Definição 1
Escola – Estabelecimento de ensino; lugar onde se estuda.
Definição 2
Escola é o lugar aonde a gente vai quando não está de férias.
Definição 3
Escola é um lugar que tem as duas melhores coisas: merenda e recreio.
Definição 4
Escola é lugar cercado de muros por todos os lados.
A definição que pode ser encontrada em um dicionário é a de número
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. A Modernização das atividades econômicas
Transgênicos são organismos geneticamente modificados.
Analise a charge a seguir.
Fonte:http://www.aipa.org.br/urt-161-3-T-transgenicos.htm Acesso em: 09/12/2010
Existe uma polemica entre cientistas e ambientalistas a respeito dos produtos transgênicos, para os cientistas, os alimentos transgênicos podem conter mais nutrientes e são mais resistentes às pragas.
Com base na charge e em seus conhecimentos EXPLIQUE a reação dos ambientalistas a respeito dos produtos transgênicos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Gêneros Digitais: Blog e Vlog
Texto base: CurriculoAvaliacao 5382
Leia os textos seguintes e responda à questão. Texto I
Texto II Arvorismo Em Florianópolis está um dos melhores sistemas de arvorismo de Santa Catarina. Localizado dentro da área do Costão do Santinho, mas também aberto a pessoas que não estão hospedadas no resort, o local proporciona 28 tipos de atividades para os aventureiros, como tirolesas, cabos de aço e teias de cordas conhecidas como “Homem-Aranha”. Lá de cima, os visitantes chegam a ficar a 60 metros sobre o nível do mar, e podem enxergar as lindas praias do Santinho, de Moçambique e dos Ingleses. Alguns percursos são extremamente desafiadores, enquanto outros exigem pouca habilidade dos participantes. Disponível em: <http://viagem.uol.com.br/album/2012/12/17/conheca-atracoes-de-florianopolis-para-este-verao.htm#fotoNav=4>. Acesso em: 2 fev. 2014. Texto III Parabéns Florianópolis, 285 anos de muita magia. Cada ano que passa você fica mais bela, mais encantadora. Você é apaixonante, conquista qualquer um. Feliz de nós que vivemos os teus congestionamentos, mas somos agraciados por sua paisagem. Sem palavras, Floripa você é tudo, parabéns! Disponível em: <http://cordovaisrael.blogspot.com.br/2011_03_01_archive.html>. Acesso em: 2 fev. 2014.
Enunciado:
Um dos fatores comuns entre os textos II e III é
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a imagem de um ciclo alimentar.
- A) Indique por setas, na própria imagem, a ordem de transferência de energia.
- B) Descreva como a energia é distribuída nos seres presentes nesse ciclo.
- Arte - Fundamental | 11. Matrizes Estéticas e Culturais
Texto base: .
Enunciado:
A arte dos chamados "artistas primitivos" passou a ser valorizada após o Movimento Modernista, que apresentou, entre suas tendências, o gosto por tudo o que era genuinamente nacional. E um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente esses pintores são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham.
Principais Artistas:
Cardosinho (1861-1947), primitivo ingênuo, começou a pintar aos 70 anos e chegou a produzir cerca de 600 quadros. Uma de suas obras está na Tate Gallery, em Londres. com suas fantasias beirando o surreal, copiadas de cartões-postais.
Heitor dos Prazeres (1898-1966), é um artista que revela minúcias e detalhes da realidade que retrata. A figura humana é o centro de seus trabalhos e, nela, dois detalhes chamam a atenção do observador: o rosto quase de perfil e a forte sugestão de movimento, resultante do fato das figuras estarem quase sempre na ponta dos pés, como se dançassem ou simplesmente andassem. Sua arte deixa de lado os preconceitos e os fatos tristes da realidade social. Ao contrário, procura mostrar um mundo fraterno em que diferentes pessoas participam de uma mesma atividade.
Mestre Vitalino (1909-1963), criador de figurinhas de barro que representam pessoas e fatos da região sertaneja de Pernambuco. Entre os personagens de Vitalino estão os vaqueiros, os retirantes, os cangaceiros, que, isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo de ser da gente rústica do sertão.
Djanira (1914-1979), sua arte é dividida em dois períodos, no primeiro, da década de 40, apresenta principalmente temas da vida carioca. As figuras sempre sugerem movimento e são contornadas por forte traço escuro. Na segunda fase, da década de 50, apresenta sobretudo as atividades rurais das mais diferentes regiões do Brasil. Nessa fase, suas cores são mais claras, mas os limites entre essas cores são bem nítidos.
Para seu conhecimento
O Museu Internacional de Arte Naif é um projeto do joalheiro e desenhista de jóias francês Lucien Finkelstein, e começou a funcionar em janeiro de 1995, no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, numa casa tombada que já serviu de ateliê para o pintor Eliseu Visconti (autor das pinturas do Teatro Municipal do Rio).
Seu acervo, de quase 10 mil quadros de artistas de carca de 130 países, o torna o maior do mundo. O Museu recebe uma média de 2.000 visitantes por mês. No verão, quase metade do público é composta de turistas estrangeiros. No resto do ano, o forte é a visita de grupos escolares.
Lucien Finkelstein chegou ao Rio em 1948. Tinha 16 anos e veio a passeio, visitar parentes. Gostou, resolveu ficar e comprou seu primeiro quadro naif, uma pintura de Heitor dos Prazeres, "Sambistas". Dali para frente se tornou um grande colecionador de pinturas.
http://www.historiadaarte.com.br/artenaifbrasileira.html
Converse com os alunos sobre esse aspecto da arte chamada primitiva, em que o artista combina os elementos do imaginário popular com traços de uma arte mais pessoal. Sugira aos alunos que pesquisem sobre alguns artistas representantes desse tipo de arte em livros, revistas, jornais e sites e depois abra espaço para que possam compartilhar as descobertas. Enfatize a apreciação de imagens das obras de arte desses artistas chamados primitivos.
Divida a turma em 4 grupos, escolha algumas obras desses artistas exemplificados acima e a partir dessas imagens peça a 2 grupos que observem e desenhem esses personagens que aparecem nas obras em folhas de papel sulfite tamanho A4, colorindo com lápis de cor. Os outros 2 grupos deverão escolher uma das paisagens das obras e reproduzir numa folha de papel canson tamanho A3, pintando com tinta guache. Depois junte um grupo que desenhou personagens com um grupo que pintou cenário e peça para colarem os personagens no cenário e se acharem necessário eles poderão com tinta guache completar a composição com alguns elementos que julgarem necessários.
Exponha os trabalhos de arte primitiva no mural da sala de aula.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
¿Un error de Einstein sobre el viaje espacial?
Pensemos en 1 un par de hermanos, gemelos
idénticos. Uno de ellos consigue un trabajo de astronauta y
se aventura por el espacio profundo. El otro permanece en la
[4] Tierra. Cuando el gemelo viajero regresa a casa, descubre
que es más joven que su hermano. Esta es la paradoja de los
gemelos de Einstein, y, aunque parezca extraño, es
[7] absolutamente correcta. La Teoría de la Relatividad nos dice
que cuanto más rápido se viaja en el espacio más lento se
viaja en el tiempo. Viajar a gran velocidad a la estrella Alpha
[10] Centauri sería, por lo tanto, una buena manera de permanecer
joven.¿O quizás no?
Algunos investigadores comienzan a creer que el
[13] viaje espacial podría tener el efecto contrario. Podría hacerte
prematuramente viejo. La Teoría de la Relatividad de Albert
Einstein dice que el tiempo se hace más lento para los
[16] rapidísimos viajeros espaciales, de hecho manteniéndolos
más jóvenes. La actuación de la radiación espacial sobre los
telómeros puede invertir este efecto.
[19] "El problema de la paradoja de Einstein es que no
tuvo en cuenta la biología, específicamente la radiación
espacial y la biología del envejecimiento", dice Frank
[22] Cucinotta, jefe científico de la NASA para estudios de
radiación en el Centro Espacial Johnson. Mientras que el
astronauta gemelo avanza por el espacio, explica Cucinotta,
[25] sus cromosomas están expuestos a los penetrantes rayos
cósmicos. Esto puede dañar sus telómeros — pequeñas
"tapas" moleculares en los extremos de su ADN. Aquí en la
[28] Tierra la pérdida de los telómeros está asociada al envejecimiento.
Hasta ahora el riesgo no ha sido una gran
preocupación. El efecto en los astronautas del Transbordador
[31] o de la Estación Espacial Internacional, si hubiera alguno,
sería muy pequeño. Los astronautas viajan en órbitas que se
encuentran dentro del campo magnético protector de la
[34] Tierra, el cual repele la mayoría de los rayos cósmicos. Pero
en el 2018 la NASA planea enviar humanos fuera de esta
burbuja protectora para regresar a la Luna y finalmente viajar
[37] a Marte. Los astronautas de estas misiones podrían estar
expuestos a los rayos cósmicos durante semanas o meses
seguidos. Naturalmente a la NASA le gustaría averiguar si
[40] existe realmente o no el peligro de envejecimiento por
radiación y, si existe, cómo prevenirlo.
La ciencia comienza a abordar el tema sólo ahora.
[43] "La realidad es que tenemos muy poca información sobre la
conexión entre la radiación y la pérdida de los telómeros",
comenta Jerry Shay, un biólogo celular del Centro Médico
[46] Suroeste de la Universidad de Texas en Dallas. Con el apoyo
de la NASA, Shay y otros colaboradores están estudiando el
problema. Lo que aprenden sobre envejecimiento podría
[49] beneficiar a cualquiera, en la Tierra y en el espacio.
Internet: (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem siguiente de acuerdo con las ideas del texto.
Del texto se puede inferir que la ciencia sólo muy recientemente empezó a ocuparse de la investigación del envejecimiento del ser humano.