Com base nas informações do historiográfico, faça o que se pede.
a) Enumere as principais transformações ocorridas durante o período republicano em relação ao direito de voto da população brasileira.
b) Escolha uma das fases do período republicano e cite os principais fatos políticos ocorridos durante essa fase.
Questões relacionadas
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
(UECE) Deseja-se construir um reservatório para armazenar água, que tenha capacidade suficiente para satisfazer as necessidades básicas de cada um dos 3.500 habitantes de uma cidade durante 16 dias. Se cada um dos habitantes utiliza diariamente, para as suas necessidades básicas, exatamente 0,028 m³ de água, então, a capacidade mínima, em litros, do reservatório a ser construído é:
- Química | 3.7 Polímeros
Os primeiros materiais conhecidos como condutores de eletricidade eram somente de natureza metálica. Com o avanço na pesquisa de novos materiais, uma classe de polímeros foi preparada com significativa capacidade de conduzir eletricidade. Os polímeros condutores são geralmente chamados de “metais sintéticos” por possuírem propriedades elétricas, magnéticas e ópticas de metais e semicondutores. O mais adequado seria chamá-los de “polímeros conjugados” porque são formados por cadeias contendo duplas-ligações C = C conjugadas com ligações simples, ao longo de toda cadeia principal, incluindo grupos aromáticos. Esta conjugação permite que seja criado um fluxo de elétrons em condições específicas capaz de tornar o material polimérico condutor de eletricidade.
FRANCISCO, R. H. P. Polímeros condutores.
De acordo com o texto, o polímero que isola a eletricidade pode ser representado pelo composto orgânico:
- Língua Portuguesa | D. Regência
(IFSUL) Celular em sala de aula: proibir ou usar como ferramenta?
Leis estaduais proíbem aparelhos no Brasil e um estudo britânico diz que proibição aumenta desempenho, mas tem professor que pensa diferente
No final de maio, Pernambuco se tornou o mais novo Estado brasileiro a proibir o uso de telefones celulares nas salas de aula. A lei sancionada no estado nordestino 1vai ao encontro de normas semelhantes adotadas no Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, entre outros. 2Também em maio, uma pesquisa publicada pela London School of Economics and Political Science (LSE) revelou que as escolas britânicas que baniram os celulares registraram um aumento de 6% no desempenho de seus alunos. Segundo o estudo, os aparelhos seriam uma causa de distração dos estudantes.
3No entanto, professores e pesquisadores acreditam que, em vez de proibir, as escolas deveriam usar os dispositivos móveis como ferramenta pedagógica. É o caso do professor de Física, de Minas Gerais, André Parreira. Mestre em tecnologia educacional, ele trabalha na capacitação de professores para o uso da tecnologia em sala de aula. “É preciso reconhecer o celular como parte da vida do aluno, e não pode haver um abismo entre a vida e a escola. A questão é ter um projeto pedagógico.”
4Além da questão utilitária, o aparelho também pode ser um fator de motivação dos estudantes, defende o psicopedagogo Eugênio Cunha, professor da Faculdade Cenecista de Itaboraí e da Universidade Federal Fluminense. Para ele, a questão é saber motivar a turma. “Posso até proibir o celular, mas será que eu vou propor uma aula mais atraente? Acredito que disciplinar seja mais eficiente do que proibir.” 5Segundo Cunha, o professor deve “ocupar” o aparelho, propondo atividades e fazendo com que os estudantes saibam que, em outros momentos, o aparelho precisará ser guardado. [...]
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/celular-em-sala-de-aula-proibir-ou-usar-como-ferramenta,605bd3f1c2323556dae7c08d601e13dfr8yfRCRD.html. Em 15 jul. 2015.
A expressão “vai ao encontro de” (ref. 1), poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) A intensidade da força que um auxiliar de enfermagem aplica sobre uma cadeira de rodas para deslocá-la sobre um piso horizontal em função do deslocamento sofrido pela cadeira, é mostrada na figura.
Considerando-se que a força está sempre no sentido do deslocamento durante o trajeto realizado, o trabalho realizado para deslocar a cadeira, em kJ, é igual a
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
Não lhe solto mais
Antônio Barros e Cecéu
Moreno não faça isso
Deixe desse rebuliço
Não mexa comigo não, viu
Quero respeito comigo
Já cortaram meu umbigo
Não sou mais menina não, viu
Você é duro, bem maduro
E também muito seguro
Ainda pode dar no couro
E eu vou gostar
Vou me apaixonar
Vou cair no choro
Aí o couro come
E pra mostrar que tu é home
Como é que um home faz
Dá uma rasteira
Me castiga na esteira
Não me solta mais
Dou-lhe uma rasteira
Lhe castigo na esteira
Não lhe solto mais
Depois não adianta
Se eu gemer
Se eu gemer
Se eu chorar
A gente bebe água
Quando sente sede
Cabelo se assanha
Quando o vento dá
Olha moreno esse teu cheiro
Se juntar com meu tempero
Vai ser bom demais
Dou-lhe uma rasteira
Lhe castigo na esteira
Não lhe solto mais
Disponível em: http://www.letras.com.br/#!antonio-barros-ececeu/nao-lhe-solto-mais. Acesso em 03/05/2016. Adaptado.
Na letra da canção de Antônio de Barros e Cecéu, um dos versos que representa uma forma não aceita pela norma padrão é: