Leia o fragmento da Constituição de 1988.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei [...]
1º - O alistamento eleitoral e o voto são:
I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;
II - facultativos para:
a) os analfabetos;
b) os maiores de setenta anos;
c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
Disponível em: < www.planalto.gov.br>.Acesso em: 18 mai. 2014. (Fragmento)
A)Compare o eleitorado estabelecido pela Constituição de 1891 com o eleitorado estabelecido pela Constituição de 1988.
B)Quais são os critérios que determinam que o voto é facultativo?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Naquela noite, todas as dúvidas sobre a existência objetiva de fantasmas foram tiradas para sempre. O dia fora cálido e ensolarado, e ao entardecer, quando refrescou, toda a família foi dar um passeio. Só voltaram para casa às nove da noite, quando fizeram uma ceia leve. A conversa não se voltou nem uma vez para espectros. [...] Às onze da noite a família se retirou e à meia-noite e meia todas as luzes já estavam apagadas. Dali a pouco, o Sr. Otis foi despertado por um ruído curioso no corredor, diante do seu quarto. Parecia um barulho de metal, e ficava mais próximo a cada momento. Ele se levantou imediatamente, riscou um fósforo e deu uma olhada nas horas. Era exatamente uma hora. Ele estava bem calmo e verificou o seu pulso, que não estava febril. O estranho ruído ainda continuava, e junto com ele o Sr. Otis escutou nitidamente o barulho de passos. Calçou os chinelos, tirou um pequeno frasco oblongo de seu estojo de objetos de toucador e abriu a porta. Bem à sua frente viu, à luz débil da lua, um velho de aspecto terrível. Tinha os olhos vermelhos como brasas incandescentes e cabelos grisalhos que lhe caíam sobre os ombros em cachos emaranhados; as vestes, de corte antiquado, estavam sujas e rasgadas e de seus pulsos e tornozelos pendiam algemas pesadas e grilhões enferrujados.
— Meu caro senhor – falou o Sr. Otis –, não posso deixar de insistir para que lubrifique essas correntes e trouxe-lhe, para tal fim, um pequeno frasco do Lubrificante Sol Levante Tammany. Dizem que é completamente eficaz com uma só aplicação, e no rótulo há vários testemunhos corroborando isso, dados por algumas das nossas mais destacadas autoridades nativas. Vou deixá-lo aqui para o senhor, ao lado das velas do quarto de dormir, e terei prazer em fornecer-lhe mais, caso necessite.
Com essas palavras, o ministro dos Estados Unidos pousou a garrafinha sobre uma mesa de mármore e, fechando a porta, foi dormir.
WILDE, Oscar. O Fantasma de Canterville. São Paulo: Marco Zero, 1986. p. 13. Adaptado.
O que provoca o efeito de humor no texto é que:
- Ciências - Fundamental | 15.2. A água
Observe a imagem a seguir.
De que forma essa paisagem foi afetada pelas condições meteorológicas?
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNIOESTE) Um átomo possui configuração eletrônica, cujo orbital mais energético é o 3d. Esse orbital se encontra semipreenchido. A respeito da configuração eletrônica desse átomo é CORRETO afirmar.
- Língua Portuguesa | 2.2 Morfologia
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
isso vai crescer mimada, (l. 4)
isso daí quando começa a andar é um inferno, (l. 5-6)
Os trechos acima são exemplos de pontos de vista negativos acerca da menina.
Esses pontos de vista são reforçados pelo uso do pronome isso, porque ele associa a criança a uma ideia de:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Em 2003, teve início o Programa de Aquisição de Alimentos e, com ele, várias mudanças na perspectiva dos mercados institucionais. Trata-se do primeiro programa de compras públicas com uma orientação exclusiva para a agricultura familiar, articulando-a explicitamente com a segurança alimentar e nutricional. O Programa é destinado à aquisição de produtos agropecuários produzidos por agricultores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), incluídas aqui as categorias: assentados da reforma agrária, trabalhadores rurais sem terra, acampados, quilombolas, agroextrativistas, famílias atingidas por barragens e comunidades indígenas.
GRISA, C.; ISOPO, S. P. Dez anos de PAA: As contribuições e os desafios para o desenvolvimento rural. In: GRISA, C.; SCHNEIDER, S. (Org.). Políticas públicas de desenvolvimento rural no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2015.
A ação governamental descrita constitui-se uma importante conquista para os pequenos produtores em virtude da: