A partir do ano de 1822, o Brasil se transformou em uma nação independente. Diferente de outras independências acontecidas na América, o Brasil não realizou uma ruptura definitiva com os representantes do governo colonial. Em outras palavras, fizemos uma independência “pelo rei” e não uma independência “contra o rei”.
Enunciado:
Aponte uma das razões que favoreceu a implantação do regime monárquico no Brasil, após a independência.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Diego Souza ironiza torcida do Palmeiras
O Palmeiras venceu o Atlético-GO pelo placar de 1 a 0, com um gol no final da partida. O cenário era para ser de alegria, já que a equipe do Verdão venceu e deu um importante passo para conquistar a vaga para as semifinais, mas não foi bem isso que aconteceu.
O meia Diego Souza foi substituído no segundo tempo debaixo de vaias dos torcedores palmeirenses e chegou a fazer gestos obscenos respondendo à torcida. Ao final do jogo, o meia chegou a dizer que estava feliz por jogar no Verdão.
- Eu não estou pensando em sair do Palmeiras. Estou muito feliz aqui - disse.
Perguntado sobre as vaias da torcida enquanto era substituído, Diego Souza ironizou a torcida do Palmeiras.
- Vaias? Que vaias? - ironiza o camisa 7 do Verdão, antes de descer para os vestiários.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 29 abr. 2010.A progressão textual realiza-se por meio de relações semânticas que se estabelecem entre as partes do texto. Tais relações podem ser claramente apresentadas pelo emprego de elementos coesivos ou não ser explicitadas, no caso da justaposição. Considerando-se o texto lido:
- História | A. Grécia
(UNESP) Observe atenciosamente a seguinte imagem
O Templo da Concórdia foi construído no sul da Sicília, no século V a.C., e é um marco da
- Química | 2.3 Termoquímica
A metabolização da glicose, C6H12O6, durante a respiração, pode ser representada pela equação química de combustão.
C6H12O6(s) + 6 O2(g) ® 6 CO2(g) + 6 H2O(l)
No quadro a seguir, são informadas reações químicas e seus respectivos calores de formação a 25°C e 1 atm.
Reações químicas
DHf° (kJ.mol-1)
C(grafite) + O2(g) ® CO2(g)
-394
H2(g) + O2(g) ® H2O(l)
-286
6 C(grafite) + 6 H2(g) + 3 O2(g) ® C6H12O6(s)
-1260
Sendo conhecida a massa molar da glicose (180 g.mol-1), é possível calcular que a quantidade aproximada de energia liberada (em kJ), no estado padrão, na combustão da glicose consumida em 350 mL de refrigerante do tipo Cola, o qual possui, em sua composição, 30 g desse açúcar é mais próximo de
- Física | 3.1 Termometria
(CPS) O uso do chuveiro elétrico representa uma parcela significativa do gasto com energia elétrica em uma casa. Nos dias de maior insolação, este gasto pode ser diminuído com o uso de aquecedores solares de água.
Um modelo simples e de baixo custo, construído com garrafas plásticas de refrigerante e caixas de leite, substitui com bastante eficiência painéis solares produzidos industrialmente.
Observe a fotografia de um desses painéis em que sua capacidade de aquecimento está sendo testada.
Nessa construção, dezoito canos de PVC, dispostos um ao lado do outro, estão conectados em seus extremos por dois canos horizontais. Cada um dos dezoito canos é envolvido por garrafas com o fundo cortado. Dentro de cada garrafa há uma peça obtida do corte de embalagens de leite, pintada na cor preto-fosco. Desempenhando a função de reservatório de água, foi usada uma caixa de isopor.
Os dois canos horizontais estão em alturas diferentes e ambos se conectam ao reservatório de água. O cano horizontal superior se conecta ao reservatório em um ponto mais acima do ponto de conexão do cano horizontal inferior.
A água preenche todo o sistema, que funciona automaticamente sem o auxílio de bombas hidráulicas, uma vez que a água na tubulação do painel, aquecida pelo Sol, torna-se menos densa e sobe. Ao procurar uma posição mais elevada, ela flui para o reservatório.
Na fase de testes deste painel, a água atingiu, em pouco mais de uma hora, a temperatura de 45°C (muito alta para um banho). Como o aquecedor de baixo custo funcionou surpreendentemente bem, seu construtor desejou divulgar os resultados na internet, tendo o cuidado de transcrever essa temperatura para a escala Fahrenheit, com o intuito de que um internauta, acostumado com esta escala, também fosse capaz de entender rapidamente a informação.
Desse modo, a temperatura que deverá ser divulgada na internet será, em graus Fahrenheit, aproximadamente,
Lembre-se que a equação de conversão entre as escalas Celsius (tC) e Fahrenheit (tF) é dada por
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O senhor
Carta a uma jovem que, estando em uma roda em que dava aos presentes o tratamento de você, se dirigiu ao autor chamando-o “o senhor”:
Senhora:
Aquele a quem chamastes senhor aqui está, de peito magoado e cara triste, para vos dizer que senhor ele não é, de nada, nem de ninguém.
Bem o sabeis, por certo, que a única nobreza do plebeu está em não querer esconder sua condição, e esta nobreza tenho eu. Assim, se entre tantos senhores ricos e nobres a quem chamáveis você escolhestes a mim para tratar de senhor, é bem de ver que só poderíeis ter encontrado essa senhoria nas rugas de minha testa e na prata de meus cabelos. Senhor de muitos anos, eis aí; o território onde eu mando é no país do tempo que foi. Essa palavra “senhor”, no meio de uma frase, ergueu entre nós um muro frio e triste.
Vi o muro e calei: não é de muito, eu juro, que me acontece essa tristeza; mas também não era a vez primeira.
BRAGA, R. A borboleta amarela. Rio de Janeiro: Record, 1991.
A escolha do tratamento que se queira atribuir a alguém geralmente considera as situações específicas de uso social. A violação desse princípio causou um mal-estar no autor da carta. O trecho que descreve essa violação é: