Tendo em vista os conflitos entre D. Pedro e os membros da Assembleia Constituinte, avalie a atitude de D. Pedro I ao fechar a Assembleia Constituinte e outorgar a nova Constituição.
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Piensa y escriba dos cosas que en el pasado realizaba habitualmente y que el año pasado / ayer no hizo.
Ej.: Antes siempre celebraba mi cumpleaños, pero el año pasado no invité a nadie.
1-_____________________________________________________________________________________
2-_ ____________________________________________________________________________________
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(Udesc) Os tecidos vegetais fundamentais são aqueles encarregados de uma série de funções, como preenchimento e sustentação. A respeito destes tecidos, analise cada proposição e assinale (V) para verdadeira ou (F) para falsa.
( ) O parênquima de reserva está presente em sementes, frutos, raízes e rizomas e tem como função o armazenamento de substâncias nutritivas.
( ) O parênquima clorofiliano é o principal tecido de preenchimento de folhas, tendo por função a realização da fotossíntese.
( ) O colênquima é formado por células vivas e é responsável pela sustentação de folhas, frutos e caules.
( ) O parênquima aquífero está presente em plantas aquáticas, auxiliando na flutuabilidade desses vegetais.
( ) O esclerênquima é formado por células mortas, impregnadas de lignina, e é responsável pela sustentação de caules em crescimento.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OBSERVE AS IMAGENS.
IMAGEM 1
PEDRO É FILHO ÚNICO, MAS NÃO MORA COM SEUS PAIS. ELE VIVE COM SEU AVÔ MATEUS.
IMAGEM 2
JOÃO E JÚLIO SÃO IRMÃOS. ELES MORAM COM SEUS PAIS, SILVIA E PEDRO.
AS DUAS IMAGENS E SITUAÇÕES DESCRITAS REPRESENTAM FAMÍLIAS? POR QUÊ?
COMO É A SUA FAMÍLIA? COM QUEM VOCÊ MORA?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
exto base: Leia o trecho sobre a OIT para responder à questão. [...] Naquela época, muita gente arregaçou as mangas e começou a discutir como fazer para que as crianças não perdessem a infância no trabalho. Era a preocupação da OIT quando iniciou o Programa de Eliminação do Trabalho Infantil, no Brasil. Muita coisa aconteceu desde então. Muitos setores da sociedade se organizaram para acabar com o trabalho precoce. Foi criado um Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que lutou muito contra ele. E o governo passou a olhar para essas crianças e a aplicar soluções parciais como a bolsa-escola, para melhorar sua vida. Mesmo assim ainda é pouco [...] AZEVEDO, Jô. HUZAK, Iolanda, PORTO, Cristina. Serafina e a criança que trabalha. 13 ed. São Paulo: Ática. 2007, p. 14.
Enunciado:
Explique a importância da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o combate ao trabalho infantil.
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UPF) No contexto do golpe civil-militar de 1964 e do regime militar que se seguiu por 21 anos, alguns acontecimentos ocuparam lugar de destaque. Considerando essa conjuntura, associe os eventos da coluna 1 com a descrição equivalente na coluna 2.
1. Operação Condor
2. Grupos de Onze
3. Operação Brother Sam
4. Cadeia da Legalidade
5. Operação Farroupilha
(___) Plano de intervenção norte-americana no Brasil em apoio ao golpe civil-militar de 1964.
(___) Transferência do governo estadual do Rio Grande do Sul para Passo Fundo durante os dias do golpe civil-militar de 1964.
(___) Organização estatal, terrorista, secreta e multinacional, que tinha o objetivo de caçar os adversários políticos das ditaduras instaladas no Cone Sul durante as décadas de 1970 e 1980.
(___) Articulação liderada por Leonel Brizola, que visava resistir às tentativas golpistas contra João Goulart e implantar medidas como a convocação de uma Assembleia Constituinte e a decretação da moratória da dívida externa.
(___) Movimento civil-militar que visava garantir a posse do vice-presidente João Goulart após a renúncia do presidente Jânio Quadros.
A sequência correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: