Com base nas informações do mapa, como se deu a ocupação do território brasileiro no século XVIII?
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base: Marcela juntou dinheiro para comprar um brinquedo no seu aniversário. Veja quanto ela conseguiu juntar: Disponível em: <www.wikipedia.org>. Acesso em: 10 jan. 2015.
Enunciado:
1. Quanto ela conseguiu juntar?
2. Circule quais dos brinquedos representados a seguir ela poderá comprar com esse dinheiro.
Disponível em: <www.smartkids.com.br>. Acesso em: 10 jan. 2015.
3. Calcule quanto ela terá de completar para comprar os patins.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNICAMP) Acidentes de trânsito causam milhares de mortes todos os anos nas estradas do país. Pneus desgastados (“carecas”), freios em péssimas condições e excesso de velocidade são fatores que contribuem para elevar o número de acidentes de trânsito.
O sistema de freios ABS (do alemão “Antiblockier-Bremssystem”) impede o travamento das rodas do veículo, de forma que elas não deslizem no chão, o que leva a um menor desgaste do pneu. Não havendo deslizamento, a distância percorrida pelo veículo até a parada completa é reduzida, pois a força de atrito aplicada pelo chão nas rodas é estática, e seu valor máximo é sempre maior que a força de atrito cinético. O coeficiente de atrito estático entre os pneus e a pista é ìe = 0,80 e o cinético vale ìc = 0,60. Sendo g = 10 m/s2 e a massa do carro m = 1200 kg, o módulo da força de atrito estático máxima e a da força de atrito cinético são, respectivamente, iguais a
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A figura ilustra um fenômeno biológico, em que uma população original de uma determinada espécie de peixe foi separada em dois grupos (X e Y). Após centenas de anos de isolamento geográfico desses grupos, foram identificadas diferenças quanto à coloração em cada um deles.
Os dois grupos de peixes (X e Y) serão considerados de espécies diferentes caso
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uepb) Analise as proposições apresentadas sobre os Fungos e, em seguida, classifique-as em (V), para as Verdadeiras ou (F), para as Falsas.
( ) Os fungos podem se reproduzir de modo sexuado onde teremos, de forma geral, a plasmogamia seguida pela cariogamia ou assexuada, podendo ocorrer por fragmentação do micélio, por brotamento ou por esporulação.
( ) Os cogumelos e as orelhas-de-pau são exemplos de corpos de frutificação de algumas espécies de fungos, sendo formados por agrupamentos compactos de hifas especiais, relacionadas aos processos de reprodução sexuada destes organismos.
( ) Os fungos multicelulares são constituídos por filamentos ramificados denominados micélios, os quais contêm o material celular do fungo. O conjunto de micélios forma a hifa, que constitui o corpo do fungo.
( ) São organismos fundamentais no processo de ciclagem de matéria na natureza, pois as espécies sapróbias, juntamente com certas bactérias, desempenham o papel de decompositores.
( ) São organismos eucarióticos, autotróficos, uni ou multicelulares, que se nutrem por absorção e tem o glicogênio como substância de reserva.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Filosofia | 5. Contemporânea
Na regulação de matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial, os currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e dos consórcios semelhantes ao matrimônio, a aceitação de normas de segurança ou a delimitação das esferas pública e privada — em tudo isso reflete-se amiúde apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante por motivos históricos. Por causa de tais regras, implicitamente repressivas, mesmo dentro de uma comunidade republicana que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um conflito cultural movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS, J. A inclusão do outro: estudos de teoria política. São Paulo: Loyola, 2002.
A reivindicação dos direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias