Com base nas informações do mapa, como se deu a ocupação do território brasileiro no século XVIII?
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(UESB) Hans C. Oersted é bastante conhecido por ter observado uma agulha se desviar quando colocada próxima a um fio que transportava uma corrente. Essa importante descoberta foi a primeira evidência da conexão entre fenômenos elétricos e magnéticos. Um fio condutor fino e longo transporta uma corrente de 4,0A. Sendo μ0 = 4π.10-7T.m/A, o módulo do campo magnético em um ponto a 25,0cm do fio, em μT, é igual a
- História
O Brasil colonial não nasceu do açúcar, mas do pau-brasil. Foi a famosa madeira, da qual se extrai um corante, que primeiro deu motivos aos portugueses para se estabelecer e explorar a terra a que tinham chegado em 1500. Porém, foi a introdução da cana-de-açúcar e a dos engenhos, com sua tecnologia para a produção de açúcar, as verdadeiras responsáveis por transformar a colônia três décadas depois desse primeiro contato. O açúcar foi a madrasta da colonização, que por quase dois séculos regeu a história econômica, social e política do Brasil. E, em algumas regiões, continua a dominar.Fonte: SCHWARTZ, Stuart B. Doce Lucro. Revista de História. n. 94, jul. 2013. Disponível em:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/doce-lucro. Acesso: 13 ago. 2014.
Durante grande parte do período colonial brasileiro, o açúcar foi o principal produto de exportação da colônia. Sobre a produção de açúcar no Brasil, leia e analise as seguintes afirmações:
I. A cana-de-açúcar era plantada em latifúndios, estrutura fundiária ainda presente no Brasil.
II. A principal região produtora de açúcar no Brasil é a Sul.
III. A produção de açúcar foi uma das responsáveis pela desigualdade social no Brasil colonial, pois utilizava mão de obra escrava.
IV. Da cana-de-açúcar, além do açúcar, pode-se produzir combustível e aguardente.
Assinale a alternativa CORRETA.
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) [...] As montagens multicelulares converteram-se em indivíduos animais, vegetais e fúngicos. Portanto, a vida não é toda feita de divergência e discórdia, mas é também a junção de entidades díspares em novos seres. E ela não se deteve nas células complexas e nos seres multicelulares. Seguiu adiante, forjando sociedade, comunidades e a própria biosfera viva. (MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 225).
A respeito das condições necessárias para a formação dos primeiros seres multicelulares, pode-se afirmar:
- Matemática | 12.1 Triângulos
O Turbohotel foi construído no terreno de uma fazenda orgânica a 45 minutos ao sul da Cidade do México, e oferece uma estadia diferenciada para seus visitantes. Os quartos foram criados a partir de tubos de concreto reciclados com 2,40 metros de diâmetro, que são empilhados em forma de pirâmide.
Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 20 set. 2021 (adaptado).
Usando 1,7 como aproximação para , a altura da estrutura da figura anterior é
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe a imagem e leia o texto a seguir:
Pontas de um passado remoto
Projéteis de pedra do interior paulista de até 10 mil anos apresentam estilo diferente dos artefatos pré-históricos encontrados no Sul
Muitas pontas de flecha ou de lança feitas de pedra, produzidas por seres humanos da Pré-história do Brasil, foram encontradas entre os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo, na cidade de Rio Claro, interior paulista. Os arqueólogos costumam classificar essas armas de pedra como pertencentes aos antigos caçadores-coletores de uma cultura chamada Umbu. No entanto, um grupo de cientistas comparou mais de mil pontas de lanças encontradas nos dois estados e descobriram que elas não são iguais.
Com esse estudo comparativo, chegaram à conclusão de que os habitantes do Rio Grande do Sul e os de São Paulo talvez fossem diferentes e, portanto, não poderiam ser classificados como pertencentes a uma mesma cultura. As lanças encontradas na cidade de São Carlos, segundo arqueólogos, podem ter pertencido a um grupo com hábitos e tecnologia diferentes dos da tradição Umbu.
Objetos produzidos pela mão do homem, a chamada cultura material, contam algo sobre quem os produziu, especialmente quando são o único ou o principal vestígio arqueológico de um povo ou sociedade desaparecida.
Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/04/10/pontas-de-um-passado-remoto/>. Acesso em: 28 maio 2014. Adaptado.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as conclusões sobre os povos caçadores-coletores.